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A espera acabou! Confira preços e detalhes da Yamaha YZF-R15

Com design R-Series e tecnologia de última geração, a Yamaha YZF-R15 chega com preço sugerido de R$ 18.999, sem frete.

A Yamaha segue o caminho de inovação e diferenciação no mercado de motocicletas de menor cilindrada. Assim como estreou uma nova categoria street premium, com a Yamaha FAZER FZ15, em 2022, apresenta a revolucionária Yamaha YZF-R15, trazendo ao Brasil mais uma motocicleta da família R-Series, composta atualmente no Brasil pela YZF-R3 ABS.

Trata-se de uma esportiva de 155cc, completa e tecnológica, com atrativos até então só vistos em motos de maior cilindrada. Seu motor é de última geração, com comando de válvula variável (VVA) e arrefecimento líquido, quadro Deltabox, balança traseira da suspensão em alumínio, rodas e pneus largos, freios com ABS nas duas rodas e um design arrebatador. Unindo esportividade e performance com a versatilidade de uma motocicleta de uso cotidiano, ou seja, uma moto inspirada nas corridas para a correria do dia a dia.

De acordo com a marca, a nova YZF-R15 vem com garantia de três anos e revisão com preço fixo Yamaha. O preço público sugerido é de R$ 18.999, sem o frete.

DETALHES DA YZF-R15 

» DESIGN

Seu visual esportivo e moderno chama atenção por onde passa, graças às linhas marcantes e arrojadas, que carregam o DNA da R-Series.

O conjunto óptico da YZF-R15 tem uma luz de posição e farol de última geração de LED, garantindo maior amplitude de luminosidade de forma homogênea e abrangente, nos fachos de farol baixo e alto.

Além disso, o modelo conta ainda com lampejador de farol e lanterna traseira de LED, com maior eficiência na iluminação, fundamental para ser visto em condução noturna. As carenagens contam com um design que nos recorda as irmãs maiores.  

Assim, partindo para o painel, a YZF-R15 o painel multifunção é 100% digital com iluminação de led e fundo branco, garantindo ótimo contraste das informações no display, facilitando a leitura na pilotagem diurna e noturna.

Quando a motocicleta é ligada, uma sequência personalizável de texto animado é exibido na parte inferior da tela. Quando desligado, as informações na tela desaparecem suavemente.

No display estão o conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador VVA, que mostra quando o sistema privilegia o funcionamento esportivo.

Outro recurso destinado a esportividade, é o o Shif Light localizado na parte superior do painel. Ele indica o momento ideal para troca de marchas e pode ser ajustado pelo condutor para acender na rotação de sua prefência.

Merecem destaque, os indicadores velocidade média, de consumo instantâneo e média de consumo, perfeitos para quem busca economia.

Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip”, que indica a quilometragem percorrida na reserva de combustível, relógio, e ainda as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de temperatura do motor, alerta de funcionamento do sistema ABS e luz de advertência do motor.

» PERFORMANCE

O motor é um destaque da nova R15. O modelo é capaz de alcançar a potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e o torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm.

Do tipo monocilíndrico, com 155cc e taxa de compressão de 11.6:1, este motor foi desenvolvido com o objetivo de criar uma geração de propulsores compactos com eficiência e economia de combustível, atendendo todos os rígidos parâmetros mundiais de emissão de poluentes.

Com isso, o sistema de arrefecimento é do tipo a líquido, com o radiador posicionado à frente do motor. Dessa forma, o controle da temperatura da câmara de combustão é maior, tornando mais eficiente a queima da mistura ar/combustível, consequentemente melhorando o torque e a potência do motor.

Na alimentação do motor da R15, feita por sistema de injeção eletrônica, a posição do injetor de combustível é diferenciada. Ele fica próximo da válvula de admissão para melhorar a homogeneização da mistura ar/ combustível e reduzir a carbonização. Outro destaque é a enorme caixa do filtro de ar com volume de 5.5 litros. Ela resulta em maior potência e torque, na prática, acelerações e retomadas mais contundentes.

O destaque tecnológico deste motor fica por conta do sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas. Ele é capaz de oferecer um bom torque em baixas rotações, potência em médias e altas, e ainda assim garantir economia de combustível. 

