A motocicleta tornou-se um meio de transporte prático no dia a dia das mulheres que necessitam ir e vir, seja para o trabalho, faculdade, academia, etc. E seja para compor o look ou pela praticidade de não ter que trocar de calçado, muitas mulheres pilotam moto de salto.

Ok, mulheres amam salto alto, pois além de ser estiloso, deixa a mulher mais bonita e elegante.Os homens olham com espanto ao ver uma mulher se equilibrando no salto agulha, seja de scooter, motos médias ou grandes. Como elas conseguem? Indagam com olhar assustador.

Que muitas mulheres conseguem essa façanha é fato, no entanto, o que a lei diz sobre pilotar de salto? Há risco de ser penalizada com multa por pilotar de salto?
Pesquisamos o Código Nacional de Trânsito, e no Art. 252,parágrafo IV, diz que é infração se o condutor estiver:

“… usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. “

A lei não explica muito, pois muitos sapatos de salto se firmam nos pés.

Assim, entramos em contato com o Conselho Nacional de Trânsito (CONATRAN), no qual obtivemos a pronta resposta abaixo:

“Não existe nenhuma restrição na legislação e na regulamentação a respeito de calçados com salto “alto” para o condutor de veículo automotor. No entanto, é de bom senso evitá-lo, pois realmente pode ocorrer algum embaraço por inadvertência do usuário. Um condutor de motocicleta pode usar uma “botinha de salto baixo” para conduzir, levando o seu calçado da moda, com saltos altos, na mochila ou no baú e trocá-los ao chegar ao destino. Isso pode ser recomendado aos seus associados e é de muita propriedade.

Atenciosamente, ATEC / CONTRAN”

Já sabemos que não vamos receber multa de trânsito por andar de salto alto. Porém como fica a questão de segurança?

Realizamos uma pesquisa em nossa página do facebook, perguntando pra as mulheres o que elas achavam sobre pilotar moto de salto. As mais de 47 respostas ficaram divididas entre opiniões a favor do uso de salto alto em motocicleta e opiniões contrárias ao uso desse calçado na pilotagem devido, principalmente, à segurança. No entanto para pilotar, dirigir, guiar e pegar estrada todas são unânimes: é necessário usar bota ou tênis que proteja bem os pés. Separamos alguns comentários das nossas leitoras:

“Sempre usei salto alto pilotando, pois trabalho de social e raramente troco por uma rasteirinha (só quando chove, para não estragar o salto kk). As vezes até me sinto mais confortável, pois não sou muito alta e com o salto tenho um apoio melhor. No transito já vi muitas pessoas comentando e apontando meu sapato por causa do tamanho do salto. Sofri dois acidentes de rasteira e ralei o pé, e um de salto, quebrei o braço mais o pé ficou impecável. No dia a dia uso salto mais quando vou viajar só vou de bota.”
Lais Caldeira

“Que é lindo usar salto qdo pilota, isso é, mas… Na hora de fazer alguma manobra ou até quando paramos no farol, é arriscado virar o pé. Isso aconteceu comigo e não sabia se chorava de dor ou se saia no momento em que abriu o farol.”
Alini de Barros

Portanto, o Mulheres de Moto não incentiva o uso de salto ou sandálias, no entanto sabemos que pela praticidade do dia a dia muitas mulheres acabam utilizando esses calçados e se você ainda não se convenceu do perigo de pilotar de salto – ok, você não vai ter nenhum acidente mesmo (não mesmo!) – quem sabe o fato de saber que a moto estraga o sapato não te faça mudar de ideia?

Sim meninas, vejam o estado nos quais os sapatos podem ficar:

O pedal de apoio de troca de marcha estragou a parte interna do salto
Mais uma vez o pedal da marcha estragou o salto. Que dó!
Sapato de camurça estragado na troca de marchas

Para evitar que o pedal da marcha estrague a parte de encima existem alguns protetores de calçados bem baratos que ajudam a proteger os sapatos. Porém não descobrimos ainda solução para evitar que o pedal de apoio não estrague o salto.

Se você não tem baú ou não tem espaço para carregar bota ou tênis com a finalidade de pilotar, uma opção prática para não estragar o sapato pode ser a sapatilha de bolsa, elas são feitas de couro, são dobráveis, não ocupam espaço e ainda vem com uma bolsinha.

E você, pilota moto de salto?