Mecânica

Soluções que toda baixinha apaixonada por moto deveria conhecer

Antes de tudo, sim, eu também tenho esse problema de altura. Mas minha paixão pelas motocicletas me fez pesquisar e conhecer alguns truques e soluções que ajudam quem esta incluído nesta categoria dos ¨menos favorecidos de pernas¨ rs.

Vale lembrar que a altura nunca impedirá ninguém de realizar seu sonho de ter uma moto. Mesmo sem nenhuma modificação é possível pilotar uma moto sem problemas, desde que se consiga encostar pelo menos um dos pés no chão, já é possível conseguir se equilibrar e vencer o nosso maior inimigo que é a insegurança de não conseguir se equilibrar e segurar o peso da moto em alguma parada. Mas se você ainda se sente incomodada com a sua altura, conheça abaixo algumas soluções para as “baixinhas”:

Calçados: O modo mais simples de todos e que não requer nenhuma modificação na motocicleta, é a utilização de botas ou calçados com a sola bem grossa. Embora esta solução seja simples, ela é eficaz, e irá aumentar dependendo do calçado uns 2cm ou mais de altura, parece pouco, mas já ajuda bastante.

Rebaixamento do Assento: Este método exige a alteração do assento da motocicleta, e pode ser feito de várias maneiras, uma delas é a retirada de espuma do banco para deixar a altura mais próxima do solo, não é nada complicado e qualquer tapeceiro consegue fazer esta modificação rapidamente, a espuma pode ser retira da parte de cima quanto da parte dos lados do assento o que permite que suas pernas fiquem um pouco mais fechadas diminuindo assim a altura do assento. O ponto contra dessa alteração é que o assento fica um pouco mais duro.

Ainda na parte do rebaixamento do assento, você pode também alterar os pontos de fixação do assento no chassis, nem todas motocicletas dá pra se fazer este procedimento, pois algumas não tem espaço livre embaixo do assento para que ele possa ser rebaixado. Mas consultando um mecânico ele conseguirá lhe dizer se é possível fazer isso no seu modelo de motocicleta.

Alteração da Suspensão: Algumas motocicletas tem o amortecedor traseiro com ajuste de pré-carga, esses ajustes podem ser com fixações pré-determinadas ou de rosca, mas tanto um como o outro pode ser regulado para menos carga e consequentemente a altura da motocicleta tende a baixar um pouco quando essa modificação é feita. O ponto contra dessa alteração é somente para pessoas que andam com garupa, pois com pouca carga o amortecedor tende a ficar mais ¨mole¨ e bater no fim do curso, se você sempre anda com garupa, desaconselho essa alteração.

Outra solução é a instalação de kits para o baixar a suspensão da motocicleta, este kit  modifica a altura da suspensão traseira sem alterar a pré-carga da mola, o que é o mais recomendado, mas nem todos os modelos de moto tem esse kit disponível para instalação, então procure pesquisar se você encontra este kit para o seu modelo de moto.

A suspensão dianteira também pode ser baixada dependendo do modelo da motocicleta, e também ajuda a reduzir a altura. Essa solução também é simples e qualquer mecânico pode fazer. O ponto contra dessa alteração é que a moto pode mudar um pouco de comportamento, como ficar mais ¨arisca¨ ao fazer curvas, mas nada em excesso.

Troca de Rodas: Esta é a alteração mais cara, mas também é a mais indicada para aquelas que gostam tipo Off Road, mas não andam na terra, com a alteração das rodas por rodas de aro menor, se reduz a altura da motocicleta. E este estilo de moto tem até nome próprio, as motos Motards, que são motos Off roads que utilizam rodas e pneus menores para rodar no asfalto.

Essas são as formas mais convencionais de se adaptar a motocicleta para o sua altura, são maneiras simples e baratas, que a ajudarão a sua pilotagem se tornar ainda mais prazerosa. Somos baixinhos sim, mas abandonar o mundo das duas rodas, jamais!!!

Tem dúvidas sobre sua motocileta? Escreva para nós!

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Vandão

Apelidado de Vandão, este mecânico gato vai ajudar vocês a cuidarem das suas motinhas. Deixem suas dúvidas e sugestões de pauta nos comentários.

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37 Comments

  1. Poxa, curti demais o blog! Ganhei uma Fazer 250 e estou com um bocado de medo de pegar ela por causa do peso. Tenho 1,70 de altura e não encosto os pes totalmente no chão. Depois de ler essas dicas entrei em contato com a autorizada da marca e eles fazem as calibrações para altura e postura. =) abraço!

