A troca de marcha é uma ação indispensável para a realização da pilotagem da motocicleta. Para que ocorra o funcionamento do sistema, é necessário o acionamento da embreagem, para realizar o movimento dos discos de fricção, realizando o engate da marcha corretamente.
Com isso, algumas ações e bons hábitos de pilotagem podem ajudar prolongando a vida útil dos discos assim como do sistema.
Antes de tudo, é preciso deixar de lado a mania de sempre acionar, sem necessidade, o manete da embreagem. Isso porque esse hábito faz com que o disco seja gasto de maneira desnecessária, antecipando a data da troca do componente.
Quando o sistema está desgastado, é comum perceber, ao iniciar um movimento com o veículo, a motocicleta trepidando de maneira intensa e demorando para que as marchas sejam acionadas.
Outro fator indicativo de defeito é na hora de dar partida na moto, o condutor começa a soltar o manete e acionar o acelerador, se a motocicleta não responder ao comando ou tiver dificuldade em sair, é um sinal de que vai ser necessário trocar o kit de embreagem.
Além disso, um problema que pode ocorrer com embreagem hidráulica e via cabo, é o endurecimento do manete. Esse problema pode ser causado por falta de lubrificante (óleo da embreagem) ou pelo cabo que pode estar rompido ou prestes a romper. Dessa forma, qualquer indicação ou modificação na atuação da motocicleta, é imprescindível que o condutor procure um mecânico de confiança.
Manutenção da embreagem e bons hábitos
Como todo componente das duas rodas, bons hábitos de pilotagem podem ajudar a prolongar a vida útil da embreagem.
Um fator decisivo na preservação da motocicleta, é o respeito ao seu cronograma. Ou seja, cada modelo possui um tempo de troca de óleo e dos componentes do kit de embreagem específicos. Esse cronograma leva em consideração o tempo e quilometragem rodada.
O manual da moto possui todos os dados oficiais para serem levados em consideração. Caso você tenha perdido, não tem problema. Hoje em dia, muitos manuais estão disponíveis em PDF na internet, fazendo com que a consulta seja rápida e simples.
Por exemplo, a Honda possui uma página em que você seleciona o modelo da sua moto e seu ano de fabricação e Pronto! O PDF com o manual fica disponível e um QR CODE também é gerado para que vocÊ possa acessar pelo smartphone. Clica aqui e veja.
Problema não resolvido pode ficar mais caro
Luana Mendes é motociclista e relatou que, devido a demora em realizar a revisão da moto, o problema da embreagem tornou-se mais complexo ele terá que realizar a troca do kit de embreagem completo, deixando o problema mais caro.
“Eu sinto a moto sem força. A saída, principalmente com garupa, é mais complicada. Quando levei para o mecânico, as peças [do kit de embreagem] já estavam comprometidas”, afirmou Luana.
O mecânico Wagner Pacheco destaca alguns hábitos que devem ser evitados para o prolongamento da vida do sistema de embreagem. “Acelerar a moto com a embreagem apertada desgasta o kit com mais facilidade. Se quiser acelerar, faça com a moto desengatada para não forçar o desgaste” Wagner enfatiza.
Além disso, outro fator enfatizado pelo mecânico é a troca de óleo da embreagem, que hoje em dia pode ser usado um scanner de diagnóstico para ser mais preciso na manutenção da motocicleta.
“Para quem tem uma embreagem hidráulica é preciso verificar o nível e trocar o óleo regularmente e utilizar o óleo específico para cada tipo de moto” finalizou.