Manutenção da moto: marca alerta para risco do lubrificante incorreto
A viscosidade correta do lubrificante é um fator que deve ser levado a sério para que ele não prejudique o desempenho do motor
Depois que você compra uma moto, seja para usá-la para trabalhar ou apenas passear, um fator que deve ser levado a sério é a manutenção do veículo e o uso do lubrificante correto. Isso porque uma boa manutenção conserva a moto e evita a frequência de imprevistos.
Assim, entre os fatores que os motociclistas acabam não levando tanto em consideração está o uso do lubrificante com a viscosidade correta. Mas, o que é isso? Basicamente, óleo não é tudo igual. Cada moto tem a sua especificação e, com isso, uma viscosidade de lubrificante correta para o modelo.
Foi pensando nisso que a marca de lubrificantes Castrol conversou com mecânicos profissionais e notou que grande parte das motos no Brasil não utilizam a viscosidade correta do lubrificante em seus motores.
A marca ressaltou que a prática pode prejudicar o desempenho do motor. Assim, de acordo com a Castrol, é fundamental seguir as especificações dos lubrificantes recomendadas pelas montadoras nos manuais das motos.
“Existe um hábito do uso da viscosidade 20W-50, mesmo quando o manual da motocicleta solicita o uso de outras viscosidades. Este uso incorreto pode levar a um demérito no desempenho do motor, aumento de consumo de combustível e formação de resíduos, gerando possíveis danos ao motor”, afirma Deborah Sciamarella, diretora de Marketing da Castrol.
Motor seguro com a viscosidade do lubrificante correta
Diante disso, a Castrol pretende orientar os motociclistas na escolha do óleo correto. Sendo assim, o primeiro passo é checar o manual da moto e verificar as especificações do lubrificante indicado pela montadora.
Caso o motociclista não tenha mais o manual em mãos, a empresa possui o portal Meu Óleo Castrol. Esse é um site que funciona como um buscador que indica qual lubrificante Castrol pode ser utilizado no motor, basta redigir o modelo da moto e fazer a pesquisa.
Desde 2011, as montadoras já começaram a solicitar, nos manuais das novas motos, viscosidades mais baixas como 10W-30 e 10W-40 (entre outras). Estas novas especificações de óleo têm tecnologia mais avançada, próprias para motores mais modernos.