Z400 a nova naked da Kawasaki chega mais potente
Mais leve, 23% mais potente e com 40% a mais de torque, a naked traz novidades no motor, chassi e design.
A Kawasaki Z400 acaba de ser anunciada no Brasil. O modelo traz elementos compartilhados com a Ninja 400, no entanto voltada para as ruas.
A Z400 é a naked porta de entrada da Linha Z, e tem por característica leveza, agilidade e esportividade. Ela possui 23% mais potência e 40% a mais de torque do que sua antecessora. Além disso, a Z400 é 3kg mais leve que a Z300.
O compacto motor, novo chassi, entreeixos mas curto, as novas rodas e as carenagens enxutas resultaram na redução de peso. A Z400 pesa 167 kg (3 kg a menos que a Z300), mesma faixa de peso das motocicletas monocilíndricas.
A Kawasaki Z400 chegará às concessionárias na segunda quinzena de agosto. Disponível nas cores Candy Lime Green/Metallic Spark Black e Candy Cardinal Red/Metallic Flat Spark Black, tem preço público sugerido de R$22.990,00 (sem frete).
Design compacto e 3Kg mais leve
Seu novo quadro em treliça, tem design semelhante ao utilizado no chassi da Ninja H2. E, segundo a Kawasaki, isso oferece melhor manobrabilidade, facilitando assim a pilotagem tanto dos iniciantes, quanto para quem utilizar a Z400 nos congestionados centros urbanos.
Ademais, o chassi da Z400 tem um estilo supersport com entreeixos mais curto, passando de 1.405 mm para 1.370 mm. E juntamente com o braço oscilante longo e o ângulo de cáster menor, a Z400 proporciona leveza e agilidade.
O guidão mais largo e elevado proporciona uma posição de pilotagem relativamente ereta e, portanto, mais confortável.
Aliás, outro item que foi mudado para trazer mais conforto foi o assento. Agora, com 80% a mais de acolchoamento, passando de 50mm para 80mm. Entretanto, a altura do assento é a mesma da Z300 (78,5cm), mas graças ao design estreito está mais fácil para os pés do motociclista alcançarem o solo.
Outras mudanças na ergonomia incluem a posição da pedaleira, posicionada um pouco mais à frente, e o tanque de 14l, agora mais estreito.
Inspiração na Z650
Inspirada na Z650, a Z400 possui design agressivo e mais robusto para criar uma impressão marcante, ágil e masculina.
O novo design mais afilado do farol dianteiro, em LED, é complementado por um visor compacto e escuro afirmando a aparência agressiva e esportiva da nova Z400. Além de contribuir para o visual, os novos faróis em LED são mais eficientes e com maior iluminação, favorecendo a segurança.
O compacto design do pára-lama dianteiro, assim como o tanque de combustível mais inclinado à frente e a lanterna traseira em LED complementam o visual.
Já o painel é o mesmo que equipa a Z650 e apresenta um layout que facilita a leitura dos dados. Ele possui tacômetro digital, velocímetro, indicador de marchas, hodômetro, dual trip, nível de combustível, autonomia restante, consumos médio e instantâneo, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e indicador de pilotagem econômica.
Outra inspiração na Z650 são as rodas de cinco pontas, que contribuem para a redução de peso da motocicleta.
A Z400 vem com pneus radiais garantindo leveza, aderência e colaboram para o manejo ágil e o conforto na pilotagem. Além disso, o pneu traseiro de 150mm lhe confere um visual mais imponente.
Motor mais potente
Projetado do zero, o novo propulsor da Z400 é tão compacto quanto um de 250cc, só que mais potente.
Em comparação com sua antecessora, a nova Z400 oferece desempenho melhorado. Isto é, são 48cv de potência máxima a 10.000rpm e torque máximo de 3.9 kgf.m a 8.000rpm contra 39cv a 11.000rpm e 2,8 kgf.m a 10.000rpm da Z300.
Conforme informado pela Kawasaki, para alcançar esse resultado houve mudanças no design do propulsor. E alguns itens que contribuíram para a redução de peso do motor foram:
- Eliminação das válvulas de aceleração secundárias;
- Rota mais simples para o sistema de arrefecimento, com menos líquido;
- Embreagem mais compacta;
- Paredes mais finas do sistema de escape;
- Volante mais leve e virabrequim revisado;
- Comando de válvulas forjado; e
- Engrenagens fabricadas com menos material.
Potência não é nada sem controle
Assim como a Z100, a Z400 utiliza o mesmo diâmetro do disco de freio, na dianteira, garantindo alto poder de frenagem.
O disco frontal semi-flutuante possui 310mm de diâmetro e o traseiro disco de 220mm. A Z400 é equipada com a mais recente unidade de controle ABS da Nissin. Desenvolvida especialmente para motocicletas, e segundo a Kawasaki oferece precisão e é a mais compacta e leve disponível.
Um novo cilindro mestre do freio dianteiro contribui para melhor controle, enquanto as dimensões e o material da mangueira foram cuidadosamente selecionados, auxiliando o acionamento mais preciso.
A nova naked possui embreagem assistida deslizante, desenvolvida com base na experiência das competições. Oferecendo 20% menos esforço ao acionar o manete de embreagem.
Na dianteira a Z400 2020 vem com garfo de suspensão de 41mm mais rígido (antes 37 mm). Graças à maior rigidez do novo garfo, que é também maior, a cinta dianteira pode ser eliminada, economizando peso.
Na dianteira ela possui curso de 120mm e na traseira amortecedor a gás com 5 ajustes de pré-carga da mola e atuação por link, e curso de 130mm.
A nova integrante da Linha Z já tem data e local de estreia marcados: de 29 de agosto a 1º de setembro durante o Festival Duas Rodas no Autódromo de Interlagos.