Teste da Harley-Davidson Sportster 1200 CB
Testamos a urbana da Harley-Davidson pelas ruas e estrada até Ilhabela
Tive o prazer de testar a Harley-Davidson Sportster XL 1200 Custom Limited CB 2015 ou Harley-Davidson CB 1200, versão customizada de fábrica da Sportster 1200.
A CB 1200 2015 combina componentes modernos, como a iluminação traseira de LED, com visual old school do guidão pull-back. O tanque combustível em forma de gota, escapamento cromado no estilo “Staggered” escalonado com silenciadores duplos e motor V-Twin são destaques da personalidade robusta da família Sportster.
Equipada com o motor Evolution™ de 1.200 cm³, bicilíndrico em “V”, refrigerado a ar, possui 5 marchas e tanque de combustível 17 litros. Nascida com espírito urbano, a Sportster 1200 CB possui pneu dianteiro largo e uma roda cromada de cinco raios e aro 16″, conferindo – lhe uma maior agilidade no trânsito urbano.
No painel você pode ter as informações de velocímetro com conta-quilômetros montado no guiador, relógio no conta-quilômetros, duplo conta-quilômetros parcial, luz que avisa pouco combustível, luz de baixa pressão do óleo, leitura de diagnóstico do motor, indicador RPM/Velocidade engrenada e luz do ABS.
Tecnologia H-D® Smart Security System
Amei a chave da Sportster! Como mostrei no vídeo, você não precisa colocar a chave na ignição. O sistema de segurança, instalado na fábrica, apresenta bloqueio automático “hands-free”. Você só precisa manter a “chave” perto de você que a motocicleta reconhece automaticamente e ativa as funções da mesma. Quando você se afasta, ela desativa as funções de segurança da motocicleta, ativando o alarme.
Desempenho na cidade
Foi minha primeira vez pilotando uma Harley-Davidson e não me deixei intimidar pelo motor de 1200 cc. Assim que peguei a motocicleta já me aventurei pelos corredores de São Paulo, bem assim, no susto! Geralmente demoro um dia para me acostumar com a ciclística de uma nova motocicleta, mas confesso que bastaram apenas alguns poucos quilômetros para “pegar” o jeitinho da CB 1200.
Como vocês podem conferir no vídeo, não tive dificuldades de manobrá-la entre os carros. Inclusive senti a moto extremamente ágil, macia e fácil de pilotar. O baixo centro de gravidade, a distância entre os eixos (1,52cm), o pneu dianteiro largo, dentre outras características, deixam os 265kg (peso em com tanque cheio) bem mais leves.
O motor potente me surpreendeu, praticamente andei em segunda marcha a maior parte do tempo, já que a CB 1200 atingia os 80km/h logo na primeira marcha. Aliás, é preciso se policiar para não ultrapassar os limites de velocidade.
O motor é refrigerado a ar e andando em baixas velocidades, como a 50km/h senti um pouco de calor nas pernas, principalmente quando parava nos faróis. Certamente a moto não foi feita para andar a 50km/h e parar a cada 6 quadras nos semáforos, nem tampouco para rodar nas ruas esburacadas de São Paulo. A Sportster 1200 CB possui suspensões macias, porém curtas, o que causam um certo desconforto ao trafegar pelas ruas mal cuidadas de nossa cidade.
Inclusive é preciso um pouco de cuidado nas lombadas para não raspá-la. Ela possui 110 mm de distância do solo.
O sistema de freios com ABS, de fábrica, foram precisos e me deram total segurança não só na cidade, quando precisei frear bruscamente devido a um carro que mudou de faixa, como também na estrada. Como o trânsito estava parado fui algumas vezes pelo corredor. Estar segura em relação ao equipamento deixou minha atenção mais livre para a estrada e ao comportamento dos motoristas.
Pilotagem na estrada
Aproveitei o feriado para conferir se a Sportster 1200 CB se sairia bem na estrada. O destino foi Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Ao todo foram cerca 198km, seguindo pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e dos Tamoios. Viajei a maior parte a 120km, tranquilamente com total conforto, mas a moto tinha potência para andar mais do que isso. Porém, mesmo que não fosse proibido, acredito que velocidades maiores do que 120km/h deixariam a pilotagem um pouco desconfortável, já que o vento faria uma resistência maior no corpo.