  2. Tenho 1,55 como é quero uma 250, porém não alcanço o chão tem como fazer mudanças nela?

    1. Oi minha linda. também sou pequeno, mais que você e acabei de comprar uma CBR500R e estou preparando ela para minha estatura. Tem sim como reduzir a altura de acordo com a moto tem suas limitações. Se você for de São Paulo dependendo do lugar pois sou de São Paulo, Vila Mariana e aqui tem oficinas e mecânicos que fazem isso muito bem, eu comprei um suporte de rebaixamento de link de suspensão na aliexpress, procure esse peça para sua moto na net e leve no seu mecanico de confiança

      1. Boa noite. Meu amigo moro em Brasília. Comprei uma moto pra mim e deixei a cbr500r para a minha esposa, porém ela é baixinha. Estou justamente procurando um kiti para fazer esse rebaixamento. Ela tem 1,55. Poderia me enviar o link de onde comprou e quais são as peças necessárias? bressanrlsb@gmail.com. Desde já gradeço.

  3. Oii… tenho 1,57 de altura e quero pegar a ninjinha 250, antes eu tinha a pcx.
    Será que dou conta da ninjinha? 🙁 é meu sonho de consumo

    1. O assento dela tem 79cm de altura. Meça seu cavalo e descubra. A medida do púbis até o solo, estando em pé. Mas provavelmente dará sim. Quando ver alguma, pede ao proprietário(a) só para sentar e faz o teste. Ou vai a kawasaki e testa na própria 300. Ninguém questiona potenciais clientes.

    2. Da sim, eu sou baixo tenho 1,65 e tinha uma ninja 250 eu não conseguia ficar em pé com os dois pés no chão mas ficava com um inteiro no chão e outro meio na ponta, mas nada que atrapalhe ou tenha perigo de cair

  4. O melhor modo (porém mais caro) é comprar um kit de rebaixamento dianteiro e traseiro, tipo os da hyperpro. Rebaixa uns 2 a 4cm por igual na frente e atrás, nada de moto manca e desalinhada. E tem que ter gente de confiança e boa para o serviço. Este kit só existe para alguns modelos de motos, geralmente altas.
    O método de diminuir o aro da roda, também altera o velocímetro. Sua moto pode passar a marcar mais do que está realmente mostrando, especialmente as de leitura a cabo (mostrar 110 no painel e estar a 100, por exemplo). Muitos não sabem e embora não pareça, alterar coroa e/ou pinhão altera este valor no painel, quem dirá a roda inteira. Enfim… só uma ajuda.
    Para o banco, pode-se dar uma boa cavada no estofado e colocar um pad de gel de perfil baixo. Só não os encontra no Brasil, custa 200 a 300 reais encomendá-los.
    Já meu caso já melhorar má ergonomia de uma hayabusa (meu feeling) para touring, se em breve eu pegar ela como irmã de minha querida e eterna atual. Investir em riser de guidon e pedaleiras ajustáveis em 360 graus de 4cm.
    Queria a Zx14R, mas saiu de linha no Brasil.

  5. O melhor modo (porém mais caro) é comprar um kit de rebaixamento dianteiro e traseiro, tipo os da hyperpro. Rebaixa uns 2 a 4cm por igual na frente e atrás, nada de moto manca e desalinhada. E tem que ter gente de confiança e boa para o serviço. Este kit só existe para alguns modelos de motos, geralmente altas.
    O método de diminuir o aro da roda, também altera o velocímetro. Sua moto pode passar a marcar mais do que está realmente mostrando, especialmente as de leitura a cabo (mostrar 110 no painel e estar a 100, por exemplo). Muitos não sabem e embora não pareça, alterar coroa e/ou pinhão altera este valor no painel, quem dirá a roda inteira. Enfim… só uma ajuda.
    Para o banco, pode-se dar uma boa cavada no estofado e colocar um pad de gel de perfil baixo. Só não os encontra no Brasil, custa 200 a 300 reais encomendá-los.
    Já meu caso já é melhorar má ergonomia de uma hayabusa (meu feeling) para touring, se em breve eu pegar ela como irmã de minha querida e eterna atual. Investir em riser de guidon e pedaleiras ajustáveis em 360 graus de 4cm.
    Queria a Zx14R, mas saiu de linha no Brasil.

  6. Parabéns pelo Blog! Realmente as informações desta reportagem batem certinho… Meço 1.69m, então a altura/conforto do assento é essencial. Imagina então para as meninas que medem 1.45m/1.60m…

    Vim de uma Next 250, hoje tenho uma Ninja 250R e pretendo pegar uma Boulevard M800 no final do ano.

