Conheça a nova Cityclass 200i
A DAFRA apresentou recentemente a novíssima Cityclass 200i. A chegada dessa nova scooter acirra ainda mais o setor de motonetas de baixas cilindrada e torna-se uma boa opção de compra para os consumidores.
A nova scooter da montadora brasileira, que já possui em seu portfolio as Citycom 300i e Maxsym 400i, pode tanto competir com scooters menores disponíveis no mercado brasileiro, como a PCX 150 ou a Burgman 125, bem como criar uma nova categoria, intermediária, entre as scooters disponíveis no Brasil.
A 200i possui motor de 200 cm³ com injeção eletrônica, prometendo alcançar potência máxima de 13,8 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 13,9 Nm a 6.000 rpm.
Além do motor, a Cityclass 200i apresenta como diferencial rodas grandes aro 16”, antes uma exclusividade do modelo de 300cc. As rodas merecem destaque devido a “grande qualidade” do asfalto brasileiro. As rodas grandes aumentam a segurança ao passar por irregularidades e buracos, além de melhorar a estabilidade e o conforto. Em comparação com outras a Cityclass 200i sai na frente, por exemplo, da Honda PCX 150 que possui rodas aro 14.
Outro destaque que eleva o patamar de segurança é o freio a disco na dianteira e na traseira com sistema de acionamento combinado FH-CBS (Full Hidraulic Combined Brake System), mais eficiente e preciso do que outros sistemas disponíveis no País.
“O mercado brasileiro está aos poucos aprendendo a apreciar os inúmeros benefícios de um veículo como o scooter e, sem falsa modéstia, nós da DAFRA contribuímos para chegarmos a este momento, trazendo produtos que realmente estão de acordo com nossas necessidades”, afirma Sérgio Dias, diretor comercial da empresa. “Assim como para nossos outros modelos, o Citycom 300i e o mais recente Maxsym 400i, ser um produto completo, atual e com um custo-benefício bem acima da média são os grandes trunfos do novo Cityclass”.
Outro ponto de destaque no Cityclass 200i é o assoalho plano, um clássico dos scooters europeus. Além de mais espaçoso, possibilitando que as pernas se acomodem sobre a plataforma, permite que o motociclista suba no scooter sem ter de montá-lo. E mais, facilita o uso pelo público feminino, que pode aproximar as pernas se quiser usar saia, por exemplo.
“A experiência de vários anos atuando neste segmento nos trouxe muito aprendizado e um deles é que o consumidor brasileiro quer muito mais de um scooter. Ele busca segurança, agilidade e conforto para rodar na cidade, por isso o motor maior de 200cm, as rodas grandes aro 16” e o assoalho plano. Ele quer um produto bonito, moderno e valoriza comodidade, e para isso temos itens como USB, abertura do compartimento sob o banco na ignição, sem precisar desligar o scooter, painel com relógio, entre outros”, explica Victor Trisotto, diretor de engenharia da DAFRA.
O scooter Cityclass 200i traz vários itens de comodidade, como transmissão automática CVT, porta objetos com fechadura e entrada USB para carregar o celular, o GPS ou outro dispositivo, assento em dois níveis com tecido antiderrapante, gancho para sacolas que suporta até 2kg e completo painel que combina elementos digitais e analógicos mostrando conta-giros, indicador de nível de combustível, relógio, hodômetros total e parcial, alerta de manutenção, dentre outros. Também de série o novo scooter DAFRA traz bagageiro traseiro, que facilita a instalação de bauleto.
Embora a DAFRA alegue que o compartimento sob o banco da Cityclass 200i acomode capacetes de qualquer tamanho, precisaríamos checar essa informação em um futuro teste. E se o scooter tiver um bom espaço sob o banco (como o da Lead 110, que pode ser considerado o melhor) esse pode ser outro grande diferencial da nova motoneta pois, além do capacete do piloto, muitas vezes é necessário carregar capacete do garupa, bota de chuva, capa, bolsa ou mochila, livros e etc.
