Uso de corredor por motociclistas é seguro, diz estudo da Universidade de Berkeley
Estudo pioneiro desenvolvido pelo Safe Transportation Research and Education Center – SafeTREC, (Centro de Educação e Pesquisa de Transporte Seguro, tradução livre) da Universidade de Berkeley, na Califórnia, concluiu que trafegar com a motocicleta pelo corredor é mais seguro do que trafegar nas faixas dos carros. Desde que as motocicletas não atinjam uma velocidade de 24km/h a mais do que os demais veículos a sua volta, que devem estar no máximo a 80km/h.
“Surpreendentemente descobrimos que, mais perigoso do que apenas a velocidade que a motocicleta atinge no corredor, é o diferencial entre a velocidade de tráfego no corredor e a velocidade dos demais veículos”, disse o principal autor do estudo, Thomas Rice. “Trafegar no corredor a uma velocidade maior do que 24km/h em relação aos demais veículos aumenta significativamente o risco de lesões.”
Para chegar a essa conclusão os pesquisadores analisaram 6.000 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, registrados pela Patrulha Rodoviária da Califórnia, que ocorreram entre junho de 2012 e agosto de 2013. Do total analisado, apenas 17{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} envolveram o corredor.
Os dados utilizados na pesquisa trazem detalhes como a velocidade dos veículos, a hora do dia e os tipos de capacetes utilizados, bem como os tipos de lesões sofridas.
Segundo o pesquisador, o cenário de risco mais comum envolvendo motociclistas no corredor é quando os motoristas mudam de faixa. Por isso, os esforços devem se concentrar em reduzir o diferencial de velocidade.
“É importante notar que, a partir dos dados em nosso estudo, não somos capazes de estimar o risco de entrar em uma colisão em primeiro lugar”, disse Rice. “O que podemos fazer é olhar para colisões de motocicletas que têm ocorrido e determinar se o corredor representa um maior risco para de prejuízo para os pilotos, e se a maneira pela qual os pilotos pilotavam no corredor foi preditivo para determinados tipos de prejuízo.”
O estudo apontou ainda que, em comparação com os demais motociclistas que sofreram acidentes fora do corredor (83{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}), os que sofreram acidentes no corredor eram mais propensos a andar em dias de semana e nos horários de pico, utilizaram melhores capacetes, e andavam em velocidade menor, eram menos propensos a levar garupa e a estarem alcoolizados.
Além disso, sofreram menos lesões na cabeça (9{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} contra 17{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}), no tronco (19{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} contra 29{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}) e lesão fatal (1,2{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} contra 3{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}). A maioria dos pilotos que trafegaram no corredor (69{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}) mantiveram um diferencial de velocidade, em relação aos demais veículos, de até 24km/h. Já, 14{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}, excederam o diferencial de velocidade em 38km/h.
“É claro que quanto maior o diferencial de velocidade mais perigoso é, portanto, tão óbvio como o conselho pode ser, deve-se desacelerar para diminuir o risco de acidente”, enfatiza Rice.
A Califórnia pode se tornar o primeiro estado dos EUA a legalizar o uso do corredor e está utilizando o estudo para definir as regras de uso.
Brasil
No Brasil, o uso do corredor é uma prática muito comum. Todos os dias milhares de motociclistas encontram no corredor uma forma de driblar o trânsito das grandes cidades e, embora não seja regulamentado, sua prática não é ilegal.
Em 2013 o Hospital das Clínicas fez uma pesquisa sobre as causas dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. O estudo apontou que a imprudência foi responsável por 88{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} dos acidentes, sendo o excesso de velocidade responsável em 13{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}, onde na maioria dos casos era a motocicleta que estava acima do limite de velocidade.
Fonte/tradução livre: https://www.oximity.com/article/Is-motorcycle-lane-splitting-safe-New-1
Imagem: Google