Óleo na pista: sinal de perigo para motociclistas
Estar pilotando uma motocicleta requer cuidado redobrado em tarefas simples como transitar em uma via. E quando falamos em pilotar uma moto em uma pista com óleo derramado pode ser extremamente perigoso devido à redução da aderência dos pneus.
Ao menor sinal de óleo na pista, reduza a velocidade. Isso ajudará a reduzir o risco de derrapagens ou perda de controle da motocicleta.
Dicas para identificar óleo na pista
Após reduzir a velocidade, evite movimentos brusco. Assim, não faça movimentos bruscos, como frenagens rápidas ou mudanças repentinas de direção, pois isso pode causar derrapagens.
Além disso, sempre mantenha uma distância segura dos outros veículos e aumente a distância de seguimento, permitindo mais tempo de reação caso seja necessário parar de repente.
Essa dica vai para as pessoas com moto esportiva: tente não inclinar muito a motocicleta ao fazer curvas, pois isso pode diminuir ainda mais a aderência dos pneus.
No entanto, mesmo em uma pista sem óleo, um pneu que já passou da hora de trocar é sinônimo de perigo. Por isso, sempre verifique se os pneus da sua motocicleta estão em boas condições, com a pressão correta e com a profundidade do sulco adequada para garantir uma boa aderência.
Por fim, tente pilotar sempre de maneira atenciosa. Isso te trará uma percepção mais sensível a qualquer sinal de perda de aderência. Se a perda de aderência acontecer, mantenha a calma, reduza gradualmente a velocidade e tente manter a motocicleta na posição mais vertical possível.
Não esqueça também que, se for possível, informe as autoridades de trânsito sobre o óleo derramado para que possam tomar as medidas necessárias para limpar a pista e evitar acidentes futuros.
É importante lembrar que pilotar em uma pista com óleo derramado é extremamente arriscado. A melhor precaução é evitar essa área até que seja limpa e segura novamente para o tráfego.