O que mudou na nova PCX 2019
Scooter mais vendido do Brasil chega com mudanças importantes e em versão com ABS
- Novo design de carenagens e rodas
- Painel 100% digital
- Novo assento, porém com a mesma altura até o solo
- Pneus mais largos
- Luzes em LED
- Compartimento debaixo do assento ganhou 1 litro de capacidade
- Amortecedor traseiro com nova calibragem
- Freio a disco nas duas rodas - nas versões DLX e Sport
- Sistema ABS na roda dianteira - nas versões DLX e Sport
- Smart Key, ignição por sensor de presença - nas versões DLX e Sport
A nova PCX 2019 chega na sua 3ª geração com algumas novidades, dentre elas a nova suspensão traseira, pneus mais largos, Smart Key e ABS, painel digital e iluminação por LED.
Agora o consumidor pode escolher 3 opções da nova PCX 2019. A versão de entrada, com freio a tambor na traseira, e as versões DLX e Sport, com freio a disco nas duas rodas, tecnologia de freio antitravamento ABS, que atua evitando o bloqueio, apenas na roda dianteira, e chave por sensor de presença Smart Key, chave presencial.
Pelo qual basta portar o sensor para que o botão localizado à direita no escudo frontal libere a trava do guidão e ignição, assim como a tecla que opera a abertura do assento e da tampa do bocal de combustível situada no túnel central.
Do lado oposto ao botão de trava/ignição está um porta-objetos com tampa, dotado de tomada 12V em seu interior, que é capaz de abrigar um smartphone e outros objetos.
Além da tomada, todas as versões trazem o sistema Idling Stop de desligamento automático do motor em situações cotidianas, como uma parada em semáforo, com partida automática imediata após acionamento do acelerador.
No modelo de entrada da PCX 150, foi mantido o sistema de freios CBS (Combined Brake System), com disco na dianteira e tambor na traseira.
O novíssimo painel de instrumentos da nova PCX 2019 é totalmente digital. A porção central oferece leitura clara e imediata do velocímetro digital, que ocupa a parte superior da ampla tela LCD – mais de 50% da área – enquanto na parte inferior estão posicionados o marcador do nível de combustível, computador de bordo, hodômetro e relógio. Duas áreas laterais servem de moldura à tela principal do painel e trazem as luzes-alerta e os indicadores das luzes de direção acionadas.
O assento da nova PCX 2019 também passou por alterações e, segundo a Honda, agora está mais confortável. Outro destaque é a distância do assento em relação ao solo – 76,1 cm –, que também foi preservada, mesmo com as modificações realizadas na suspensão traseira.
Já a capacidade do compartimento, destinado a abrigar um capacete integral e outros objetos sob o assento, cresceu em cerca de 1 litro, agora alcançando um total de 28 litros.
Com o intuito de melhorar o funcionamento da suspensão traseira, tão criticado nas gerações anteriores, o par de amortecedores ganhou nova calibragem da parte hidráulica e conta com três estágios de regulagem na tensão da mola, o que garante atuação mais progressiva.
Segundo a Honda, outro fator associado à evolução do amortecimento foi a modificação dos pontos de ancoragem dos amortecedores ao chassi e balança de suspensão, o que resultou em um ângulo de funcionamento que privilegiou o conforto sem perda de eficiência ou do curso livre da suspensão traseira.
A nova PCX 2019 também traz alteração na dimensão dos pneus, agora mais largos tanto na dianteira como na traseira. As medidas passaram a ser 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira (anteriormente 90/90-14 e 100/90-14), complementada por rodas com novo design, mais robustas, agora com oito raios em substituição às rodas anteriores de cinco raios.
Com essa mudança a montadora japonesa busca aumentar a resistência à eventuais impactos com imperfeições do solo e também a estabilidade na pilotagem, em razão da maior área de contato com o solo.
Disponível em três diferentes versões: PCX 150, PCX 150 DLX ABS e PCX 150 Sport ABS, todas compartilham o mesmo motor de 149,3 cm3, monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), a gasolina, arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic). A potência máxima é de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm. Mesmas configurações das versões anteriores.
A Honda informou que, segundo dados aferidos ao Instituto de Pesquisas Mauá, o consumo do PCX 2019 tem uma média de 47,5 km/l (uso urbano), dando uma autonomia de 380km se considerarmos o tanque de combustível de 8 litros.
As scooter PCX 150 2019 chegarão às concessionárias em fevereiro de 2019. A PCX 150 de entrada será oferecida nas cores prata metálico e azul perolizado e terá preço público sugerido de R$ 11.620,00.
A PCX 150 DLX será oferecida na cor branco perolizado e com preço sugerido de R$ 12.990,00 e a PCX 150 Sport será oferecida na cor prata metálico e preço de R$ 12.990,00.
Todos os preços são base Estado de São Paulo. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem além de sete trocas de óleo gratuitas na rede de concessionárias Honda.
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