O cansaço é apontado como causadora de pelo menos 60% de acidentes nas estradas, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego. E como a polícia não tem como controlar a situação dos motoristas e motociclistas, cabe o bom senso de todos e cuidar para o cansaço não seja um problema numa viagem que tem tudo para ser memorável.
Assumo que já estive em situações muito desconfortáveis lutando contra o cansaço viajando de moto. O sono veio, mas por estar sozinho na estrada e longe de um lugar seguro tive que rodar cerca de 3 horas até que pudesse me recuperar (não foi nada agradável).
Há o caso de um amigo que estava indo para Goiás para um evento de moto e depois de três horas de viagem, saindo de Belo Horizonte, começou a sentir sono. Relutante, o jovem adormeceu em cima da moto a 100km/h. O que aconteceu? Acordou quando já estava sendo arrastado no asfalto (mas estava equipado e não se machucou).
Esse foi só mais um acidente registrado que poderia ter sido evitado com uma boa noite de sono, por exemplo. Já pensou se ocorre com você? Para evitar veja algumas dicas. Depois de ler não terá desculpa!
Durma bem!
Na noite que antecede a viagem lute firmemente contra a ansiedade e durma bem. Nessas horas vale até uma meditação (rsrs). Eu sei que uma viagem, principalmente as longas e as que demandaram meses de planejamento geram muita expectativa e ansiedade; mas lute contra isso. Uma noite bem dormida antes de qualquer viagem de moto não tem preço e evita muitos transtornos.
A rota
Escolha estradas que ainda não conheça, pois tudo será novidade. Se tiver paisagens diferentes será ainda melhor, porque não terá tempo para o sono. Mas atente-se para a quantidade de curvas e buracos no percurso que escolher. As duas coisas podem deixar sua viagem muito cansativa.
Alimentação
Evite alimentos pesados antes e durante de sua viagem. Explicando: o processamento de alimentos pesados, como os ricos em gordura, exigem do corpo muita energia, e isso prejudicaria o seu desempenho na moto. Sacou? Bem simples! É só não exagerar.
Paradas
É bom chegar logo no destino, mas não deixe de fazer algumas paradas. Tomar água, ir ao banheiro, esticar o corpo, são atitudes importantíssimas para aguentar uma viagem dessas. Pelo menos de 2 em 2 horas ou a cada 200km. É o suficiente para restaurar as energias.
E se estiver anoitecendo, prefira buscar um hotel para dormir e continuar no dia seguinte. No período da noite estamos muito mais suscetíveis ao cansaço e a outras situações de dificuldade que podem provocar acidentes.
Viagem em grupo
Não está muito no meu histórico de viagens, mas sugiro viajar em pequenos grupos. Andar sozinho facilita a perda de concentração e o cansaço. Já estive nas duas situações e estar acompanhado, por pelo menos mais duas motos, faz muito a diferença.
Playlist (para os solitários)
Caso você não goste de jeito nenhum de rodar acompanhado, prepare uma playlist. Essa será sua companheira pelos quilômetros que rodar. Claro! Prefira as músicas mais animadas. Música clássica nessas horas pode não ajudar muito.
Pronto! Na primeira oportunidade coloque essas dicas em prática. E se tiver mais, deixa aí nos comentários. Combinados assim? Boa viagem e até a próxima.
Leia também – Diferença: Usar viseira aberta e capacete sem viseira