Muitos motociclistas, principalmente os iniciantes, tem dúvidas ao comprar sua primeira jaqueta, afinal qual é a melhor jaqueta para andar de moto Cordura ou Couro? Vamos abordar as principais características de cada uma e qual é mais recomendada de acordo com uso e ou a motocicleta.

Primeiramente você precisa ter em mente qual será o uso da jaqueta, uso urbano, viagens ou para andar em alta velocidade, conforme abordamos nesta matéria “Jaqueta para Mulheres de Moto”. Além disso, é necessário levar em consideração outras características como impermeabilidade, conforto, resistência e em qual clima ela será utilizada.

Jaqueta de Cordura

O nome Cordura é registrado e refere-se ao tecido confeccionado a partir do Nylon de alta perfomance (Nylon-6.6). Ele é usado em uma vasta gama de produtos como mochilas, botas, vestuário militar e claro equipamento para motociclistas. Existem diferentes tipos de cordura com diferentes grossuras e qualidade.  Uma boa referência para atestar que sua jaqueta de cordura é de qualidade é observar se o modelo é homologado por algum órgão, como a CE (comunidade européia) e também, na hora de comparar marcas e modelos, verificar o grau de resistência à abrasão que eles possuem.

De maneira geral as jaquetas de cordura são mais recomendadas para o uso urbano, no dia a dia, podendo ser utilizadas também para viagens.

Embora a grande maioria das jaquetas de cordura venham com proteções nas costas, ombros e cotovelos, elas não são suficientes para proteger de fortes impactos, por isso elas não é recomendadas para pilotar em altas velocidades.

As principais vantagens das jaquetas de cordura são:

Leveza – São mais confortáveis para o uso diário, além de serem mais fáceis de dobrar e guardar na mochila ou no baú da motocicleta

Preço – Geralmente são mais baratas do que as jaquetas de couro

Impermeabilidade – Muitas jaquetas são resistentes à chuva

Junção com a calça – A grande maioria das jaquetas possuem ziper traseiro podendo ser acoplada com a calça de cordura do conjunto

As principais desvantagens das jaquetas de cordura são:

Resistência – Menor resistência à abrasão do que o couro

Proteções – Na grande maioria as jaquetas de couro tendem a ter proteções mais firmes do que as de cordura

Durabilidade – Embora hajam jaquetas de cordura bem resistentes, as jaquetas de couro são mais duradouras

Jaquetas de Couro 

Por muitos anos a jaqueta de couro preta foi um dos itens que compunha o estereótipo do motociclista. Os anos se passaram e o couro ainda continua sendo o queridinho dos amantes das duas rodas.

As jaquetas de couro tendem a ser mais resistentes e ter proteções mais rígidas do que as jaquetas de cordura.

Além de, geralmente, ser mais bonita do que a jaqueta de cordura, a jaqueta de couro se adapta não só aos diferentes usos da motocicleta como também aos diferentes estilos, sendo bem vinda desde em uma motocicleta custom até em uma moto esportiva.

Jaquetas de couro podem durar a vida todo da motociclista, mas para isso é preciso tomar certos cuidados na hora de guarda-la, como mantê-la longe da umidade ao guardar e fazer a higienização com produtos específicos para couro.

As jaquetas de couro podem ser muito frias no inverno e muito quentes no verão, por isso a dica é escolher uma jaqueta de couro com forro interno removível e se possível uma resistente à agua.

As principais vantagens das jaquetas de couro são:

Resistência – Além de mais resistentes à abrasão, elas também podem durar a vida toda

Estética – A maioria das jaquetas de couro são mais bonitas e compõem um look mais interessante

As principais desvantagens das jaquetas de couro são:

Preço – jaquetas de couro tendem as ser mais caras do que as de cordura

Desconfortáveis – Seja pela temperatura, peso ou pela falta de mobilidade que o couro proporciona, as jaquetas de couro podem ser muito desconfortáveis.

Tanto nas jaquetas de cordura como nas de couro, é possível encontrar modelos com mais ou menos proteções e, independente da estética ou até do conforto,  o ideal é escolher o modelo que oferecer mais proteções dentro do seu orçamento.

Tem dúvidas sobre jaquetas? Escreve nos comentários