HONDA 45 anos – O poder dos sonhos
Um evento realizado pela Honda à imprensa especializada em comemoração aos 45 anos de instalação no Brasil e 40 anos da história da CG proporcionou aos participantes a experiência única de “degustar” as relíquias que ficam no Museu em Indaiatuba. Os jornalistas puderam ter a experiência de pilotar desde primeira até a última geração da CG, ou seja, a CG 125 “bolinha” de 1976 até o modelo atual que conhecemos hoje em 2016.
Mas essa história começou bem antes no Japão com um menino curioso chamado Soichiro Honda que aos 8 anos já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas invenções. Quando tinha 16 anos Honda saiu de Hamamatsu, e foi para Tóquio trabalhar como aprendiz em uma oficia mecânica, alguns anos depois retorna á sua cidade natal e abre sua própria oficina. Trabalhava dia, noite e até dormia na sua oficina. Sempre foi sonhador, mas também muito determinado e imaginava uma maneira de sua bicicleta motorizada levá-lo mais longe e foi assim que em 1948 ele fundou sua pequena fábrica que levou seu sobrenome.
O sonho cruzou o mundo e pousou no Brasil para fazer história! Em 1970 a Honda iniciou a parte comercial no Brasil como importadora e devido a restrição da importação de motocicletas no início da década de 70, resolveu se estabelecer em Manaus como fabricante e começou a operação em 1976 com a produção da CG e desde então não parou mais de inovar. Confira a evolução da Honda o Brasil:
Confira a galeria de fotos da evolução da Família CG, que foi marcada pelo compromisso da Honda de estar sempre surpreendendo o seu público com produtos de qualidade e avançada tecnologia, e isso foi possível comprovar, após pilotar o modelo “bolinha” de 1976, que tinha câmbio de quatro marchas todas para baixo e freios dianteiro e traseiro nada sensíveis ao toque como os modelos atuais. Foi uma experiência fantástica poder fazer esse comparativo entre todos os modelos desde a sua fabricação. Realmente essa “degustação” foi muito além das expectativas de alguém apaixonada por duas rodas como eu.
Ao longo desse período a Honda teve muitas conquistas e isso só foi possível devido à persistência e dedicação de diferentes gerações de colaboradores, fornecedores e concessionários que, movidos pelo espírito de inovação e trabalho em equipe, superaram os desafios ao longo do caminho. Confira um pouco mais dessa história:
1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.
1975 – O governo vetou a importação de motocicletas, o que fez com que a Honda antecipasse seu projeto de iniciar a produção nacional na Zona Franca de Manaus (AM).
1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.
1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.
1987 – Início das atividades da Seguros Honda, precursora no mercado de motocicletas, que chegou com o grande desafio de criar e expandir a cultura de seguros para o segmento. Hoje a empresa já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.
1992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda. Para a nossa estreia no segmento trouxemos os modelos: Civic, versões sedan, hatch e CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, Odyssey e o esportivo Prelude. Pouco tempo depois passamos a comercializar também o cupê Legend. Nosso carro chefe, o Civic, estava em sua 5ª geração mundial e possuía, entre outros atributos de destaque, airbags para motorista e passageiro, um grande avanço em comparação aos automóveis nacionais da época.
1997 – Assim como as motocicletas, os automóveis Honda caíram no gosto dos brasileiros, fazendo com que a empresa investisse em uma nova unidade produtiva no País. É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.
1998 – A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.
2000 – Com a missão de tornar-se a melhor opção de financiamento dos produtos da marca, o Banco Honda foi criado em julho de 2000 para oferecer suporte e condições competitivas às operações das concessionárias.
2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).
2013 – Honda inicia a construção da sua segunda fábrica de automóveis do Brasil, em Itirapina, interior de São Paulo. A unidade, recém-concluída, terá capacidade produtiva de 120 mil unidades/ano, ou seja, quando iniciar as operações, poderá dobrar o volume de produção da Honda no mercado nacional.
2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.
2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS). O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.
2014 – É inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda, em Sumaré, interior de São Paulo.
2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.
2016 – São 45 anos de história no Brasil para comemorar. E muito mais ainda está por vir!
Nestes 40 anos, segundo a montadora, foram 23 milhões de produtos fabricados, entre motos, automóveis e produtos de força, 10 mil colaboradores ativos, 1500 pontos de venda, duas fábricas em operação, uma unidade produtiva em construção, três Centros Educacionais de Trânsito, dois Centros de Pesquisa & Desenvolvimento, dois Centros de Treinamento Pós-vendas e cinco Centros de Distribuição de Peças.
E fica a lição de que mesmo com todos os desafios e obstáculos enfrentados por Soichiro Honda ele não se deixou abater e hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.
Acompanhem-me pelas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/MarciaReisPilotoSBK
Fan Page: https://www.facebook.com/marciareis97/
Blog: http://quersabermr97.blogspot.com.br/
Instagram: @marciareis97
Sites:
https://www.mulheresdemoto.com.br/
http://sitepapocabeca.com.br/category/esporte/