Triumph Street Scrambler completa a família Bonneville
O conceito de motocicleta do estilo Scrambler nasceu na década de 50, para batizar modelos que eram adaptados para disputar corridas de enduro – ganhando itens como pneus próprios para o uso off-road, escapamento alto e guidão largo. O nome veio da expressão em inglês “to scramble”, que significa subir rapidamente uma colina usando os pés e as mãos. Este tipo de moto fez sucesso e logo os fabricantes começaram a lançar motocicletas com este visual off-road. A Triumph entrou no segmento em 1963, com a Bonneville T-120 TT, de 650 cc, que ficou em produção até 1967. Em 2006, a fabricante inglesa apresentou a Triumph Street Scrambler, equipada com motor de 865 cc.
A novíssima Triumph Street Scrambler, desenvolvida a partir do modelo Street Twin, chega ao mercado brasileiro como uma nova opção de motocicleta clássica dentro da família Bonneville.
A Street Scrambler é uma motocicleta divertida, acessível, contemporânea e que incorpora uma significativa evolução em engenharia e estilo em relação à Triumph Scrambler anterior – que não chegou a ser lançada no Brasil. O novo modelo foi desenvolvido para apresentar o mais belo e objetivo estilo Scrambler, com recursos e detalhes exclusivos, estilo mais rústico e foco no off-road.
Compartilhando os mesmos princípios contemporâneos de personalização da Street Twin, a nova Street Scrambler possui a silhueta emblemática da Bonneville, combinada com linhas limpas, carenagem minimalista e acabamentos modernos, como um tanque de combustível elegante, tampa do motor preta com o tradicional emblema triangular da marca, corpo do acelerador com acabamento em alumínio e cabeçote do motor diferenciado.
De acordo com a sua proposta de uso e legado do modelo, a nova Street Scrambler possui acabamentos especiais, como: assento traseiro e pedaleira do garupa removível; pedaleiras em aço de alta resistência; assento bipartido em estilo Alcantara, com costura contrastante e logo da Triumph em relevo; suporte de farol em alumínio; painel lateral característico no lado esquerdo, inspirado em modelos de competição; nova montagem do para-lama dianteiro para se adequar à roda mais larga; joelheiras exclusivas de borracha para uma melhor aderência; e novos retrovisores com design mais contemporâneo.
Equipada com o motor Bonneville de alto torque de 900 cc, a Street Scrambler fornece muito mais torque e potência em baixas e médias rotações, o que torna o modelo perfeito para rodar pela cidade e pelas estradas de terra.
Ele desenvolve 80 Nm de torque (a 2.850 rpm) e 55 cv de potência (a 6.000 rpm), sendo um torque e uma potência 28{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} superiores aos gerados na Scrambler anterior. Um dos destaques deste motor é o intervalo de acionamento de 270˚, o que proporciona um rendimento de potência linear e suave a partir da sua caixa de marchas com cinco velocidades.
O sistema de aceleração ride-by-wire da Triumph e um conjunto de resfriamento a líquido de última geração foram cuidadosamente integrados ao estilo exclusivo da Street Scrambler. Isso reduz as emissões e melhora significativamente a eficiência de consumo de combustível, proporcionando ao mesmo tempo uma condução suave e precisa, além de um maior nível de controle durante a pilotagem.
O novíssimo escapamento duplo, bonito, elegante e mais compacto é de altíssima qualidade. Construído em aço inoxidável, emite uma trilha sonora exclusiva, com o autêntico estilo Scrambler. O conjunto é integrado com o 3 catalisador e finalizado com silenciadores de aço inoxidável escovado com protetores térmicos, para a segurança do piloto e do garupa.
A motocicleta vem equipada, também, com sistema de freios ABS que pode ser acionado pelo botão do punho esquerdo. O recurso oferece um novo nível de segurança e controle e, mesmo assim, é discreto, proporcionando um impacto visual mínimo ao modelo.
Outros destaques são o controle de tração, que também pode ser ligado e desligado facilmente no punho esquerdo para maximizar a segurança e o conforto do piloto; a embreagem com auxílio de torque, foi projetada para reduzir o esforço do piloto sobre a alavanca de embreagem, tornando o manuseio mais leve e a pilotagem mais fácil, sobretudo em longas viagens; a luz traseira em LED incorporada no design clássico, criando um padrão de iluminação distinto com maior eficiência energética; e o imobilizador do motor com um transponder incorporado à chave.
O painel de instrumentos da Street Scrambler conta com mostradores duplos e menu digital para controle de todos os recursos disponíveis com um simples toque com a ponta dos dedos. O equipamento possui contagiros, indicador de marcha, hodômetro, duas configurações de viagem, indicador de revisão, autonomia de combustível, nível de combustível, consumo médio e instantâneo, relógio e configurações do controle de tração.
A nova Triumph Street Scrambler possui uma roda dianteira larga de 19 polegadas e uma roda traseira de 17 polegadas, ambas com cubos e aros pretos elegantes. Comparada com a Street Twin, a Street Scrambler possui uma estrutura adaptada, configuração de chassi exclusiva, guidão mais amplo e pedaleiras mais avançadas. Isso, em combinação com a suspensão dedicada frontal e traseira e com a roda frontal maior de 19 polegadas, fornece ótima condução, uma posição de pilotagem imponente para estradas urbanas e abertas, assim como uma grande capacidade em estradas e trilhas de terra.
Outro aumento na especificação da motocicleta foi feito no sistema de frenagem, que ganhou nova pinça axial deslizante Nissin de alto desempenho, com dois pistões.
A Street Scrambler vem nas cores Jet Black, Matt Khaki Green e Korosi Red/Frozen Silver (esta última com revestimento pintado à mão e decalques exclusivos no tanque) a um preço público sugerido a partir de R$41.990,00.
Fotos: Triumph/Divulgação
Não vi o valor ?