O Centro Cultural Movimento (CCM), museu do setor de duas rodas, abre suas portas para o público hoje (12) na cidade de Socorro.
A Abraciclo é uma das mantenedoras do museu, que reúne um amplo acervo de motocicletas, bicicletas, documentações, fotos e publicações que resgatam a história da motocicleta e da bicicleta no Brasil.
No entanto, na sede da Abraciclo haverá um Espaço Institucional onde serão exibidos vídeos que mostram as atividades e campanhas desenvolvidas pela associação, além de conceitos de segurança no trânsito.
Mas vale ressaltar que durante o ano todo também serão distribuídos materiais educativos da entidade, como cartilhas de segurança para motociclistas e ciclistas, selos “Paz no Trânsito”, entre outros.
Leia sobre a novíssima Triumph Bonneville T100.
Museu do setor de duas rodas foi idealizado por piloto
E o museu do setor de duas rodas foi criado pelo piloto e jornalista Carlãozinho Coachman, sediado na antiga estação ferroviária da cidade.
Construído pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1909, o prédio histórico teve as estruturas originais mantidas na reforma, incluindo as paredes de alvenaria e o antigo madeiramento do telhado.
De acordo com Carlãozinho Coachman, a semente do museu nasceu em 2004, quando o pai Carlão Coachman foi homenageado pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) por sua colaboração na prática do trial no Brasil.
“Naquela época, ele era o vice-presidente da entidade e muitas pessoas o conheciam, mas não sabiam da sua ligação com o esporte”, relembra. “Acendeu uma luz vermelha, de alerta. A história da modalidade que contava com um campeonato brasileiro há 18 anos, estava desaparecendo. Nós não podíamos deixar isso acontecer. Comecei com o projeto MotoStory, lançado em 2006, e hoje temos o museu”, comemora.
Além do Espaço Abraciclo, o centro cultural traz diversas atrações, como o Hall da Fama (que homenageia as personalidades do Esporte, Indústria e Jornalismo de duas rodas), a Sala dos Troféus (que resgata a memória das competições nacionais) e o Salão Nobre, dedicado a exposições transitórias.
Já nas laterais, o visitante acompanhará o desenvolvimento cronológico com uma linha do tempo formada por documentos que retratam os 120 anos dessa trajetória.
Serviço:
Centro Cultural Movimento
Local: Praça Rachid José Maluf, 83, Socorro (SP);
Abertura para o público: 12 de novembro
Ingresso: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia para estudantes e pessoas acima de 60 anos
Horário de funcionamento: quartas e quintas-feiras, das 10 às 18 horas (exceto feriados); sextas e sábados, das 10 às 20h e domingos, das 9 às 17 horas