Abraciclo e CET realizam ação educativa na Faixa Azul da Bandeirantes
O objetivo da ação educativa é chamar a atenção dos motociclistas para o limite de 50 km/h de velocidade na via
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dão continuidade, nesta sexta-feira (25), uma campanha educativa sobre a Faixa Azul para motociclistas. A ação será na avenida dos Bandeirantes, na capital paulista, onde foi implantado mais um trecho do projeto-piloto da Faixa Azul.
Localizada entre a Marginal do Rio Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, a Faixa Azul tem cerca de 8,5 quilômetros de extensão por sentido, totalizando 17 km.
Em quatro pontos dessa via, promotoras irão exibir faixas para alertar os motociclistas sobre o limite de velocidade de 50 km/h na via. Para lembrá-los disso, serão exibidas duas mensagens: “Respeite o limite de velocidade. O sucesso dessa conquista depende de seu comportamento” e “Motociclista: respeite o limite de velocidade. O sucesso dessa conquista depende de seu comportamento”.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, enfatiza que a associação sempre incentiva ações como essa para conscientizar a todos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. “Se cada um fizer a sua parte, teremos um tráfego melhor e reduziremos os riscos de acidentes”, afirma.
Dessa forma, a ação será realizada também nos dias 29 e 30 de novembro, nos semáforos próximos ao restaurante Graal (ambos os lados). Ou seja, a ação será em frente ao restaurante Rancho Português (sentido Imigrantes) e no retorno do acesso à avenida Ruben Berta (sentido Marginal).
Sobre a Faixa Azul
Desenvolvida pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP e autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, a Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motocicletas. Ela fica localizada entre as faixas veiculares 1 e 2.
Assim, esse espaço usualmente utilizado pelos motociclistas ao trafegarem, com o objetivo de organizar o viário compartilhado entre os demais veículos e as motos, pacificando e humanizando o trânsito paulistano.
Além disso, implantada inicialmente na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, a Faixa Azul apresentou resultados bastante positivos. Isso porque em seus primeiros oito meses, foi utilizada por 86% dos motociclistas e houve queda de sinistros leves dentro de seu espaço, sem registro de sinistros graves ou óbitos.