Utilizada por cada vez mais mulheres no Brasil e no mundo, a galocha é um acessório indispensável para as motociclistas que querem proteger seus pezinhos da chuva.

Não tem jeito! Na chuva tem que usar botas pois elas protegem seu pé e você consegue pisar na poça sem medo. Para se proteger existe a tradicional preta com solado amarela, preferida dos motoamigos, e existem também algumas opções mais coloridas para quem não é tão tradicional ou acha que aquele soladinho amarelo não combina com você.

Galocha Valentino. A-rra-sou!

Galocha Valentino. A-rra-sou!

As botas, feitas de borracha impermeável, foram criadas para serem utilizadas por trabalhadores de campo, a fim de proteger os pés do contato com a água, lama, dentre outros, além de proteger os pés de acidentes. Elas também foram indispensáveis para exército britânico na Guerra Mundial para os soldados das forças britânicas.

Posteriormente o uso das galochas foi se propagando graças à utilização nos grandes festivais de música da Europa e Estados Unidos, Coachella e Glastonbury, que geralmente acontecem em parques, com chão úmido de terra. A princesa Diana foi flagrada usando a galocha um dia antes do seu casamento e também ajudou a propagar o uso das botinhas.

No Brasil elas foram muito usadas no interior nas décadas de 50 e 60 nas ruas e calçadas alagadiças, mas nos dias de hoje a utilização nos grandes centros urbanos ainda é muito tímida, quando comparada à Europa ou Estados Unidos. Mas a tendência é que elas façam parte cada vez mais dos guarda-roupas das brasileiras, e claro, das motociclistas.

Isso por que galochas passaram de acessório funcional para se tornar um item fashion no guarda roupa de muitas it girls. Muitas marcas tradicionais do mundo da moda ja se renderam à praticidade das galochas e deram um toque fashion, e por que não “usável”, às peças.

Gucci, Burberry, Chanel, Valentino, Marcs Jobs desenharam galochas lindas, mas ios preços são um pouco salgados e não são vendidas no Brasil.

Por aqui temos algumas marcas nacionais como a Five Blue e a Cosse Costure que vendem galochas. Esporadicamente algumas outras marcas, como a Melissa, lançam algumas coleções pontuais de galochas.

galocha-cosse

Galochas Cosse

Galochas five blue

Galochas Five Blue

A empresa 7Léguas tinha lançado uma divisão de galochas femininas, mas pesquisando novamente no vimos que não existe mais essa divisão. Ou está com outro nome que não conseguimos encontrar. Apenas a linha Kids permaneceu.

Existem diversos tipos de botas impermeáveis especiais para motociclistas. Mas o interessante de se adquirir uma galocha é que ela pode ser usada também fora da motocicleta, no seu dia a dia. Além de serem coloridas e cool. Geralmente as botas para motociclistas são mais sóbrias.

Escolha sua galocha e diga adeus aos pezinhos molhados.