Apelido dos pilotos de MotoGP
Se você é fã de Moto GP, acompanha o campeonato ou mesmo se não curte muito, só de estar no meio motociclístico certamente já ouviu falar de “The Doctor” ou “Formiguinha”, até mesmo do “Imperador”. Mas ai, você sabe de onde vem esses apelidos dos grandes pilotos de Moto GP?
THE DOCTOR
Certamente o mais popular dentre o mundo da motovelocidade, Valentino Rossi, 9 vezes campeão do mundo, ficou conhecido nas pistas como “O Doutor” (abrasilerado). Rossi se deu esse apelido “The Doctor”depois de vencer o Mundial de 500cc em 2001, completando o que ele chamava de seu Doutorado de Corrida.
FORMIGA TÔMICA
Pequeno grande Marc Márquez, recebeu esse apelido em 2010, quando com 17 anos, dez vitórias, e 12 poles já era apoiado por um time de patrocinadores de primeira linha, sendo o segundo piloto mais jovem a ganhar o título. “Formiga Atómica” vem do seu grande esforço e um rigoroso programa de condicionamento físico para chegar aos 57 kg de peso (e 65 kg com os equipamentos de competição).
O ESPARTANO
Jorge Lorenzo, atual colega de equipe de Rossi é um dos pilotos mais coopenetrados e mais competitivo atualmente no Moto GP. Esse modo de vida. ele se espelhou nos espartanos. Os espartanos tinham por objetivo formar apenas guerreiros. Eram disciplinados, obedientes, cientes do dever e da honra buscando à manutenção do status. Por essa vida regrada visando sempre a vitoria, deu-se o apelido “Espartano”.
MIKE THE BIKE
Esse era o apelido de Mike Hailwood . Entre 1961 e 1967 não teve para ninguém nas modalidades de 500cc e 250cc. O apelido “Mike the Bike” deu-se por causa da sua alta capacidade e quitação natural para brilhar com diversos tipos de motores. O “piloto da pesada” ganhou 9 títulos mundiais.
SUPER SIC
Apelido do grande Marco Simoncelli. Um dos pilotos mais talento e mais carismático que ja passou pelo Moto GP. Sic é um advérbio latino que em português significa “assim”, “desse modo”, “desta forma” “exatamente assim” e “assim mesmo”. Podemos considerar que a frase usada por Marco Simmoncelli seria uma afirmação de que as ”coisas deveriam ser exatamente assim” fortificada pela palavra SUPER.
Também conhecido como “Urso do cabelo duro”. Assim era chamado aqui no Brasil, pela cabeleira selvagem que segundo Sic era uma homenagem ao guitarrista Jimi Hendrix. Simoncelli morreu após um acidente envolvendo Colin Edwards e Valentino Rossi no GP da Malásia em 2011. R.I.P.
KENTUCKY KID
Tal como os heróis americanos dos anos 80, Nicky Hayden cresceu e correu nas pistas de terra antes de ir para o Moto GP em 2003. Nicky se tornou o mais jovem Campeão da AMA Superbike.O apelido “Kentukcy Kid” faz alusão ao seu estado de origem aonde nasceu. (Owensboro, Kentucky, EUA)
ROLLING STONER
É o apelido de Casey Stonner. E não. Não tem haver com a banda de rock Inglesa com o mesmo nome. “Depois da terceira corrida foi como um sonho tornado realidade, e hoje, mais de metade do mundial disputado é surreal” disse Casey após o GP dos EUA em 2007 quando protagonizou 14 quedas – o que lhe valeu o apelido de Rolling Stoner (pedras rolantes)
IMPERADOR ROMANO
Seis vezes campeão do mundo Max Biaggi (Tony Stark) ganhou este apelido dos fãs, quando ganhou notoriedade pela acirrada rivalidade travada com o compatriota Valentino Rossi na categoria principal do Mundial de Motovelocidade, que disputou entre 1998 e 2005.
AGO KING
Não existe outro piloto tão aclamado quanto Giacomo Agostini. “Ago”, como era chamado foi quinze vezes campeão mundial, sendo 8 na categoria rainha de Moto GP entre 1966 e 1975, o que lhe rendeu o apelido de “Ago King”. Depois de um tempo afastado das pistas, em 1982, voltou para corridas de motos como gerente de equipe da Yamaha. Nessa função Agostini conquistou três títulos de 500cc. Em 1999 foi introduzido no “Motorcycle Hall of Fame”.
O CONDE DA VELOCIDADE
“O Conde da Velocidade”, foi o apelido dado ao piloto Phill Read. O inglês ficou famoso por ser exímio piloto da Moto GP, sendo campeão das categorias 125cc, 250cc e 500cc nos anos de 1973 e 1974.
E esses foram alguns dos mais conhecidos apelidos dos pilotos de Moto GP. Se tenho algo a dizer, é que essa Italia é uma fabrica de bons pilotos.