Conheça o aparelho que promete aumentar a segurança do motociclista
Aumentar a segurança sob duas rodas tem sido um desafio para motociclistas do mundo inteiro. Segundo especialistas, “chamar a atenção” no trânsito pode reduzir drasticamente as chances de acidentes com moto e por isso muitos pilotos vestem jaquetas coloridas e refletivas, já outros fazem uso da buzina e o lampejador, com muita frequência, para chamar a atenção no trânsito.
Uma das tendências mundiais, que visa aumentar a visibilidade do motociclistas, é o Brake Light (luz de freio) no capacete.
Não importa se você está pilotando uma scooter, custom, street ou uma bigtrail, todo motociclista está sujeito à falta de atenção dos motoristas. Pilotar equipado e conscientemente, bem como fazer uso de tecnologias de última geração podem salvar sua vida.
A Astone desenvolveu um capacete com luzes de LED na traseira, podendo-se configurar o LED de forma intermitente ou fixa. A ideia do capacete é muito boa, mas as luzes de LED não tem ligação com os componentes eletrônicos, não indicando, por exemplo se o motociclista acionou os freios. Outro ponto contra o modelo é que ele não é intercambiável, ou seja o LED é fixo, não podendo ser retirado e acoplado em um outro capacete.
Uma start up da Califórnia, criou um aparelho chamado Brake Free que pode ser acoplado facilmente ao capacete e, através de tecnologia giroscópica, a luz de freio é acionada toda vez que há uma redução de velocidade. O Brake Free também permite fazer uma conexão com os componentes eletrônicos da motocicleta, ligando a luz de freio toda vez que eles forem acionados. Estimado para ser lançado em 2018, o Brake Free está sendo comercializado a partir de $120 dólares (cerca de R$393).
O ponto fraco do Brake Free é que ele não faz indicação de seta, limitando-se apenas a informar ao condutor do veículo de trás que está ocorrendo uma frenagem.
Já o aparelho que oferece o maior número de funcionalidades é o Safe Light. Produzido pela M-Tronix, empresa com mais 20 anos de experiências em telecomunicações e projetos de telecomunicação, o aparelho é ligado aos componentes elétricos da motocicleta e oferece a funcionalidade de luz de freio e indicação de seta, quando acionada. Outro recurso interessante do Safe Light é que ao entrar em algum lugar escuro como um tunel, o aparelho é acionado automaticamente aumentando a segurança do motociclista.
Outro destaque do aparelho é que ele vem com dois encaixes do “tipo GoPro”, um para o capacete do piloto e outro para o capacete do garupa. Dessa forma, o Safe Light pode ser colocado no capacete do garupa, o que faz sentido uma vez que é ele e não o piloto que está no campo de visão primário do motorista.
O Safe Light está disponível no Brasil a partir de R$320,00 e pode ser adquirido através do site: http://www.mtronix.com.br
A vantagem de usar luz de LED na traseira do capacete é que ele fica exatamente na linha de visão dos motoristas e mesmo que o condutor esteja distraído, ao ser acionado a luz de freio do Safe Light, por exemplo, o motorista acaba por reflexo, também freando o carro, evitando que haja uma uma colisão.
Muito interessante. Creio que esse equipamento ajudará muito no aumento da segurança de Motociclistas no trânsito tanto na cidade quanto nas rodovias.