A viagem foi muito prazeirosa, a estrada estava em perfeitas condições e a motocicleta mostrou toda sua performance em quase 3 horas de viagem. Mesmo sendo um dia ensolarado e quente e eu estar totalmente equipada com botas, luvas, calça com proteções da HLX, jaqueta e mochila, não senti o motorzão de 1200 cilindradas esquentar, pois ele era totalmente resfriado a mais de 80km/h.
A Rodovia dos Tamoios possui algumas curvas perigosas na descida da serra. Embora tenha viajado sozinha, estava segura pois a moto se mostrou ágil na cidade e sabia que não teria problemas para contra-esterçar nas curvas. Ao contrário do pensamento popular de que “moto custom não faz curvas”, ela fez sim e muito bem.
Na volta para São Paulo, peguei um trânsito intenso e parado na maioria dos trechos da Rodovia dos Tamoios. A motocicleta me passou muita segurança, inclusive a “potente” buzina, a qual evitada de usar na cidade, me ajudou a “informar” os motoristas que eu estava passando.
A posição de pilotagem, com os comandos avançados e o a qualidade do banco deixaram minha viagem muito confortável e mesmo como todo o estresse do trânsito eu não me cansei tanto.
Não há dúvidas de que uma motocicleta com DNA Harley-Davidson se sairá muito bem na estrada.
Resumo
Embora a moto possua um peso de mais de 250kg, não tive dificuldade em manobrá-la, mesmo parada. Eu tenho 1,77cm de altura. Acredito que seja possível para as mulheres pilotá-la facilmente. Já nos últimos dias de teste a moto estava extremamente macia na minha mão, e como tudo na vida, quanto mais se pratica, mais fácil fica.
O todo foram 7 dias de puro estilo Harley, chamando a atenção por onde passava, provavelmente eles pensavam “Uma mulher pilotando esse motão”. Com certeza se Sportster 1200 CB fosse minha, eu seria uma motociclista feliz.
Pontos de melhoria
Levando em consideração a proposta da Harley-Davidson, ou seja para que a motocicleta foi criada, acredito que Sportster 1200 CB se saiu muito bem.
Na minha opinião o único ponto de melhoria para a moto ser perfeita seria mostrar a autonomia de combustível. No modelo avaliado era informado que a moto entrou na reserva apenas com o ascendimento de uma luz no painel.
Além disso, se você pensa em andar a dois compre o banco de garupa, vendido como opcional na concessionária. Pois o garupa pode ter dificuldades para se manter sentado na moto, uma vez que a disposição do banco faz a pessoa escorregar. É possível, segundo o fabricante, você segurar na alça do banco, pois ela seria resistente. No entanto eu recomendo adquirir o banco de garupa.
O preço sugerido da Harley-Davidson Sportster 1200 CB é a partir de R$ 39.900,00
Review Sportster XL 1200 Custom Limited
Design
Facilidade de pilotagem
Tecnologia
Preço
Rede de assistência
Boa para garupa
Economia de combustível
Resumo
Vai muito bem nos corredores de São Paulo e encara bem a estrada. O ponto fraco fica por conta do básico painel sem muitas informações, como marcador de combustível.
Muito bom….
Obrigada Oswaldo
Realmente muito bom!
Obrigada 🙂
primeira vez que acesso aqui a página. gostei de tudo. parabéns.
Primeira vez na página também adorei.
Obrigada linda 🙂
Alguma de vocês já pilotou a Tenere da Yamaha? Depois de uns 03 anos pilotando uma 150 estou a procura de outros modelos…
Ainda não, mas vou ver com a Yamaha. Obrigada
Amanda muito interessante a descricao que vc fez. Apaixonada por motos porem em breve começo a pilotar.
Obrigada! 🙂
Gostei da avaliação, pretendo comprar uma dessa, vou usar pra trabalhar e para passear, pra mim todo dia é dia de pilotar uma máquina dessa.
Gostei muito de sua avaliação, Amanda… sincera, simpática, honesta e útil… me valeu muito, já que estou namorando uma dessas para comprar…seu vídeo e sua avaliação foram completos…simpático e agradável! Parabéns! Viva a Mulheres de Moto!!