Honda e Yamaha suspendem participação no SBK Brasil
Decisão da montadora foi tomada após a morte do piloto Danilo Berto
As assessorias de imprensa da Honda e Yamaha anunciaram que irão suspender suas participações no SuperBike Brasil, após acidente de Danilo Berto.
Primeiramente, a medida é temporária será até que as causas do acidente do piloto Danilo Berto sejam esclarecidas.
Visto que Danilo Berto, de 35 anos, faleceu neste domingo, 26 de maio de 2019, após um acidente no Autódromo de Interlagos.
O piloto competia na categoria SKB Extreme e se acidentou na curva do Pinheirinho, só que não na corrida. O acidente aconteceu durante o treino de aquecimento, que antecede a competição.
Danilo Berto foi lançado para atrás da barreira de pneus. Logo em seguida piloto foi prontamente socorrido e levado ao Hospital das Clínicas.
Com ferimentos na perna e no tórax, Danilo passou por cirurgia mas acabou não resistindo.
Sua morte foi confirmada no final da tarde por José Carlos de Moraes, dono da Pitico Race Team (PRT), equipe pela qual Danilo Berto corria. Em nota, a equipe disse estar sofrendo uma “dor dilacerante”.
Primeiramente a Honda se pronunciou sobre a suspensão temporária do patrocínio. Logo depois foi a vez da Yamaha.
Confira o comunicado da Honda Racing na íntegra
“A Honda recebeu com profundo pesar a notícia da morte do piloto Danilo Berto da equipe PRT (Pitico Racing Team), confirmada neste domingo (26), em decorrência do acidente sofrido durante a terceira etapa do SuperBike e presta solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade da motovelocidade no Brasil.
A Honda decidiu suspender temporariamente sua participação em todas as categorias e o patrocínio ao SuperBike Brasil, até que as causas sejam esclarecidas e medidas efetivas sejam tomadas pela organização para atestar as condições de segurança aos participantes.
Confira o comunicado da Yamaha na íntegra:
A Yamaha Motor do Brasil lamenta o acidente que vitimou o piloto Danilo Berto, da Equipe PRT Racing, ocorrido no domingo 26/05, no Circuito de Interlagos, durante o aquecimento da categoria Extreme do SuperBike Brasil, e presta condolências aos familiares e amigos.
A Yamaha informa que irá suspender temporariamente o patrocínio ao SuperBike Brasil e sua participação com a categoria R3 Cup. A suspensão seguirá até que a organização do SuperBike Brasil apresente medidas adicionais que efetivamente comprovem a segurança dos participantes.