Como está a oferta de produtos e acessórios de moto para mulheres?
O número de mulheres motociclistas vem crescendo nos últimos anos, demandando produtos e serviços de fabricantes, mas será que a oferta de produtos e acessórios de moto para mulheres também aumentou?
Fizemos um Raio-X dos principais produtos oferecidos para as mulheres de moto e vimos que resposta a é sim. A oferta aumentou, porém, ainda é insuficiente.
Embora pouco exploradas, as mulheres motociclistas são consumidoras em potencial. Isto é, porque além de piloto, a mulher também é garupa. E quanto mais os pilotos tomarem consciência de que a garupa também deve estar devidamente protegida (equipada), mais as mulheres vão demandar produtos e acessórios de moto.
A vantagem de valorizar as mulheres quando ainda são garupas é que ao se tornarem pilotos elas continuarão fieis à marca. E isso vem ocorrendo com mais frequência do que se pode imaginar. Nas redes sociais muitas mulheres relataram que começaram a andar de moto de tanto acompanhar seus maridos em passeios e viagens.
Há tempos que a Harley-Davidson sabe da importância das mulheres e oferece uma vasta linha de produtos e acessórios para meninas, como camisetas, jaquetas, cintos e botas. Além disso, a montadora americana lançou, nos Estados Unidos, um grupo de interesse focado só em mulheres chamado Woman Riders. Além de realizar cursos de pilotagem, divulgar histórias de outras pilotos e dar assessoria na escolha da motocicleta, o grupo realiza diversos eventos focados só para elas, como o Garage Party.
De olho no interesse feminino pelas motocicletas, em 2012, a Dafra lançou a scooter Smart Joy na cor azul e stickers bem femininos, provando que mulher não “vive só de rosa”. Seguindo o caminho da Dafra, a Yamaha lançou, em 2013, uma edição especial da Crypton, a Crypton Penelope Charmosa, com grafismo e cores especiais em referência à personagem do desenho Corrida Maluca.
Produtos e acessórios de moto para mulheres
Em relação ao vestuário, a oferta de produtos e acessórios de moto para mulheres tem crescido nos últimos anos, principalmente em relação aos capacetes. Nos dias de hoje é possível ver diversos modelos, com grafismos e cores que agradam desde as mais clássicas até as mais femininas.
Embora muitas mulheres não gostem de cores ou motivos mais femininos, preferindo cores mais escuras e grafismo mais clássico, rosa e lilás são as cores predominantes nos capacetes e preferidas pela maioria, inclusive nas duas votações de capacetes realizadas no facebook (veja aqui) os modelos mais curtidos eram em cor rosa.
Diferente dos capacetes, a maioria das jaquetas disponibilizadas no mercado brasileiro é em cores escuras, como preto e chumbo, sendo alguns modelos escuros combinados com cores ou detalhes em vermelho, rosa, branco ou azul celeste. É quase que unanimidade as jaquetas terem um corte mais acinturado, valorizando o formato da mulher.
Em contra-partida, no exterior são fabricados diversos modelos e cores, inclusive claras, como os da marca Icon, com o objetivo de agradar a maioria das mulheres.
Talvez as calças de proteção sejam o calcanhar de aquiles das fabricantes de produtos e acessórios pois, a mulher, principalmente a brasileira, é vaidosa e quer uma calça que valorize suas curvas (afinal, para isso foram gastas horas na academia) e ainda são poucas as calças de proteção – em couro ou cordura – que se moldam ao corpo feminino.
Pensando nisso a Alpinestars criou a linha Stella Vika, baseada no conceito Fashion-Function, ou seja na moda e funcional. A calça da linha Vika além de moldar o corpo, valorizando a silhueta, tem proteção diminuindo os danos das mulheres motociclistas em caso de quedas.
No Brasil, a HLX lançou uma calça jeans com proteção nos joelhos e no quadril. Embora o jeans não seja tão resistente quanto o couro ou à cordura, ela é uma opção para as meninas que já usam jeans durante a pilotagem, pois a calça possui proteção nos joelhos e quadril.
As poucas opções de botas que existem para mulheres têm poucos detalhes ou cores femininas. A maioria é preta. Más, já começa a existir no mercado botas com saltinho. Pequenos saltos não prejudicam a pilotagem e ainda dão um charme à mulher, como a bota da Apex.
Para a proteção das mãos existem algumas opções de luvas no mercado, algumas mais simples e outras com mais proteção ou impermeáveis. Alguns fabricantes oferecem ao público luvas unisex, sendo a luva com detalhes em vermelho “destinada” às mulheres. No entanto, a mão da mulher é diferente da do homem, e essa por falta de opção acaba comprando uma luva P masculina.
