Motos elétricas: Honda revela modelos conceito
A Honda apresentou no EICMA 2024 dois protótipos de motos elétricas: o EV Fun Concept, um modelo esportivo para 2025, e o EV Urban Concept, que vislumbra o futuro da mobilidade urbana.
A marca japonesa demonstra seu compromisso com a eletrificação, com o objetivo de liderar o mercado e alcançar a neutralidade de carbono até 2040. A Honda planeja lançar 30 modelos elétricos até 2030, oferecendo uma ampla gama de opções para atender às diversas necessidades dos consumidores.
As duas motos elétricas conceito
EV Fun Concept
O EV Fun Concept é o primeiro modelo esportivo elétrico da Honda e está sendo desenvolvido como uma motocicleta elétrica de próxima geração que oferece uma nova sensação de pilotagem silenciosa e uma experiência emocional única nas motos elétricas.
Além do alto nível de “pilotagem, curvas e frenagem”, criado com tecnologias de motocicletas desenvolvidas pela Honda ao longo dos anos, a nova pilotagem silenciosa e sem vibrações, possível apenas com energia elétrica, e o chassi fino e fácil de manusear, realizado por sua bateria fixa, proporcionarão uma nova experiência emocional muito diferente das motocicletas com motor de combustão interna (ICE). A Honda acredita que a nova experiência elétrica irá melhorar o estilo de vida dos clientes de motocicletas.
O sistema e o carregamento do EV Fun Concept foram desenvolvidos aplicando o know-how e as tecnologias da Honda cultivadas em seus automóveis e produtos de força. A bateria é compatível com o carregador rápido CCS2*, o mesmo padrão dos automóveis, e foi desenvolvida para otimizar o equilíbrio entre o desempenho de um carregamento leve e rápido, além de proporcionar uma autonomia de mais de 100 km, suficiente para uso urbano.
*CCS2: Sistema de Carregamento Combinado Tipo 2, uma especificação para conectores de carregamento rápido de veículos elétricos.
EV Urban Concept
O EV Urban Concept é a representação original da visão da Honda sobre como deve ser a mobilidade elétrica urbana. Ele incorpora uma visão da mobilidade para um futuro próximo que coopera e ressoa com as pessoas e a sociedade por meio de seu estilo essencial e sofisticado e pela interface homem-máquina (HMI, sigla em inglês para Human Machine Interface) intuitiva e novas experiências criadas pela fusão de software e hardware. O objetivo da Honda é ampliar a liberdade de mobilidade para o maior número de clientes possíveis e expandir as suas possibilidades de mobilidade.