Levanta e Sacode a Poeira!

Como reagir depois de uma queda de moto?
Dizem que existem dois tipos de pessoas no mundo: as que andam de moto e as que gostariam de andar. Eu, complementaria com: as que já caíram e as que irão cair.
Posso afirmar por experiência própria que, após um acidente, pensamos diversas vezes se vamos continuar a pilotar e, a resposta é sempre Sim!
Moto em latim significa ”Movimento”, ela precisa se movimentar para ter equilíbrio, caso contrário ela cai.
Após uma queda, mesmo que não tenha sido nada de grave, o ideal é voltar aos poucos, deixar que corpo e mente voltem naturalmente, ou seja, dê um tempo, pare em algum local, tome um café (ou um chá) para se acalmar. Não force a barra, nem lute contra sua ansiedade. O melhor remédio é o tempo que vem da experiência. O que você não pode é fazer da queda um trauma para o resto da vida.
Daí você vai falar: “Eu cai agora estou com medo de pilotar”. Bom, daí eu te digo, o medo é a sensação de ansiedade diante do perigo. Mas, o medo em excesso também prejudica porque tende-se a pilotar muito devagar e frear demais e desnecessariamente. Naturalmente, a moto é um veículo pouco visível e andar muito devagar pode representar mais risco do que uma solução.
Uma das regras de sobrevivência dos motociclistas é andar um pouco acima da velocidade normal do tráfego.
Na verdade, o fator decisivo na segurança é a atitude, a forma preventiva ao pilotar. Mas deve-se usar sempre os equipamentos de proteção.
Outro fator muito importante é usar os freios corretamente. Já ouvi gente dizer que usar o freio dianteiro faz a moto capotar (kkkkk). Bobagem nascida nas bicicletas!! Isso não é verdade, use os freios de forma progressiva, não tudo de uma vez.
Sem usar o freio dianteiro a moto perde mais de 70% de capacidade de frenagem. É preciso usar os dois freios ao mesmo tempo !!
Agora, se a queda for grave, chame imediatamente uma ambulância ligando para o número 192. A gravidade da queda depende da altura e da forma como o motociclista caiu, no entanto, alguns sintomas de alerta são: perda de consciência por mais de 2 minutos, vômitos constantes, dor de cabeça intensa e incapacidade para movimentar qualquer parte do corpo.
E lembre-se: Você começa a vida sobre duas rodas com um pote cheio de sorte, e outro de experiência vazio.
Experiência é a medida certa para nossas aventuras. Parabéns pelo artigo 😉