“Montanha Russa” recebe mulheres para disputar no CNV – Campeonato Nacional de Velocidade em Portugal
Pela segunda vez em 2019 será realizada prova do CNV no AIA - Autódromo Internacional do Algarve
Cerca de um mês depois da 2ª etapa do campeonato nacional de velocidade realizada na desafiadora pista do Autódromo Internacional do Algarve na cidade de Portimão em Portugal, pilotos e equipes estão de volta para enfrentar a 3ª etapa do CNV que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho.
Com seus 4.592 metros é, sem dúvida, um dos circuitos mais exigentes e espetaculares a nível mundial, e para disputar na Copa Dunlop Motoval, duas pilotos femininas já confirmaram participação e estarão alinhando com mais 25 pilotos inscritos para esta etapa que acontece no próximo final de semana.
O CNV é composto pelas categorias: Superbike, Superstock 600, Supersport 300, Pré-Moto3 e 85GP/Moto4. Cinco categorias às quais se juntam as máquinas do Troféu ENI – TLC Kawasaki ZCup, Copa Dunlop Motoval e ainda os jovens pilotos da Classe 2 do Troféu Velocidade 2020 aos comandos das suas MIR Moto 5.
Os dois dias de competição dividem-se entre treinos e corridas neste autódromo que é um dos maiores palcos do motociclismo de velocidade da atualidade, e que em setembro irá receber o Mundial de Superbike.
Durante a temporada do CNV são realizadas 06 etapas e 12 corridas, a primeira etapa aconteceu no Autódromo do Estoril em maio, a segunda e terceira em Portimão, e as próximas nos meses de julho, setembro e outubro acontecerão novamente no Estoril.
MÁRCIA REIS #97, piloto brasileira, que participava do Superbike Brasil na Copa Honda CBR500R, disputará na classe 1 com a sua CBR 600RR.
FILIPA GOMES #77, piloto portuguesa, disputará na classe 2 com a sua CBR 1000RR.
Ainda teremos mais três pilotos femininas disputando nas chamadas “categorias de base” do CNV, Madalena Simões #22 na Pré-Moto3, Bruna Santos #17 e Naama Rosa #50 na 85GP/Moto4 + MIR Moto5.
Em 2018 foi o ano de estreia da piloto Márcia Reis no CNV / Copa Dunlop Motoval, que na última etapa conquistou o 3º lugar. “Foi um ano bastante difícil, eu estava me adaptando com a moto que é muito mais potente do que a que eu competia no Brasil. Foi gratificante ter terminado a temporada sem quedas e levar pra casa um troféu de 3º lugar. Este ano já estou um pouco mais familiarizada e buscando evoluir a cada etapa. Estou aprendendo muito dentro e fora da pista, todos os pilotos são muito receptivos e sempre ajudam dando dicas. Essa pista do Algarve é muito desafiadora, o apelido que lhe deram de “montanha russa” é muito verdadeiro, pois tem descidas alucinantes e curvas cegas horripilantes”. Diz Márcia que nos dias 15 e 16 estará enfrentando mais este desafio na motovelocidade, e continua com seu chamamento #VEMPRAPISTAMULHERADA.
Já a piloto portuguesa Filipa Gomes que em 2015 iniciou em track days, no final do ano de 2017 resolveu montar sua moto para pista e dedicou o ano de 2018 para treinar, e em 2019 estrear no CNV / Copa Dunlop Motoval. “Até agora a experiência tem sido a melhor. Em todas as provas tenho aprendido e evoluído. Apesar de haver competição na pista, nas boxes o espirito é de ajuda e desportivismo.” Disse Filipa.
As pilotos irão alinhar junto aos demais pilotos da Copa Motoval neste final de semana e prometem encarar de frente os desafios da “montanha russa” do Algarve. Fiquem ligados nas lives e resultados disponíveis na página https://www.facebook.com/CNVmoto/.