Honda PCX 2023 vem com motor mais potente e alarme de fábrica
O novo motor da Honda PCX 2023recebeu a tecnologia eSP+ e diversas mudanças que podem manter sua liderança no mercado
O Scooter mais vendido do Brasil tem sua nova versão anunciada cheia de novidades. Isso mesmo, estamos falando da Honda PCX 2023. A montadora investiu com tudo no modelo, dando uma repaginada no motor e agregando mais tecnologia. Agora, a PCX possui um motor de 160 cm³ com preço partindo dos R$ 15.460 na versão CBS, chegando a R$ 17.400 na versão DLX ABS.
Sentiu falta de algo? A Honda optou por tirar de linha a versão Sport e investir bastante na CBS e CLX ABS. O modelo recebeu um verdadeiro banho de loja com modificações no chassi, painel de instrumentos, suspensões e faróis. O modelo está com o peso total em ordem de marcha de cerca de 130 kg.
Motor novo para a PCX 2023
O motor recebeu um upgrade na potência e tecnologia. Apesar de continuar um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, o novo motor recebeu a tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, conceito construtivo que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência.
Assim, a potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1. Ao recorrer ao curso mais curto do pistão, conseguiu-se não apenas o espaço para as duas válvulas adicionais no cabeçote como também foi reduzido o atrito de deslizamento no cilindro.
O motor monocilíndrico a gasolina agora é de 160 cm³. Assim, a potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1, entregando redução do curso do pistão que alivia o atrito e o deslizamento do cilindro.
Design e detalhes da PCX 2023
Já escutou o ditado “em time ganhando não se mexe”? Pois é, a Honda não seguiu completamente esse ditado. Assim, apesar de apostar na mudança, a marca não fugiu muito do design consagrado da PCX. Sendo assim, a carenagem e faróis sofreram leves modificações, com destaque para faróis que agora são full-LED em todas as versões.
Por falar em tecnologia em todas as versões, a Honda PCX 2023 vem com chave presencial smart key e alarme tanto na CBS quanto na DLX ABS. Assim, a versão mais premium, a DLX ABS, além das melhorias compartilhadas acima, agora também recebe controle eletrônico de tração de série e freio a disco na roda traseira.
Partindo para o painel de instrumentos, encontramos um equipamento todo modificado. Seu display LCD mostra o velocímetro, conta-giros e um computador de bordo simples.
Chassi, rodas e ergonomia
Outra novidade está por conta do chassi tubular de aço redesenhado, é a introdução do HSTC – Honda Selectable Torque Control, exclusivo das versões PCX ABS e DLX. Os botões de abertura do compartimento abaixo do assento e do tanque de combustível também são novos em todas as versões.
Além disso, a distância entre eixos também foi alterada, ficando levemente alongada em 2 mm e as restantes medidas da geometria de direção permaneceram intactas. Como o modelo vem cheio de novidades, ambas as rodas trazem um novo desenho. Na traseira a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente 100/80-14 e 120/70-14).
Por fim, a suspensão dianteira da PCX 2023 tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Outro ponto modificado foram os amortecedores traseiros. Esse componente recebeu novas molas que, de acordo com a Honda, foram trocadas para encarar com mais tranquilidade as irregularidades na pavimentação.
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