Bajaj completa 1 ano no Brasil com mais de 3.800 motos vendidas
Em seu primeiro ano de operação no país, a marca dobrou o número de concessionárias e anunciou investimento em fábrica própria no Brasil.
No último mês,
a Bajaj do Brasil iniciava oficialmente suas vendas no País. A operação começou com cinco concessionárias inauguradas simultaneamente no Estado de São Paulo. Elas foram distribuídas em 2 unidades na capital, 1 em Santo André, 1 em Jundiaí e 1 em Campinas.
Ao todo foram mais de 3.800 unidades comercializadas em 12 meses. Dessa forma, a Dominar 160 representou 11% desse volume, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 22% das vendas e a Dominar 400 por 67%.
Sendo assim, a Dominar 400 conquistou neste ano os prêmios: Grande Medalha de Ouro, da revista Moto Premium; Moto de Ouro, na categoria Trail, da revista Motociclismo e Moto Destaque, no Moto do Ano 2024, da Revista Duas Rodas.
Novas lojas da Bajaj
A crescente demanda pelas motocicletas da marca deu espaço para que a Bajaj do Brasil acelerasse a abertura de novas concessionárias. No último mês a marca chega a 10 lojas. Foram 5 em São Paulo (2 unidades na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André), 1 em Santa Catarina (Florianópolis), 1 no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 1 no Distrito Federal (Brasília), 1 na Bahia (Salvador) e 1 em Minas Gerais (Belo Horizonte).
Além disso, a performance positiva fez também com que a Bajaj anunciasse o investimento em sua fábrica própria, a ser inaugurada em 2024, em Manaus (AM). Assim, a planta será a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia e permitirá que a fabricante siga expandindo seu volume de vendas, sua rede de concessionárias e sua linha de produtos no País.
Outro destaque da atuação da Bajaj foram os Dominar Rides. Os passeios fazem parte da estratégia global da marca para fortalecer o relacionamento com os clientes e estimular o prazer de pilotar. Em 2023, foram realizados 9 Dominar Rides no Brasil, reunindo cerca de 300 participantes, que se encontraram em uma das concessionárias Bajaj. Desse modo, com o suporte do time do programa de experiências da marca, aproveitaram um dia agradável na estrada, conhecendo novas cidades e fazendo novos amigos.
Planos para 2024
Para 2024, está planejada uma agenda com mais de 20 passeios por todas as regiões do Brasil. Além das opções de Bate & Volta (passeios com 1 dia de duração), estão sendo programadas também viagens de dois ou mais dias pelos principais roteiros turísticos do País.
“2023 foi um ano muito positivo para a Bajaj. Conseguimos atingir nosso objetivo, entregando motos completas, a um preço acessível, o que despertou o desejo do público brasileiro. A ótima aceitação estimulou o investimento da matriz na nossa fábrica no País, que será inaugurada já em 2024.
Seguiremos trabalhando para ampliarmos a nossa linha de produtos no Brasil e expandirmos a rede de concessionárias para outros Estados brasileiros. Excelência no pós-vendas, disponibilidade de peças e ações de relacionamento com os clientes também seguirão sendo nossas prioridades no ano que vem”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Nova fábrica da Bajaj
A fábrica da Bajaj do Brasil está em fase de implementação e estrutura necessária para permitir o crescimento da fabricante no mercado latino-americano nos próximos anos.
De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil, maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor. Dessa forma, contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.
A fábrica da Bajaj Brasil estará localizada em Manaus (AM) e terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano. Assim, viabilizando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a nova planta no segundo semestre de 2024.
“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local. Além da construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Sharma.
Modelos disponíveis no mercado brasileiro
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro. São elas: Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM). Isso porque há uma parceria com a Dafra, fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil se concentre nas atividades comerciais e de atendimento a clientes durante este primeiro ano de operação.
Por fim, a proposta da marca é democratizar a escolha dos motociclistas brasileiros, trazendo motocicletas de alta qualidade e tecnologia, com ótimo custo-benefício. “Nós apostamos alto no Brasil. E nós, da Bajaj, quando entramos em um país, é para nunca mais deixá-lo. Nosso compromisso com o cliente é indiscutível”, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, em visita ao Brasil na ocasião do evento de lançamento oficial da marca no País, em dezembro de 2022.