Nova Africa Twin 2023 chega com nova configuração de câmbio
Além do câmbio renovado, a nova Honda CRF 1100L Africa Twin 2023 chega com cores e grafismos inéditos
A Honda CRF 1100L Africa Twin é um modelo referência no catálogo da marca como uma motocicleta aventureira. E, na versão 2023, a novidade está em sua versão DCT que passa a ser fabricada na fábrica de Manaus, sendo o Brasil o primeiro mercado no mundo a produzir o DCT fora do Japão. Já na parte técnica, não há nada de novo, mas sim componentes aperfeiçoados.
Assim, o modelo recebeu novos grafismos e cores inéditas, sendo a Africa Twin oferecida na versão com tanque de 18,8 litros e a Adventure Sports ES que vem com o tanque de 24,8 litros. Em ambas é possível optar entre o câmbio convencional de seis velocidades ou câmbio DCT.
De acordo com a marca, a Africa Twin 2023 tem previsão para chegar na rede de concessionários Honda no final de janeiro. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. Confira os preços sugeridos com base no DF:
Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100
Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130
Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130
Detalhes da Africa Twin
Todas as versões do modelo 2023 contam com farol duplo de LEDs, luzes diurnas de condução (DRL) com ajuste da intensidade de iluminação automática. Além disso, o modelo também vem com painel MID (Multi Information Display) colorido, sensível ao toque, tem tela TFT de 6,5 polegadas através do qual é possível controlar os Riding Mode.
Dessa forma, continuando na tecnologia, a moto também tem Apple CarPlay e Android Auto, permitindo conectividade através do uso de capacetes com fones e microfone por Bluetooth. Outro dispositivo presente é o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona luzes de direção dianteiras e traseiras na eventualidade de uma frenagem de emergência em velocidade superior a 50 km/h. Equipamento comum a todas as versões da CRF 1100L Africa Twin é o cruise control.
Motor e ficha técnica
Quanto ao motor, o bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e arrefecido a líquido permanece inalterado. Ou seja, o modelo permanece com 1.084 cilindradas, 99,3 cv a 7.500 rpm de potência e 10,5 kgm.f de torque máximo a 6.000 rpm. O sistema de lubrificação é por cárter semi-seco e a alimentação PGM-FI tem corpos de injeção de 46 mm.
Dotadas de acelerador eletrônico TBW e sistema HSTC de controle de tração, as Africa Twin se valem de plataforma inercial IMU de seis eixos. Assim, esse sistema auxilia na gestão e elaborado funcionamento de itens relacionados aos Riding Modes como o ajuste dos parâmetros de potência (P) em 4 níveis, freio-motor (EB) em 3 níveis, controle de tração (T) em 7 níveis mais off e o antiwheelie (W) de 3 níveis mais off. Os quatro Riding Mode – TOUR, URBAN, GRAVEL e OFF-ROAD – são complementados por dois modos USER personalizáveis. Nos modelos com câmbio DCT, a opção de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não altera os Riding Mode previamente selecionados.