  7. Oi bom dia, tenho 1.60 de altura e 60 kg, tinha uma biz 125 e troquei por uma XJ6, porém a primeira vez q peguei a XJ pra andar cai parada com ela, eu achei muito pesada, agora estou com medo d pegar ela novamente 🙁

    1. Tudo é questão de prática e costume, Larissa. Entendo perfeitamente o seu lado, tenho 1,65m/1,66m e peso 60 kg também, porém tenho apenas 16 anos. Fazia trilha quando tinha meus 14/15 e era um pouco mais raquítico, o peso e a altura da moto me atrapalhavam muito, mas depois que você pega o jeito vai acostumando.
      Sempre tive muita vontade de andar em uma XJ6 ou alguma moto de média/alta cilindrada, até porque são os meus sonhos de consumo. Como você fica em relação a moto? Consegue apoiar os dois pés no chão? Um pé no chão?
      Ahhh, uma dia quanto ao peso que funcionou bastante comigo foi exercícios físicos, acabei entrando na academia e me ajudou bastante em relação ao peso.
      Abçs.

  8. Poxa, o blog tá mara. Sou louca por motos no estilo Off Road, mas meus 1,55 insistem em querer me afastar do meu desejo :/ Ainda em busca de soluções, mas seu blog já ajudou em muitas dúvidas! 😉

    1. Tudo depende muito do costume e prática, tenho 16 anos e fazia trilha quando tinha os meus 15, deveria ter algo entorno de 1,65m de altura. Não sou muito alto, e sou bem magrelo, na época pesava 56/58 kg. Tinha uma CRF 230F, no inicio você fica com medo mas depois que vai pegando o jeito com a moto acaba acostumando um pouco, inclusive, minha altura já me garantiram alguns tombos, rsrsrs… Mas o esquema é nunca desistir, inclusive, minha moto estava um pouco mais baixa, conseguia apoiar um pé no chão.
      Abraços e boa sorte!
      P.S: Uma boa escolha é você pensar em motos como Bros, motos desse porte são mais tranquilas. XRE, Lander, XT, GS e companhia acabam sendo bem difíceis.

    1. Tenho 1.53 e vou tranquila. Na hora de parar vc joga o guidon levemente pro lado esquerdo e desce lindamente. Rsrsr Aprendi nela e amo! Compre um coturno feminino com salto embutido e comece pilotando sempre com ele até ganhar confiança 😉

  9. Eu tenho 1,47 de altura e comprei uma neo Yamaha, e mesmo assim estou com dificuldade de alcançar o chão tenho que tombar a moto pro lado para alcançar o chão e parar, alguém tem uma sugestão de moto menor pra mim? Que não seja da honda

  10. Olá! Minha altura é 1,52 e tenho uma Cg 150. No começo que eu estava aprendendo, sofri um pouco, pois, não aguentava o peso da moto e cai com ela parada 2 vezes. Não desisti, e fui tentando e hoje é super de boa, parece que estou andando de bicicleta rs… Até Bros eu já pilotei!

    1. Oi, tenho 1,57 estou tentando aprender na moto do meu namorado uma Cg 150 não tenho confiança de sair com ela pois acho ela muito pesada você tem alguma dica para me dar?

  11. oi
    eu to loka pra competir velocross mas tenho 1,57 e as motos de trilhas são muito altas ,tenho medo d não ser uma boa competidora devido a minha altura.
    alguém ai compete?

  12. vou começar a fazer trilha vamos ver se da certo , tenho que subir no barranco pra funcionar a moto kkk

  13. Olá, queria saber se tem como rebaixar a fazer 150? Tenho 1,48 e gostaria muuuuito de pilotar ela <3

  14. Oi! Tenho uma TITAN CG 160 e tenho 1,51 de altura, não dou pé nela então nunca andei, me indicaram trocar o amortecedor da 125, vcs sabem se abaixa mesmo, quanto cm abaixa.

  15. Tenho 1,38 e queria comprar uma Intruder 125 se eu fizer algumas modificações da pra ficar nela na ponta do pé ?

  16. Olá, Tenho 1,50 tenho uma pop 110 e agora estou querendo comprar a Bros 160, mais acho q tem q rebaixar se não eu não consigo.
    Será q tem como rebaixar sem ficar com defeito e feia????

  17. Olá, eu tenho 1,55 e queria muitoo ter uma next 250! Eu realmente daria conta se fizesse conforme as dicas ? Kkk
    Parabéns, esse post tá maravilhoso!!

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