Honda CB 650R e CBR 650R: motor permanece mas recebe novas cores
As novas Honda CB 650R e CBR 650R 2024 estão com novas opções de cores e acabamento que definem a nova versão da naked e da esportiva.
A Honda revelou a versão 2024 da CB 650R e CBR 650R. Assim, com mudanças sutis, o grande destaque para 2024 são as novas cores e acabamentos. A naked CB 650R, fiel ao estilo Neo Sports Café introduzido pela CB 1000R, será oferecida na nova opção de cor Laranja Perolizado, além da Vermelho Perolizado e Cinza Fosco.
Outra novidade diz respeito a cor do motor, rodas e suspensão dianteira, agora integralmente pretos. O mesmo se dá com a esportiva CBR 650R, que terá opção a inédita Branco Perolizado, além da Vermelho.
Preços da nova CB 650R e CBR 650R
CB 650R: R$ 52.590,00 (laranja perolizado, vermelho perolizado e cinza fosco)
CBR 650R: R$ 55.360,00 (branco perolizado e vermelho)
Uma característica marcante destas motocicletas é que a ergonomia é um ponto levado à sério. Na CB 650R a triangulação entre guidão plano, pedaleiras e assento bipartido. Esses fatores determinam uma posição de pilotagem típica nas naked, ideal para trechos urbanos ou estradinhas sinuosas.
Enquanto isso, na CBR 650R os semi-guidões, mais baixos, assim como a presença da carenagem, direcionam a versão para um uso rodoviário e eventuais sessões em pista nos track-days. Mesmo assim, a grande versatilidade de CB e CBR 650R é um traço comum, sendo modelos adequados a uma ampla gama de usos.
Dessa forma, em ambas a iluminação é full-LED e o painel digital, tipo blackout e shift-light configurável, que alerta para o momento adequado para troca de marcha. Além disso, outro dispositivo importante das CB&CBR 650R é o ESS – Emergency Stop Signal, que ativa de modo automático as setas traseiras em caso de frenagem brusca.
Motor sem mudanças
O motor da CB e CBR 650R 2024 traz especificações inalteradas: tetracilindro DOHC arrefecido a líquido, câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control. Assim, a potência máxima é de 88,4 cv a 11.500 rpm, o torque máximo 6,13 kgf.m a 8.000 rpm. A parte ciclística também não recebeu modificações: chassi tubular de aço tipo Diamond com suspensão Showa SFF (Separated Function Fork) invertida à frente, enquanto na traseira a balança de suspensão é vinculada ao conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições.
Os freios a disco dianteiros são do tipo flutuante, com sistema ABS de dois canais que atua nos cálipers de quatro pistões de fixação radial. O freio a disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas de liga-leve são calçadas com pneus 120/70-ZR17 à frente e 180/55-ZR17 atrás.
A disponibilidade das CB 650R e CBR 650R na rede de concessionários Honda está prevista para dezembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Além disso, tem o Honda Assistance, que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai. Os pr[eços sugeridos (base SP) e cores disponíveis são as seguintes: