Honda XRE 300 Sahara: 5 curiosidades sobre a trail
A XRE 300 Sahara tem novo motor de 300cc, robusto chassi e alta tecnologia para atender as mais elevadas expectativas.
Durante os anos 1990 o nome Sahara foi sinônimo de motocicleta robusta, versátil, adequada a diferentes tipos de utilização e usuários. Inspirada nos modelos da Honda vitoriosos em competições nos desertos africanos, tais como o Rally Paris-Dakar, a NX 350 Sahara inspirava estas “engolidoras de desertos”. Assim, não apenas na aparência, pelas clássicas cores da HRC – Honda Racing Corporation, mas também por oferecer excelente performance e, sobretudo, muita resistência e robustez.
A escolha do nome Sahara para batizar um novo modelo teve por objetivo o resgate de valores de moto multiuso plena, que pode de atender à diferentes demandas de usuários. Dessa forma, tanto podem querer cruzar o Brasil de norte a sul como apenas cumprir trajetos urbanos corriqueiros, ou ambos.
Enfim, a Sahara 300 nasce sob o pilar da versatilidade. Assim, com três versões habilmente diferenciadas entre si (Standard, Rally e Adventure), mas que preservam integralmente o espírito “Sahara”, inspirado em uma utilização a 360º.
5 curiosidades sobre a Honda XRE 300 Sahara
Motor
O motor da Sahara 300 é um monocilíndrico arrefecido a ar, de características técnicas diferentes em relação ao motor que equipava a XRE 300 apesar da pequena diferença de capacidade cúbica – de 291,6 cm³ para 293,5 cm³.
Assim, o novo motor apresenta uma relação entre diâmetro e curso do pistão que privilegia o torque em baixas e médias rotações pela redução do diâmetro do pistão (de 79 para 77 mm) e aumento do curso (de 59,5 para 63 mm).
Com isso, Privilegia uma curva de torque mais robusta desde baixas rotações o motor ficou mais elástico, com entrega de torque constantemente superior, alcançando um ganho de cerca 8% a 3.000 rpm. Enfim, o novo motor da Sahara 300 proporciona uma “pegada” mais robusta justamente na faixa de rotações utilizada com maior frequência.
Estilo Aventureiro
O principal foco na criação da Sahara 300 foi unir as características de versatilidade do lendário modelo do passado à tecnologia mais atual, desenvolvendo uma nova motocicleta enaltecendo as reconhecidas qualidades da família XRE. Foram somados elementos positivos oriundos da vasta experiência da Honda no segmento on-off para atingir um novo patamar de eficiência e durabilidade.
Sistema de Freios
A frenagem traz sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro, no qual atua um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.
Suspensão
A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mmØ, permite 245 mm de curso à roda, que tem aro de alumínio de 21 polegadas e é calçada com pneu medida 90/90. Na traseira, o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio, também derivada da CRF 250F.
O curso é de 225 mm e o conjunto mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola em sete níveis. O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. Os pneus Metzeler Karoo Street que equipam a Sahara 300 foram especificamente desenvolvidos para o modelo. Desse modo, resultando em maior aderência tanto em vias pavimentadas quanto na terra, assim como maior economia e menor rumorosidade.
Painel de instrumentos da nova XRE 300 Sahara
A força desta configuração vem acompanhada do esmero em detalhes importantes, como por exemplo o novo painel digital LCD Blackout. Ele dispõe indicador de marcha e todas as informações que permitem controlar efetivamente parâmetros essenciais, como velocidade instantânea, média, rotação do motor, nível do combustível, quilometragem total e parcial (A e B), consumo de combustível e médio, e tensão da bateria. O alto contraste da tela e padrão do grafismo facilita a visualização em diferentes condições de iluminação. Relógio e indicador de manutenção periódica – além das tradicionais luzes-alerta – definem um standard superior da Sahara 300 neste item.