Causas dos Acidentes com Motocicletas
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC), em parceria com diversos órgãos públicos e privados como CET, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com o apoio da Abraciclo, sob coordenação do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), realizou a mais completa pesquisa sobre as causas dos acidentes com motocicletas.
As informações das 326 vítimas foram coletadas na cidade de São Paulo, de janeiro a maio de 2013, e trazem revelações surpreendentes: um a cada quatro acidentados tinha feito uso de drogas/álcool e a maioria das vítimas usavam a moto como meio de transporte, cerca de 2 horas por dia.
A maioria dos acidentados foram homens, com idade média de 30 anos, que utilizavam a moto como meio de transporte, com Ensino Médio completo e remuneração entre 1 a 3 salários mínimos.
Se você mora em São Paulo e preenche o perfil acima, suas chances de sofrer um acidente são grandes. A “sorte” é que, nos caso dos pesquisados, 48{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} sofreram lesões leves, e apenas 2{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} faleceram. Esses acidentes poderiam ter sido evitados majoritariamente se os condutores de carro e motocicleta agissem com prudência.
Os dados apontaram que nos casos de acidentes com motocicletas pesquisados, 88{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} ocorreram por IMPRUDÊNCIA na condução, cuja culpa divide-se igualmente entre os próprios motociclistas e outros veículos.
61{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} dos acidentes ocorreram em ruas e avenidas, sendo que na maioria dos casos a pista estava em boas condições de pilotagem – em 94{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} dos casos a pista estava seca, 67{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} ocorreram durante o dia, 25{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} das motos estavam com garupa e 18{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} ocorreram às sextas-feiras.
A pesquisa mostra que 13{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} das causas dos acidentes com motocicletas ocorreram por excesso de velocidade – na maior parte deles, eram as motos que estavam acima do limite de velocidade.
Pasmem, 9,8{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} não usavam capacete! Andar de moto sem capacete no trânsito de São Paulo é praticamente suicídio, sem contar que se pego o condutor perde a habilitação… Isso quando o condutor possui habilitação.
Segundo a pesquisa, 23{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} dos acidentados não possuíam habilitação – sendo esses condutores apenas homens – no momento do acidente. As lesões graves foram mais predominantes nas vítimas sem habilitação, o que demonstra uma ligação direta entre a falta de habilitação e a gravidade da lesão.
Em relação aos equipamentos de segurança, dos 90,2{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} que usavam capacete no momento do acidente, apenas 17,8{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} estavam utilizando jaqueta e bota, sendo que destes 31{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} eram motofretistas e 14{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} eram motociclistas. Provavelmente os motofretistas usavam jaqueta e bota devido à fiscalização que ocorre em cima desses profissionais.
Além disso, a pesquisa apontou que embora os equipamentos sejam muito eficientes contra escoriações, eles não amenizam os casos de acidentes com fraturas por conta do impacto na queda.
Dentre os acidentes causados por problemas com a moto, a falta de manutenção, principalmente em freios e pneus, foi a maior responsável, além disso, dentre os acidentes destacados por falta de manutenção na pista, falta de sinalização, buracos e ondulações na pista foram os principais problemas apontados.
De maneira geral a pesquisa apontou que a imprudência é a maior responsável pelos acidentes com motocicletas, sendo a culpa igualmente dividida entre os condutores de carro e moto. A falta de experiência no trânsito e a falta de conhecimento em direção defensiva também contribuíram para aumentar as estatísticas de acidentes.
Para saber mais sobre a pesquisa das causas dos acidentes com motocicletas acesse o site da IOT: iothcfmusp.com.br