MotoGP testa sistema de rádio para trazer mais tecnologia
O MotoGP está testando um sistema de comunicação parecido com o utilizado na Fórmula 1 para melhorar a resposta nas pistas.
Para quem não sabe, o MotoGP é uma competição que, ao contrário da Fórmula 1, não permite comunicações por rádio entre pilotos e equipes durante os treinos ou corridas. Assim, mesmo que isso permita que os pilotos se concentrem na tarefa em mãos. As notificações de áudio também podem alertar os competidores para rastrear perigos e pilotos caídos.
Com isso, de acordo com que a competição continua a melhorar seus padrões de segurança. A direção de corrida está testando sistemas de rádio unidirecionais no Teste de Jerez de 2023. Dessa forma, o teste de um dia permite que as equipes ajustem seu sistema antes do meio da temporada.
Essa não é a primeira vez que tentam implementar o rádio já conhecido na F1. Isso porque as comunicações de rádio durante a temporada de 2020 com o piloto de testes da Repsol Honda, Stefan Bradl, no Circuito Mundial de Misano, na Itália. No entanto, o projeto não teve andamento mas, a partir de então, o MotoGP incorporou painéis de LED na pista para complementar as sinalizações.