Embora a capa de chuva não seja um equipamento de segurança, no entanto ela é um item essencial para a motociclista pois ao se proteger da chuva, além de chegar sequinha, as mulheres conseguem se concentrar mais na pilotagem.
Existe uma variedade de cores de capas de chuva femininas, inclusive a maioria delas é acinturada. Porém, o conjunto (calça e jaqueta) ainda não valoriza a mulher em nada. Falta criatividade das fabricantes em criar uma capa de chuva bonita.
Opinião dos lojistas
Conversamos com diversos lojistas da região da General Osório e eles têm percebido o aumento do público feminino. Entretanto, muitos citaram que diversos produtos femininos são vendidos para a garupa. Em algumas lojas, o percentual de venda para casal é de 60{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857}.
Em relação à oferta de produtos e acessórios de motos para as mulheres, eles foram unânimes, as mulheres reclamam que ainda faltam produtos.
Segundo os comerciantes, a principal queixa das mulheres é pela falta de opções de modelos. Ou seja, não basta ter um modelo com várias opções de cores, as consumidoras querem mais modelos! E dentre os itens vendidos, os que mais sofrem queixas são as luvas. Há pouca opção de marcas, modelos e cores.
De maneira geral podemos dizer que embora a oferta de produtos e acessórios de moto para mulheres tenha aumentado ela tem espaço para crescer ainda mais.
E vocês meninas, também acham que faltam produtos e acessórios de moto para mulheres? Deixe seu comentário ou sugestão de pauta nos comentários abaixo. Compartilhe sua opinião com a gente.
Os fabricantes de roupas para andar de motocicleta não entenderam ainda o que os fabricantes de roupas normais já levam como regra: A mulher não compra porque necessita (logico que a primeira jaqueta e calça pra moto ela vai necessitar), mas depois disso ela compra por estética. Ela não quer andar toda vida com a mesma jaqueta daquela marca famosa, campeã de vendas aqui no país que tem um único modelo de jaqueta feminina, porque ela vai chegar no evento de moto ou no grupo de motociclistas amigos e as outras mulheres estarão com o mesmo modelo de jaqueta, sejam elas pilotos ou apenas garupas. A industria que faz as roupas de proteção não acordou ainda que a mulher compra as cores que estão na moda e mais do que mostrar feminilidade ela quer se mostrar atual, se sentir bonita. Não é porque é mulher que tem que usar rosa ou lilás, existem outras cores que se bem trabalhadas e aliadas ao modelo bonito de roupa, deixa a mulher super bonita e sexy. Esses modelos acima que você colocou, de oncinha são mega lindos mas é tudo na gringa ainda né? O homem compra uma jaqueta com proteção e usa até ela se desmanchar mas a mulher não é assim, ela sempre está a procura de novidade por mais que uma jaqueta custe caro, se ela gostar do modelo ela vai parcelar, vai fazer o que precisar mas vai comprar.
Falou tudo Carol!
hmmm…prefiro nem comentar…tenho uma cbr 600 rr e infelizmente não existe roupas femininas para motos supersportivas…fato que preciso de uma bota, e já tem um mês não encontrei nenhum fabricante…nem alpinestar…nem texx…nem x11…nem puma….enfim…já procurei no Brasil e no Paraguai nem pela internet…assim como a bota…infelizmente também não se encontra macacão de couro apenas roupas corduro… gostaria de uma dica das colegas motoqueiras, o que fazer neste caso??
Comprar no exterior… infelizmente
Litza Amanda Pagliari Olá …Infelizmente não tem nada no exterior também. …Já procurei em vários lugares. ..Infelizmente os fabricantes só fazem roupas e botas para garupas….
Talita Ribas,olha o site sa Icon, minha marca preferida… rideicon.com
Nossa se falta produtos aí em São Paulo imagina aqui na Bahia?!?!? Não tem nada mesmo…improviso toda minha roupa…adoraria ter mais opções…penso em ir ao Rio ou São Paulo para resolver isso…ou quem sabe mandar fazer na costureira…rsrsrs
Concordo há um mercado em expansao neste setor pena q os lojistas naum s dram conta ainda faltam roupas em tam. proprios e acessorios
Conheci hoje seu site e estou amando, eu ainda não sei pilotar, sou garupa, mas viajo bastante com meu esposo e sinto muita falta de produtos para mulheres , gostei da materia.
Recentemente comprei um capacete. Queria um capacete para velocidades mais altas e com um desempenho melhor (shark, shoei, agv, etc…). Infelizmente, a variedade que os fabricantes oferecem é baixa e para piorar os “lojistas” quase não compram os modelos femininos! Demorei para encontrar um e tive que comprar pela internet (um Shark). Vamos ver se melhora com o tempo…rs