Gasolina E30 faz motos falharem em testes

A introdução da gasolina E30 no mercado brasileiro, que é um combustível com uma mistura de 30% de etanol na gasolina, é algo que vem sendo especulado e debates sobre as vantagens para o usuário de motocicleta foram levantados.
Assim, nesta semana testes foram realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), envolvendo 13 modelos de motocicletas, e revelaram que alguns modelos de motos apresentaram falhas durante a partida a frio ao utilizarem o novo combustível.
Mesmo assim, o Instituto Mauá alegou que “as diferenças encontradas nos testes realizados não são empecilhos para a adoção do combustível E30”.
Em contrapartida, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) expressou preocupação com os resultados dos testes, destacando “pontos de atenção” em relação ao uso do E30 em motocicleta
Economia da gasolina E30 vale a pena?
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a estimativa é de uma redução de até R$ 0,13 por litro da gasolina.
O E30 representa uma redução das emissões de gases poluentes. No entanto, é imprescindível que os fabricantes e órgãos reguladores trabalhem em conjunto para garantir a segurança e o bom funcionamento das motocicletas com o novo combustível. Será que vai valer a pena?! Aguardemos os novos testes para ter mais precisão sobre o combustível E30.