Lançamentos

Himalyan chega ao mercado brasileiro

ON/OFF da Royal Enfield desembarca no Brasil com preço a partir de R$18.990

A Himalayan é o modelo mais versátil da Royal Enfield. Suas características off-road preparam ela para todo tipo de estrada, inclusive quando não existe estrada.

Uma das motocicletas mais esperadas pelos brasileiros, desde a vinda da montadora indiana ao Brasil, a Himalayan está disponível em duas opções de cores – Granite Snow – com preço sugerido a partir de R$18,990,00 – sem frete.

Voltada para o turismo de aventura, a Himalayan é o resultado de 60 anos de experiência da Royal Enfield em alguns dos terrenos montanhosos mais desafiadores do mundo – os Himalaias.

Com design classico, motor LS 410, desenvolvido especialmente para este modelo, e condução amigável, a Himalayan é um convite para que evoquemos o nosso lado mais aventureiro adentrando por ruas, rodovias e estradas de terras de todo o país e quiçá do mundo, sem perigo de perder o norte – afinal, em seu painel há uma bússula digital.

“Os modelos de turismo de aventura que atualmente definem esta categoria são muito grandes e acabam não se saindo bem em terrenos como dos Himalaias. São muito pesados, complicados e inadequados para este tipo de região. Projetada sob medida e a partir do zero, a Himalayan é uma motocicleta simples e capaz de ir a qualquer lugar, que vai diversificar o turismo de aventura no Brasil”.

explica Arun Gopal, diretor de Negócios Internacionais da Royal Enfield.

A Himalayan já está presente em outros países e é um dos modelos mais vendidos da Royal Enfield, em mercados como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, além de muitos outros no continente europeu.

Montada sob um robusto chassi em berço duplo, desenvolvido pela Harris Performance, a Himalayan é estável e ágil.

Sua forte suspensão articulada traseira monochoque permite viagens mais longas e proporciona uma experiência de pilotagem suave, independentemente do terreno.

Com distância do solo de 220 mm, o modelo supera obstáculos típicos de off-road, como leitos de rios rochosos ou cruzamentos de riachos. A combinação de aros de rodas é pensada para aumentar o controle ao pilotar sobre rochas e outros terrenos irregulares.

A Himalayan é impulsionada por um novo comando de válvulas, que formam a base de seu motor LS 410 de longo curso.

A configuração motor oferece alto torque e potência utilizável em rotações mais baixas, o que torna a pilotagem suave em marchas mais altas ou velocidades reduzidas, facilitando a subida de ladeiras e manobras no trânsito pesado.

Segundo a Royal Enfield o motor oferece baixa manutenção, podendo rodar até 10 mil quilômetros entre trocas de óleo.

Para Claudio Giusti, diretor Geral da Royal Enfield no Brasil, o que mais motiva sobre a motocicleta é que permitirá que tanto motociclistas experientes quanto iniciantes façam mais com apenas um modelo.

“A Himalayan abre mais possibilidades de destinos para quem quer ir além das necessidades do dia a dia, mas não tinha confiança para isso. Com a evolução da cultura de motociclismo de lazer no Brasil e a tendência para o turismo de aventura de longas distâncias, a Himalayan se posiciona como o modelo perfeito. É adequada para percursos longos em terrenos difíceis, mas ao mesmo tempo é adaptada para o uso em grandes cidades”

explica Giusti.

O tanque de combustível é de 15 litros e segundo a Royal, ela oferece autonomia de aproximadamente 450 quilômetros.

Como foco em viagens, o modelo possui pontos de fixação de bagagem – como malas rígidas, alforjes e galões de combustível – que fazem parte do design da motocicleta, sem necessidade de alterações.

O painel de instrumentos é simples e controla velocidade, direção, temperatura ambiente, tempo de viagem, intervalos de manutenção e diversas distâncias de viagem.

A sincronização ergonômica entre pedaleiras, guidão e altura do assento proporciona uma postura confortável de pilotagem, uma necessidade em longas viagens. Seu baixo centro de gravidade garante facilidade em colocar os pés no chão e assegura controle total durante a pilotagem.

A Royal Enfield Himalayan ainda vem equipada com pneus de uso misto que proporcionam aderência e desempenho confiáveis em uma grande variedade de condições, e um completo controle de frenagem, com freios a disco de 300mm dianteiro e 240mm traseiro e sistema antitravamento ABS nas duas rodas.

A Royal Enfield investiu muito tempo e esforços para testar extensivamente a Himalayan com especialistas e em vários terrenos, que somaram incontáveis quilômetros de pilotagem – tanto na estrada quanto fora dela. Os testes ocorreram no aeródromo de Bruntingthorpe, no Reino Unido, e na pista de corrida de Sriperumbudur, em Chennai, na Índia, passando por terrenos off-road e ambientes urbanos. Em seguida, foi colocada à prova em condições reais de pilotagem nos Himalaias.

FICHA TÉCNICA DA HIMALAYAN

MOTOR

Tipo Monocilíndrico, refrigerado a ar, 4 tempos, S0HC

Cilindrada 411cc

Diâmetro x Curso 78mmx86mm

Taxa de compressão 9.5:1

Potência Máxima 24.5 BHP (18.02 KW)@ 6500 RPM

Torque Máximo 32Nm@ 4000-4500 RPM

Sistema de ignição Ignição eletrônica digital

Embreagem Multidiscos banhados a óleo

Transmissão 5 marchas

Lubrificação Cárter úmido

Sistema de combustível Injeção eletrônica de combustível Sistema de partida Elétrico

CHASSI

Tipo Berço duplo, desmontável

Suspensão dianteira Telescópica, 41mm de diâmetro, 200 mm de curso Suspensão traseira Monoamortecida com link, 180 mm curso

Distância entre eixos 1465 mm

Distância do solo 220mm

Comprimento 2190mm

Largura 840mm

Altura do assento 800mm

Altura total 1360 mm (com o para-brisa)

Capacidade do tanque 15+/-0.5 lts

Peso seco 185 kg

FREIOS E PNEUS

Pneu dianteiro 90/90-21″

Pneu traseiro 120/90-17″

Freio dianteiro Disco com 300 mm de diâmetro

Freio traseiro Disco com 240 mm de diâmetro

ABS de duplo canal

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Amanda Pagliari

Desde 2009, primeiro portal brasileiro a abordar a abordar o mundo do motociclismo para mulheres. https://www.instagram.com/amanda.pagliari/

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