Linha Honda CRF 2023 chega com versões mais modernas
A linha das Honda CRF importadas chegam trazendo mais competitividade e eficiência para os fãs do off-road brasileiros
As novas Honda CRF 2023 foram anunciadas pela marca com modernização nos modelos que são importados do Japão. Assim, a diferença fundamental entre os motores Honda de 450 e 250 cc que equipam as CRF está no cabeçote.
Isso porque o comando Unicam de quatro válvulas é a opção técnica estabelecida para a 450 cc, enquanto a 250 cc se vale do sistema DOHC. Em ambos motores a busca pela linearidade na potência desde os mais baixos regimes até os altos se traduz em uma resposta ao acelerador forte, mas controlável, que permite explorar com precisão as qualidades da parte ciclística. Outro aspecto técnico que diferencia as 450 das 250 é o conjunto de embreagem, de 8 discos (450) e 9 discos (250), com o câmbio tendo cinco marchas em ambas.
Dessa forma, essas modernizações proporcionaram cerca de 10% a mais de torque a 5 mil rpm na CRF 450 e na CRF 250). Além disso, toda a linha recebeu o HRC Launch Control, sistema oferece ao piloto a melhor opção para largadas e pode ser selecionado em três níveis. Esses níveis são:
Terceiro nível – terrenos lamacentos/pilotos iniciantes.
Segundo nível – terrenos secos/pilotos amadores.
Primeiro nível – terrenos secos/pilotos profissionais.
As novas Honda CRF são importadas do Japão e estarão disponíveis nas revendas Honda a partir de dezembro. A opção de cor única é vermelho. Os preços sugeridos, base Distrito Federal, são os seguintes:
Honda CRF 450R: R$ 76.590
CRF 450RX: R$ 78.890
Honda CRF 250R: R$ 72.790
CRF 250RX: R$ 75.690
Honda CRF 450R
A Honda CRF 450R está com uma maior rigidez do chassi, o que permitiu um novo ajuste de suspensão que garante maior aderência ao pneu dianteiro.
Dessa forma, esse ajuste resultou em melhor estabilidade e mudanças de direção mais rápidas. A evolução na ciclística veio acompanhada de ajustes no motor que resultaram em grande aumento do torque em baixos giros.
Honda CRF 450RX
A CRF 450RX deriva da CRF 450R, cujas principais diferenças estão na roda traseira aro 18 polegadas (19 na CRF 450R), tanque de combustível de maior capacidade (8l contra 6,3l), mapeamento da injeção PGM-FI e ajustes de suspensão diferentes.
Além disso, ciclística e motor seguem o padrão de evolução aplicado no modelo específico para o motocross, a CRF 450R, com as devidas adequações para o uso em enduro e ralis, cujo terrenos tem uma grande variedade, exigindo uma motocicleta versátil, fácil de pilotar e mecanicamente confiável.
Honda CRF 250R
O conceito aplicado à nova CRF 250R é o mesmo: reduzir o cansaço durante a pilotagem através de uma moto mais fácil e “na mão”. Isso permitisse tempos de volta constantes a pilotos de nível internacional, mas também a praticantes de motocross de todos os níveis.
Assim, reduzir o peso e adotar o chassi igual ao da CRF 450R incrementou a agilidade. Mudanças no motor adicionaram torque em baixos regimes de rotação, o que determinou um salto qualitativo também em resistência.
Honda CRF 250RX
Por fim, a versão 2023 da CRF 250RX segue os passos de sua irmã voltada ao motocross, todavia recebe as necessárias adequações para a variedade de terrenos típicas das provas de enduro, entre as quais o tanque de maior capacidade (assim como o sistema de arrefecimento), roda aro 18 polegadas na traseira e ajuste específico das suspensões.
Além disso, os protetores de mãos passam a ser equipamento de série no modelo, que é a arma ideal para os iniciantes nas competições ou para o lazer de final de semana em trilhas de todo tipo.