Abraciclo participa de intercâmbio com a Malásia conhecer para Motofaixas
A Abraciclo fez parte da comitiva internacional para conhecer os modelos de Motofaixas da Malásia.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo integrou a comitiva que visitou a Malásia para conhecer os projetos e modelos de motofaixas implantados na Malásia, país do sudoeste asiático. O convite partiu da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), da prefeitura de São Paulo.
Essa ação pode representar um grande ganho de conhecimento para o Brasil. Isso porque a Malásia é considerada um dos pioneiros em ações de políticas públicas nessa questão. Além disso, o país asiático possui mais de 460 quilômetros de vias para veículos de duas rodas. Assim, são cerca de 260 quilômetros de faixas exclusivas e outros 200 quilômetros de pistas não exclusivas para motocicletas.
Desde 1970, os malaios contam com motofaixas, sendo que a primeira foi construída com fundos do Banco Mundial. Com frota estimada em 29 milhões de veículos, 47% são motocicletas – a maioria de baixa cilindrada.
“A segurança viária é um dos pilares que direcionam as ações da Abraciclo. Uma de nossas principais missões é a conscientização para reduzir os riscos de acidentes e, com isso, promover a paz no trânsito”, explica o diretor executivo da Abraciclo, Paulo Takeuchi.
Programação da comitiva da Abraciclo
A agenda da comitiva incluiu visitas e reuniões com representantes do Centro de Pesquisa em Segurança Viária, da Faculdade de Engenharia Putra Malásia, da Miros (Malaysian Institute of Road Safety Research, órgão de pesquisa ligado ao Ministério dos Transportes Malaio) e à rede de concessionárias locais. Também fez parte da programação um passeio de motocicleta pelas motovias da região.
Sendo assim, o Diretor de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/São Paulo, Luiz Fernando Devico, apresentou para autoridades e especialistas malaios o projeto Faixa Azul, implantado com sucesso em duas das mais importantes vias da cidade de São Paulo: a 23 de Maio e a avenida dos Bandeirantes. Desse modo, desde sua implantação, há pouco mais de um ano, não foi registrado nenhum óbito na 23 de Maio. Com base nessa experiência bem-sucedida, a prefeitura pretende implantar mais 220 quilômetros da Faixa Azul na capital paulista.
Por fim, além da Abraciclo, o Sindimoto-SP (Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo) também fez parte da comitiva.