Quem nunca levou uma fechada de algum carro por falta de sinalização?

Hoje quero falar sobre porque os motoristas têm o péssimo hábito de não usarem as setas do carro.

Está lá você, andando de boa, daí encontra aquele motorista egoísta a sua frente que não sabe pra onde vai, se muda de faixa, se vira pra algum lugar, se vai parar, se vai estacionar, etc. Não pense que esquecer de dar seta é algo normal (todo mundo faz), pense na segurança, pois esse “esquecimento” pode custar caro. Esquecer de dar seta num cruzamento é o mesmo que potencializar um baita acidente como: derrubar um motociclista, atropelar um pedestre ou um ciclista.

Sinalizar previamente uma conversão é obrigatório, mas pouca gente o faz e nem todos sabem que o ato de não sinalizar é considerado como infração de trânsito grave (5 pontos na CNH).

O simples ato de ligar a seta antes de fazer uma manobra iria ajudar muito NÓS motociclistas. Certamente, essa é uma das causas mais comuns de acidente com moto. O motorista muda de faixa, sem sinalizar e o motociclista acaba colidindo com o carro.

Estas atitudes comuns, vistas diariamente no trânsito, tornam o convívio de quem faz parte do trânsito um inferno. O grande incentivador deste mau hábito é a total falta de fiscalização e, claro, muitos baseados na malandragem e no individualismo de cada motorista.

Seta no trânsito é comunicação com os outros motoristas: ou seja, dou seta porque preciso me comunicar. Quando sinalizamos no trânsito não é só para o motorista de trás ver, mas também, avisar que vai mudar de pista, se comunicar com os pedestres, avisar que vai estacionar, avisar que vai ultrapassar, de obstáculos na pista, etc.

Fico pensando o que leva os motoristas que não dão seta a agirem assim. Será que pensam que são os donos da rua?  Será que a seta é um acessório caro, opcional e funcionalmente desnecessário?

Estar isolado dentro de um veículo faz com que as pessoas se desliguem do resto do mundo externo e geralmente quem não dá seta tenta justificar tal egoísmo em função da habilidade que pensa que tem no trânsito.

Volto a repetir o que falta é educação e respeito com o próximo, a estrada é para todos!Use-a-Seta-pisca-pisca

Para você que também acha que seta não é acessório, deixe seus comentários.