Avaliação Honda XRE 190
Confira o test ride completo da HONDA XRE 190 com pontos positivos e negativos da nova on/off da montadora japonesa
Lançamentos de motocicletas sempre chamam a atenção, em especial quando se trata de novos produtos disponibilizados ao mercado como é o caso da Honda XRE 190.
A Honda do Brasil surpreendeu a todos ao anunciar o lançamento da mini trail, como nós já havíamos publicado anteriormente.
Agora chegou o momento de avaliar o desempenho dela nas ruas de São Paulo pois, embora venha com pneu misto e cara de OFF Road, fica clara sua vocação para uso urbano.
Nas fotos a motocicleta pode parecer pequena, mas não se engane pessoalmente a moto surpreende e revela-se um motão. Isso graças ao design da carenagem, principalmente a largura do tanque que deixam a XRE 190 com cara de moto robusta. Ponto positivo para o design.
Por outro lado, ela não é tão alta assim como sua irmã mais velha, a XRE 300. O banco tem apenas 83,6cm de altura do solo, pouco menos que a Bros 160, que tem 84,2cm.
Se visualmente a Honda XRE 190 chama a atenção, o torque também surpreende. Se alguém tem alguma dúvida sobre a semelhança dela com a Bros 160, ressalto que são motos diferentes. Não apenas de visual ou acabamento, mas principalmente pela entrega de motor, fazendo a pilotagem da 190 uma experiência de pilotagem.
Seus 1,68 kgf.m de torque a 6.000RPM (gasolina) deixam a motocicleta mais divertida e ágil para andar no trânsito. Já a Bros 160 possui 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (Gasolina).
Aliás, no vídeo é possível ver que em muitos momentos a XRE 190 saía na frente ao abrir o semáforo. Isso aconteceu constantemente.
O motor é um monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar, com 184,4cc, refrigerado a ar. Responde bem quando solicitado, mesmo em baixas rotações. Ideal para quem vai usar a motocicleta nas cidades, principalmente no corredor.
Podendo ser abastecido a álcool ou gasolina o motor da Honda XRE 190 gera potência máxima de 6,3 cv (Gasolina) e 16,4 cv a 8.500 rpm, ambos a 8.5000RPM. Cerca de 2 cavalos a mais que a Bros 160.
A pequena trail da Honda vem com pneu misto, sendo possível seu uso para todos os tipos de terrenos.
A suspensão dianteira é outro ponto de destaque. O garfo telescópico de 180 mm de curso amorteceu muito bem os diversos buracos das ruas de São Paulo. A suspensão traseira é Mono Shock com 150 mm de curso.
Não tive a oportunidade de testá-la na terra, porém ela se saiu muito bem nas ruas acidentadas de São Paulo, que lembram muitas vezes cidades do interior. Ponto positivo para os amortecedores, já consagrados na XRE300
Já visando se enquadrar na nova regra do Contran, que diz que as motocicletas de baixa cilindrada terão que ter freios ABS ou CBS, a Honda XRE 190 vem ABS de série apenas na Roda dianteira. Ambas as rodas possuem freios a disco com diâmetro de 240mm na roda dianteira e 220mm na roda traseira.
No minuto 3:02 do vídeo mostra uma freada brusca feita no corredor. Nesse e em outros momentos, que não aparecem no vídeo, foi possível testar a eficiência dos freios. Os discos foram precisos na frenagem e o ABS da roda dianteira não permitiu que travasse.
A posição de pilotagem é muito confortável. Tenho 1,77 de altura e tanto o encaixe das pernas, quanto a posição do guidão – com os braços mais abertos – deixar a pilotagem da Honda XRE 190 muito confortável e divertida. Ainda sobre o guidão, ele é um pouco mais largo que o guidão da Bros 160, mas nada que impeça passar com ela pelo corredor, como fica claro no vídeo.
Seu painel é 100%, trazendo informações como Odômetro, Indicador de combustível e contador de giros.
Ela possui 3 anos de garantia com óleo grátis, vem em 3 cores, verde, vermelha e preta. Mas a cor verde, da moto testada, foi a que chamou mais atenção na redação do Mulheres de Moto.
Resumo
Como usuária de Bros por muitos anos, posso dizer que sou “habilitada” para dar opinião sobre sobre Honda XRE 190. Aliás, é impossível não comparar ela com a Bros 160, até então referência da Honda no segmento on/off de baixa cilindrada.
Os números de motor e desempenhos são até parecidos, no entanto quando se pilota a XRE 190 da para sentir que a é uma motocicleta “viva” com “pegada”. Já a Bros 160 chega até ser um pouco “xoxa” em certos momentos.
Além disso é uma motocicleta ótima para o dia a dia e além de tudo você pode passear com ela. A Honda XRE 190 tem um visual requintado e detalhes como roda raiada na cor fumê, pintura perolada e acabamento da carenagem fazem com que você chegue “bem na balada”. O capricho no acabamento pode parecer um detalhe, mas faz muita diferença no conjunto final deixando ela mais sofisticada e bonita.
Só resta saber se o consumidor irá absorver o preço de R$13.300
REVIEW XRE 190
Design
Facilidade de Pilotagem
Tecnologia
Boa para garupa
Preço
Rede de assistência
Resumo
PONTOS POSITIVOS XRE 190: Dirigibilidade (agilidade no trânsito) Ciclística (facilidade de pilotagem) Design PONTOS NEGATIVOS XRE 190: Banco poderia ser mais macio Preço (a partir de R$13.300)
Um ponto negativo (tenho uma e estou adorando): o “pezinho” é muito alto. Vira e mexe preciso mudar a posição da moto pra que não tombe para o outro lado. #FicaDica