Nova Africa Twin 2020 chega ao Brasil com importantes mudanças
Novas Honda CRF 1000L Africa Twin e Honda CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports chegam ao mercado em agosto com preço a partir de R$57.990,00
Três anos após ser lançada no Brasil, a nova Africa Twin 2020 apresenta mudanças importantes como ganho de potência, modos de pilotagem, novos níveis de controle de tração, acelerador eletrônico, bateria de lítio-ion e uma nova versão: a Africa Twin Adventure Sports.
Ambos os modelos compartilham a mesma base técnica, aperfeiçoada para o modelo 2020. No entanto, com diferenças de altura, peso, curso de suspensão e capacidade do tanque.
Tanto a CRF 1000L Africa Twin, bem como a Africa Twin Adventure Sports estarão disponíveis também na versão Travel Edition. Ou seja, equipadas com acessórios oficiais, como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case. Este disponível na versão Africa Twin.
Africa Twin leve e compacta
Conforme a Honda, o projeto da CRF 1000L Africa Twin teve como alvo criar uma motocicleta versátil. Capaz de ser eficiente não apenas em viagens longas, por estradas pavimentadas ou não, como também nos pequenos deslocamentos urbanos. E para garantir eficiência em esses trajetos os engenheiros criaram uma maxy trail compacta e leve.
A nova Africa Twin versão 2020 está 2,3kg mais leve, graças a substituição da bateria. Agora o modelo utiliza uma bateria de lítio-ion, que, além de ser mais leve, tem maior durabilidade, segundo a Honda.
O chassi do tipo berço semi-duplo de aço é o mesmo para as versões da Africa Twin. E os seis pontos de fixação do motor ao quadro ajudam a reduzir as vibrações. Segundo a montadora isso reduz também a necessidade de dotá-la de amortecedor de direção.
Ambos os modelos possuem rodas raiadas com aros em alumínio e os raios em aço inoxidável. As rodas tem 21 e 18 polegadas na dianteira e traseira, respectivamente. Já os pneus possuem medidas 90-90 na dianteira e 150/70 na traseira.
Todas as versões possuem sistema antitravamento ABS nas duas rodas. Na dianteira um par de discos flutuantes tipo “wave” de 310 mm, com cálipers Nissin de quatro pistões montados radialmente. Já na traseira, disco tipo “wave” de 256 mm é servido por cáliper de pistão simples.
Na dianteira, a nova Africa Twin vem com suspensão invertida Showa, com tubos de 45mm de diâmetro. Ela permite regulagem tanto na pré-carga da mola quanto da compressão e distensão, e seu curso é de 230 mm.
Já a suspensão traseira possui um conjunto amortecedor/mola multi-regulável ancorado ao sistema Pro-Link, com um curso de 220mm.
Motor ganhou 4,2 cavalos de potência
De acordo com Honda, graças às modificações na caixa do filtro do ar, a nova Africa Twin ganhou uma melhora na resposta do motor em médias rotações. Além disso, o escapamento também foi alterado, e além de contribuir para o ganhou de potência e redução nas emissões de poluente, agora possui sonoridade mais agressiva.
O motor é o mesmo compacto motor bicilíndrico de 999,1 cc, no entanto, graças às melhorias citadas ganhou 4,2 cavalos e agora entrega potência máxima de 94,6 cavalos a 7500 RPM e torque máximo de 9,3kgf.m de torque a 6000.
Ademais, a nova Africa Twin 2020 conta o sistema de acelerador eletrônico TBW – Throtlle By Wire, equipamento que trouxe consigo os três “Riding Modes”, ampliando também as capacidades do sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Traction Control.
São 3 modos de pilotagem de fábrica, sendo eles o Modo TOUR, Modo URBAN e Modo GRAVEL. Contudo, o Modo USER pode ser totalmente configurado pelo usuário.
Além disso, a nova Africa Twin versão 2020 traz painel de instrumentos redesenhado. A tela retangular LCD tipo “blackout” permite excelente legibilidade das múltiplas informações. Quanto à iluminação, o característico farol duplo em LED permanece em ambas versões da Africa Twin.
A CRF 1000L Africa Twin tem 216kg de peso seco, ou seja, sem contar os líquidos. Ademais, a capacidade do tanque é de 18,8 litros.
Outro detalhe importante é que é possível ajustar a altura do assento, entre 850 e 870 mm.
Assim como a CRF 1000L Africa Twin, a versões Travel Edition estará disponível nas cores Preto Fosco e Vermelha, com preço público sugerido de R$57.990,00 e R$66.990,00, respectivamente.
Nova Africa Twin Adventure Sports
A CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports se destaca pelas suspensões de curso estendido e detalhes que a tornam ainda mais competente para enfrentar roteiros mais exigentes.
A versão Adventure Sports possui curso ampliado em 20 mm em ambas suspensões. Ou seja, 252mm de curso na dianteira e 271mm de curso na traseira.
Assim como a versão Stantard, ela também possui assento ajustável, só que mais alto, ficando entre 900 e 920 mm.
Além das diferenças mencionadas, ela possui distância mínima em relação ao solo maior (271mm), maior capacidade do tanque (24,2litros), bem como maior peso. Sem considerar os líquidos, a versão Adventure Sports pesa 224Kg.
Embora esta versão venha com Top Case e protetor de carenagem e de motor, ela também será vendida em versão Travel Edition, adicionada do kit de malas laterais e cavalete central.
A CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports será comercializada em cor única, Branco Perolizado, bem como a versão Travel Edition, com preço sugerido de R$64.990,00 e R$69.990,00 para a versão completa.
Deixe seu comentário e compartilhe a matéria com seus amigos