BMW traz R 18 em edição de 100 anos e mostra a C 400 X
A BMW Motorrad apresentou a nova BMW C 400 X além da edição comemorativa de 100 anos da marca com a BMW R 18.
A BMW Motorrad revelou dois produtos interessantes no Festival Interlagos. É que a marca, que está prestes a completar 100 anos, trouxe a nova BMW C 400 X, uma scooter que será fabricada em Manaus, além da BMW R 18 edição especial e limitada de 100 anos.
BMW C 400 X
Marcando a estreia da BMW Motorrad no segmento de scooters de média cilindrada, a C 400 X é o destaque do evento. A BMW C 400 X será totalmente nova no Brasil e será produzida em Manaus, na única planta fora da Alemanha dedicada exclusivamente à produção de modelos BMW Motorrad.
É o terceiro dos sete lançamentos planejados até 2025, dentro do aporte de R$ 50 milhões na fábrica manauara, anunciado no final de 2022. Disponível nas versões Sport (Black Storm) e Sport Plus (Alpine White com detalhes azuis e vermelhos), a C 400 X aposta em um visual ousado e esportivo para conquistar o público. Concebido pela BMW Motorrad para aprimorar a mobilidade urbana, a família de motocicletas C volta a estar à venda no Brasil. Anteriormente, foram comercializados os modelos C 600 Sport e C 650 GT.
O modelo chega equipado com motor monocilíndrico de 350cc, potência máxima de 34cv a 7.500rpm e torque máximo de 35Nm a 5.750rpm, sempre com gasolina. A transmissão é CVT (continuamente variável). As rodas são de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira, o tanque de combustível tem capacidade de 12,8 litros e o modelo tem peso seco de 199 kg.
Dentre os equipamentos de série, destacam-se o controle de estabilidade automático (ASC), BMW Motorrad ABS, farol/lanterna/setas em LED, sistema Keyless para partida sem chave, tomadas USB e 12v, além do BMW Flex Case, um compartimento expansível sob o banco que permite transportar um capacete fechado ou objetos de até 5kg. A versão Sport Plus conta ainda com painel TFT e conectividade com smartphones, proporcionando mais tecnologia e interação para a pilotagem. Ambas as versões contam com três anos de garantia.
BMW R 18 – 100 anos
Linhas clássicas e estilosas, maior motor boxer já produzido na história da BMW Motorrad, com tecnologia e qualidade alemã para aproveitar a estrada. Sendo que é uma versão limitada e comemorativa. Esta é a BMW R 18 – 100 Anos. Desse modo, alusivo aos 100 anos de BMW Motorrad, o modelo desembarca no Brasil com visual exclusivo. A exapenas 30 unidades das 1.923 motocicletas que serão produzidas nesta versão.
Visualmente, o modelo se destaca pela pintura clássica e superfícies cromadas. O esquema de cores da BMW R 18 – 100 Anos combina pintura preta e superfícies cromadas de alto brilho, bem como linhas brancas duplas e um emblema “100 Anos”.
O conceito de pintura sobre cromo também é encontrado na tampa da roda traseira em combinação com a linha dupla branca. A tampa da roda dianteira e as tampas laterais são pintadas de preto, complementadas por uma linha branca dupla no para-lama dianteiro. Dessa forma, o banco duplo tem acabamento bi-tom, combinando preto com vermelho Oxford e reforçando o caráter exclusivo do modelo.
Além disso, o escapamento é assinado pela renomada Akrapovic. Além disso, a R 18 – 100 Anos é equipada com pacotes Option 719, linha acessórios de customização e peças com detalhes usinados, pintados e, muitas vezes feitos à mão, da BMW Motorrad.
Detalhes técnicos da edição comemorativa
A peça central da R 18 é um motor boxer de 2 cilindros, desenvolvido para esse modelo. Dessa forma, tanto sua aparência impressionante quanto sua tecnologia refletem uma continuação dos tradicionais motores boxer refrigerados a ar.
Sendo assim, o propulsor oferecem uma experiência de pilotagem inspiradora desde que a BMW Motorrad iniciou a produção em 1923. Com 91cv a 4.750rpm de potência e 158Nm de torque a 3.000rpm, o motor ainda tem um belíssimo ronco, marca registrada do segmento Cruiser. O câmbio é de seis marchas.
Dessa forma, os elementos de suspensão da nova BMW R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem o ajuste dos amortecedores. Assim, como na lendária BMW R 5, os tubos do garfo telescópico são envoltos em mangas de garfo. O curso da suspensão é de 120mm na dianteira e 90mm na traseira.
Além disso, o sistema de freios da BMW R 18 consiste em um freio a disco duplo na dianteira e um freio a disco único na traseira. Que também é completado pelo conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS Integral.
Por fim, a nova R 18 também oferece os três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Assim, há ainda ASC (Controle Automático de Estabilidade), MSR (Controle dinâmico do freio motor), Hill Start Control para facilitar as partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em LED e sistema de partida sem chave.