Em evento exclusivo realizado no interior de São Paulo, a Ktm lançou oficialmente a Ktm 390 Duke no Brasil. O Mulheres de Moto participou da coletiva de imprensa, bem como dos testes na pista.

Montada em Manaus (AM) pela Dafra, controladora das operações da austríaca KTM no Brasil, a recém chegada Ktm 390 Duke impressiona pelo design e tamanho compacto.

Com o preço sugerido de R$ 21.990,00 e previsão de estar em toda a rede de concessionárias neste mês de Agosto, a 390 Duke chega com o desafio de enfrentar a concorrência junto com sua irmã 200 Duke que deverá chegar no início de setembro e abrir mercado para a KTM no Brasil para os modelos mais ¨populares¨.

Segundo o gerente de marcas Dafra, José Ricardo Siqueira, que se mostrou bastante cauteloso ao falar de números, “a marca pretende vender até o final do ano cerca de 800 unidades entre os dois modelos”, e garantiu que esse é um número conservador, “pois a planta em Manaus tem capacidade de fabricar cerca de 400 unidades por mês caso a demanda de 200 unidades/mês prevista seja ultrapassada”.

Além das concessionárias exclusivas Ktm, a Dafra também pretende disponibilizar a 390 e 200 Duke em algumas concessionárias da Dafra, que receberão identificação exclusiva Dafra / Ktm.

Projetada pela KTM em Mattighofen, na Áustria e fabricada na Índia, a 390 Duke chega ao Brasil montada pela Dafra no regime CKD com vários itens nacionalizados, como é o caso dos pneus, rolamentos de roda, conjunto da relação, cabos, partes plásticas da rabeta, bateria, seletor de marchas. Também foram importados mais de R$ 1 milhão em peças de reposição e acessórios para a Duke, o que deve deixar o cliente Ktm tranquilo caso necessite de reparos.

Ktm390Duke2

Mais do que parece:

Com peso e dimensões de uma 125cc, a 390 Duke impressiona quando se anda nela, com 139 kg. a seco, a pequena notável se mostra divertida e fácil de conduzir, muda de direção rapidamente sem esforços, porém não se engane om o tamanho, o motor de 375cc com 44 cv. tem torque de sobra em todos os regimes de rotação, garantia de diversão e se desejar, uma tocada mais esportiva. A ergonomia é excelente. Ponto também para os freios, bem moduláveis e com Abs que se mostrou bem suave quando atuante. O cambio de 6 marchas tem engate macio e preciso.

O visual é arrebatador, de linhas marcantes e presença sem igual, dificilmente quem a comprar passará despercebido nas ruas. Elá é muito diferente das ¨motocas¨ que estamos acostumados a ver no dia a dia.

A 390 Duke tem construção refinada com direito a quadro treliça feito em aço e balança em alumínio, suspensões invertidas tipo Upside Down,  Abs e freios desenvolvidos pela Brembo, painel completo com um display de cristal líquido que inclui indicador de marcha engatada, marcadores de temperatura, rpm, combustível, relógio, hodômetros totalizador e parciais e até shift light, cambio de 6 marchas, motor 4 tempos de última geração refrigerado a água com 4 válvulas e duplo comando roletado, cilindros revestidos com Nikasil.

Ktm390Duke4

Somente as cores Preta e Branca e Preta e Preta estarão disponíveis no momento.

Conclusão:

É uma ótima opção de compra, um projeto moderno, de visual arrojado, valor acessível e com muita qualidade, o que se nota já no primeiro contato com a motocicleta. Ágil e compacta, permite enfrentar nosso trânsito com muita disposição e diversão.

Ktm390Duke3

PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA 390 DUKE
MOTOR Monocilindro, 4 Tempos, Duplo Comando roletado com 4 Válvulas
POTÊNCIA 32 kW (44 CV) @ 9.500 rpm
TORQUE 35 Nm @ 7.250 rpm
TRANSMISSÃO 6 velocidades
ARREFECIMENTO Refrigeração líquida
CHASSI Estrutura em treliça de aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA WP-USD, Ø 43 mm; Curso: 150mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Monoamortecedor WP; Curso: 150mm
FREIO DIANTEIRO Disco Ø 300 mm com pinça radial, quatro pistões,
FREIO TRASEIRO Disco Ø 230 mm com pinça de freio flutuante, pistão único
ABS Bosch 9MB ABS de dois canais  (desconectável)
RODAS DIANTEIRA /  TRASEIRA Alumínio fundido 3.00 x 17″; 4.00 x 17″
PNEUS DIANTEIRO /  TRASEIRO Pirelli Diablo Rosso II 110/70 ZR 17; 150/60 ZR 17
PESO (READY TO RACE) Aprox. 139 kg (peso seco)