O modelo pode ser encontrado nas lojas nas cores disponíveis pérola e preta/prata com preço público sugerido de R$ 9.390,00.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAFRA CITYCLASS 200i
Motor | Tipo | OHC, 4 tempos, Monocilíndrico |
Refrigeração | Ar e óleo | |
Taxa de Compressão | 9,7:1 | |
Cilindrada | 199,1 cm3 | |
Diâmetro x Curso | 65 X 60 mm | |
Válvulas | 2 | |
Acionamento | Corrente de Comando | |
Potência | 13,86 cv a 7.500 rpm | |
Torque | 1,41 kgf.m a 6.000 rpm | |
Consumo (conforme norma NBR 7024) | 30,84 km/l – Ciclo WMTC Classe 2 | |
Transmissão | Automática CVT | |
Filtro de Ar | Papel | |
Sistema de lubrificação | Forçada / Bomba trocoidal | |
Filtro de Óleo | Tela | |
Rotação de marcha lenta (RPM) | 1.700 RPM ± 150 rpm | |
Alimentação | Injeção eletrônica (Dellorto) | |
Assento | Único, anatômico, em dois níveis e com tecido antiderrapante | |
Tampa do tanque | Abaixo do assento | |
Compartimento principal | Capacidade para capacete fechado | |
Abertura do compartimento principal | Via chave no contato de ignição, sem necessidade de desligar o scooter | |
Compartimento porta-objeto | Com fechadura e entrada USB | |
Painel | – Funções digitais | SIM |
– Indicador de combustível | SIM | |
Indicador de reserva de combustível | SIM | |
– Velocímetro | SIM | |
– Relógio | SIM | |
– Hodômetros parcial e total | SIM | |
– Indicador de direção | SIM | |
– Indicador farol alto | SIM | |
– Luz do gerenciamento da FI | SIM | |
– Tacômetro (RPM) | SIM | |
– Alerta de temperatura do motor | SIM | |
– Alerta de troca de óleo | SIM | |
Chassi (tipo de chassi) | Underbone/Plataforma | |
Sensor de cavalete lateral | SIM | |
Sensor de inclinação | SIM | |
Engine stop | SIM | |
Capacidade de carga do compartimento sob o assento | 10 kg | |
Volume do compartimento sob o assento | 15,4 l | |
Capacidade de carga do bagageiro | 3,5 kg | |
Capacidade de carga do gancho frontal | 2 kg | |
Freio Dianteiro | Discos 240 mm, triplo pistão | |
Freio Traseiro | Disco 220 mm, pistão 35mm | |
FH-CBS (Full Hidraulic Combined System) | ||
Dimensões | Comprimento total | 2.087 mm |
Largura total | 711 mm | |
Altura total | 1.300 mm | |
Altura do assento | 785 mm | |
Altura da empunhadura | 1.060 mm | |
Entre-eixo | 1.440 mm | |
Distância ao solo | 128 mm | |
Peso seco | 135 Kg | |
Peso em ordem de marcha | 146 kg | |
Peso máximo admissível | 150 kg | |
Capacidade do tanque | 6l (Reserva: 1,2l) | |
Pneu/ Roda | Dianteiro | Pirelli Tubeless Diablo Scooter 100/80-16 M/C 50P |
Traseiro | Pirelli Tubeless Diablo Scooter 120/80-16 M/C 60P |
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Pressão Dianteiro (1 pessoa/2pessoas) | 25 PSI / 25 PSI | |
Pressão Traseiro (1 pessoa/2pessoas) | 28 PSI / 32 PSI | |
Suspenção | Dianteiro | Garfo Telescopico Curso 87 mm |
Traseiro | Biamortecida Curso 65,6 mm – Ajustável | |
Trail | 144 mm ± 2 mm | |
Ângulo de Caster | 27 graus ± 0,5 graus | |
Embreagem | Seca, centrifuga | |
Sistema Elétrico | Ignição | ECU |
Partida | Elétrica | |
Sistema de carga | Rotor / Estatir | |
Bateria | 12V 9Ah Heliar | |
Lâmpada Farol / alto | 35W / 35W – HS1 | |
Lampejador | SIM | |
Lâmpada Seta | 10W | |
Lanterna Traseira | 5W / 21W | |
Indicadores Painel | LED | |
Lâmpada Placa | 5W |