Dessa forma, o sistema define o momento em que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo em que permanecem abertas. Tudo isso controlado através de uma unidade eletrônica. Dessa forma é possível ter duas características diferentes na mesma motocicleta. Na prática, o VVA faz com que a nova esportiva da Yamaha seja ágil nas arrancadas e retomadas no uso urbano, e tenha fôlego para encarar estradas.

» CONFORTO DA R15

A posição de pilotagem conta com pontos de apoio do condutor – guidão, pedaleiras e banco, que estão dispostos de forma a permitirem uma condução precisa e divertida.

O tanque de combustível de 11 litros – cuja tampa é do tipo aviação – foi projetado para garantir uma ótima acomodação ao piloto.

Como as outras motos R-Series, a nova R15 utiliza o sistema de semi-guidões, fixados junto à mesa superior, na ponta de cada um dos amortecedores dianteiros. Suas pedaleiras são confeccionadas em alumínio, assim como as do garupa. Por sua vez , estão posicionadas de forma a permitirem com que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.

Além disso, em dois níveis e bipartido, sua ergonomia favorece o encaixe das pernas junto ao tanque. A sua altura é de 815 mm do solo, facilitando o apoio dos pés no chão.

CONTROLE, PNEUS E SUSPENSÃO

Yamaha YZF-R15 (1)

Na R15, a união de elementos como a geometria do chassi Deltabox, com entre eixos reduzido de 1.325 mm, o baixo peso de 141 kg (em ordem de marcha). Além do tamanho das rodas de liga leve com 17”, fazem do modelo uma referência em agilidade e estabilidade. Assim, é capaz de desviar dos obstáculos com rapidez e de forma equilibrada.

Tudo isso faz da R15 uma motocicleta fácil e segura de ser conduzida, opção perfeita para motociclistas iniciantes e para os mais experientes, que buscam esportividade.

» Chassi

O modelo adota o icônico quadro Deltabox, desenvolvido nas pistas de corrida.

Com excelente equilíbrio entre rigidez e leveza, ele confere excelente estabilidade em altas velocidade e em curvas. Com ângulo de cáster – inclinação dos amortecedores dianteiros – mais vertical, com 25° e trail de 88 mm, os engenheiros da Yamaha encontraram o equilíbrio ideal de rigidez vertical, horizontal e torcional.

O nome “Delta” vem do triângulo – similar a letra delta do alfabeto grego. Isso porque se forma ao conectar os pontos de articulação, com a parte superior e inferior dos tubos principais, abaixo do tanque, convergindo para o ponto de ancoragem da balança da suspensão traseira. O quadro se assemelha a uma caixa para suportar esforços de torção.

Suspensões – As suspensões da YZR-R15 são nitidamente mais robustas quando comparadas às que equipam as motocicletas até 160cc disponíveis no mercado. Por isso, são capazes de filtrar as irregularidades do piso com eficiência.

Na traseira, a balança da suspensão totalmente confeccionada em alumínio, é do tipo monocross, garantindo baixo peso e minimizando torções.

Outro destaque da suspensão traseira – com curso de 97 mm (roda) – é a fixação do amortecedor através de links, que garante conforto e suavidade na absorção de impactos. A principal vantagem desse sistema em uma motocicleta é tornar o funcionamento mais progressivo. Isso porque tem um amortecimento que começa macio e fica mais rígido à medida que é mais exigido. Essa característica minimiza os riscos de que a suspensão chegue ao final de seu curso.

Rodas e pneus – Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da R15, inspirando arrojo e modernidade. Elas chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada, conferindo ainda mais imponência à moto.

O diâmetro de ambas é de 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas, e na traseira de 4,0 polegadas. Para calçá-las, a medida dos pneus é de 100/80-17 na dianteira, e na traseira – a mesma utilizada na irmã YZF-R3 –, é de 140/70-17.

Além disso, partindo para os freios, ela é capaz de parar em espaços curtos. Assim, alcançando um desempenho superior ao oferecido pelas motocicletas dessa faixa de cilindrada disponíveis no mercado. Graças ao poderoso conjunto dianteiro, composto por uma pinça de duplo pistão e um grande disco de 282mm. Na traseira, a R15 conta com disco de 220 mm e pinça de um pistão.

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Amanda Pagliari

Amanda Pagliari (SP) - Colunista, piloto de testes e apresentadora do Mulheres de Moto no Youtube. A bike influencer defende e incentiva o uso da motocicleta.

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