Kawasaki avança com motos híbridas e elétricas
A Kawasaki aproveitou em um festival no Japão para falar mais informações sobre lançar 10 motos elétricas ou híbridas até 2025
A Kawasaki não está para brincadeiras. Há um ano a marca anunciou planos ambiciosos em que consiste em eletrificar sua linha de motos até 2035. Contudo, a Kawasaki ainda foi além e disse que irá produzir 10 motos híbridas ou elétricas até 2025.
Assim, a marca trouxe como demonstrativo do seu avanço nos estudos dos híbridos elétricos um teste com um de seus protótipos no Festival Suzuka 8 Hours, uma corrida de resistência que tem como palco o Japão.
O que se pode notar nesses modelos da Kawasaki?
Para quem tinha curiosidade sobre o design desse novo projeto, tivemos uma amostra. Durante a corrida, foram colocados dois modelos para serem testados, sendo um híbrido e outro elétrico.
O modelo híbrido foi exposto com carenagens e uma pegada mais agressiva que muito nos recorda as motos da linha Ninja. Enquanto isso, a moto elétrica que foi para a pista do Japão tinha fortes traços da linha Z, sendo uma moto com uma tendência mais urbana, característica da família Z.
No que se pode notar pelas imagens e vídeos, a transmissão da moto híbrida é vista como um projeto convencional de seis velocidades. No entanto, está sem um pedal de câmbio ou embreagem operada manualmente. Em vez disso, há um botão de mudança no guidão esquerdo.
Além disso, o modelo que se assemelha a uma Ninja recebeu freios a disco dianteiros duplos e deve entregar uma potência semelhante a Ninja 650, considerando que o protótipo utiliza o garfo, carenagem dianteira e pinças de freio da irmã Ninja. Já o outro modelo chega muito perto da Z400 que temos aqui no Brasil.
Por fim, apesar de ter colocado as motos na pista, a Kawasaki ainda não se pronunciou com a ficha técnica dos dois modelos testando, deixando esse gostinho de quero mais. O que nos resta é aguardar os próximos capítulos da linha sustentável da Kawasaki e seus planos para países como o Brasil.