KTM 250 SX-F: a primeira da linha motocross fabricada no Brasil
Modelo estreia fase de produção da linha motocross da marca no país

Lançada na Europa há poucos meses, a 250 SX-F 2023 “made in Brazil” chega como a primeira motocicleta da linha Motocross da marca a ser fabricada no país.
De acordo com a KTM, esse processo de nacionalização do line-up representa uma nova fase para da marca no Brasil na qual expande as operações na unidade fabril em Manaus (AM).
No entanto, vamos para o que interessa: qual o preço? O modelo da linha motocross chega às concessionárias neste mês de setembro com o preço sugerido de R$ 63.490, valor que não inclui o frete. Além disso, a KTM 250 SX-F tem garantia de três meses.

Assim, Fábio Campos, diretor da KTM Brasil, reforçou no lançamento que o modelo incrementa tanto a linha das motos de enduro como agora também as de motocross. “Iniciamos a produção de motos de motocross lançando primeiro a 250 SX-F, mas outros modelos virão na sequência”, revelou.
Conheça mais sobre a KTM 250 SX-F
A KTM 250 SX-F foi lançada há poucos meses na Europa para mexer com os padrões da competitiva classe 250 cc. através de um pacote desenvolvido para entregar boa performance e ser de fácil manuseio em qualquer nível.
Dessa forma, com o design todo atualizado, o modelo entrega a potência de 47cv, maior estabilidade em reta e um gerenciamento eletrônico novo. Assim, a KTM 250 SX-F 2023 chega ao mercado para enfrentar a categoria de maneira competitiva.
A marca promete que, não importa se a pista é acidentada, fora de estrada ou circuito, o piloto terá sempre o controle total. Isso porque a KTM implementou um conjunto de atualizações que visa a centralização de massas, menor peso e o melhor efeito “anti-squat” para garantir uma boa aplicação da potência nas saídas de curvas, enquanto pedaleiras mais centralizadas evitam o risco de prender nos sulcos mais profundos.
Motor e detalhes
Assim, o conjunto foi equipado com um motor monocilíndrico de 249,9 cm³ que entrega 47 cv e foi ajustado com novas medidas que contribuíram para a centralização de massas e o efeito anti-squat. O motor está em um chassi cortado a laser e soldado por robô que entrega menos fadiga a quem pilota.
Por falar em conforto, a suspensão traseira conta com um novo amortecedor WP XACT que produz uma consistência nas pistas e mais segurança durante os longos e exigentes treinos ou corridas.
Além disso, vedações de baixo atrito SKF e características avançadas de amortecimento refletem em maior tração das rodas no solo com uma absorção de energia sem igual na categoria.
Outra grande novidade é que ambos os sistemas de amortecimento são ajustáveis e sem nenhuma ferramenta. Em poucos segundos o piloto pode realizar com as próprias mãos a melhor afinação para altas e baixas velocidades. Os sistemas contam com ajustes de pré-carga, bem como de compreensão e retorno de simples acesso e ajuste instantâneo.
Com peso total de apenas 26,11kg está projetado para corresponder conforme o manuseio, com aumento de potência caso seja o desejo do piloto nas médias e altas rotações.
Confira a ficha técnica da KTM 250 SX-F
Partida – Elétrica.
Motor – 249,9 cm3, monocilíndrico quatro tempos.
EMS – Keihin EMS.
Diâmetro – 81,0 mm.
Curso – 48,5 mm.
Embreagem – Multidisco DS banhado a óleo, sistema hidráulico Brembo.
Velocidades – Cinco marchas.
Peso – 101 kg.
Capacidade do tanque – 7,2 L.
Freio dianteiro – Diâmetro disco 260 mm.
Freio traseiro – Diâmetro disco 220 mm.
Chassi – Tipo berço duplo central 25CrMo4.
Suspensão dianteira – Garfo invertido WP XACT 48 mm, com 310 mm de curso.
Suspensão traseira – Amortecedor WP XACT com hastes e 300 mm de curso.
Distância do solo – 343 mm.
Altura do assento – 958 mm.
Ângulo de esterço – 63,9°.