Yamaha divulga preço da nova Lander 250 ABS
Lander ABS chega nas concessionárias no final de janeiro com preço público sugerido de R$16.990 + frete
- Juntamente com o lançamento da nova Lander a Yamaha anunciou o descontinuamento da Ténéré 250
A nova Lander 250 ABS vem com visual renovado. Segundo a montadora japonesa, o conceito desta nova geração surgiu do resultado de pesquisas com potenciais clientes da categoria sobre as possibilidades de melhoria no modelo. E os questionamentos que mais se destacaram foram: -“E se ela tivesse o visual robusto da XT660?”; -“E se ela mantivesse sua agilidade e DNA off road?”; – “E se ela tivesse o conforto da Ténéré 250?”. Com o objetivo de atender a estes questionamento nasceu a nova Lander ABS.
A inspiração no design da XT660R fica evidente em detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque.
O modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã Ténéré 250, contando agora com assento mais confortável, em dois níveis, mais largo e ergonômico, promovendo um melhor encaixe do condutor à motocicleta e mais eficiência na acomodação do garupa, que também passa a contar com alças de apoio em alumínio. Houve também mudança na autonomia da motocicleta, o tanque de combustível passou de 11 para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo aviação.
Agora a nova Lander 250 ABS vem equipada com luz de posição e tanto a lanterna quanto o farol, passam a ser em FULL LED, enquanto o painel digital agora com indicadores de consumo médio e instantâneo.
Para quem gosta de encarar a estrada a Yamaha criou o Kit Touring para nova Lander ABS. Vendido na rede de concessionários, ele contará com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda protetor lateral do motor e para-brisa.
A Yamaha Lander 250 ABS terá três opções de cores. Azul (Competition Blue), Branco (Sports White) e Preto (Black Eclipse), e estará disponível nos Concessionários Yamaha na segunda quinzena de janeiro de 2019 com preço público sugerido de R$ 16.990,00 + frete, com 4 anos de garantia.
LANDER 250 ABS: A TRAIL PARA O “OFF-ROAD” DO DIA A DIA
Chassis – Parte do mérito do ótimo comportamento dinâmico da Lander se deve ao seu chassi, que na nova geração recebeu mudanças para acomodar o novo tanque de combustível e o assento em dois níveis.
Todo em aço, o chassi da nova trail de 250cc da Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semi-duplo, por isso é resistente e capaz de resistir a torções que incidem diretamente no comportamento da motocicleta.
Suspensões – Perdendo um pouco da sua identidada OFF, a nova Lander 250 ABS conta com suspensões mais firmes, com o objetivo de trazer mais segurança na estrada.
As suspensões perderam curso. Na dianteira, os tubos internos têm 41mm de diâmetro e o longo curso de 220 mm. Já na traseira, o sistema Monocross com link, amortecedor único a gás e ajustável na compressão da mola, tem curso de 204 mm.
Rodas e pneus – As rodas da nova Lander tem diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira, e 120/80-18 na traseira, boas no asfalto garantes boa aderência na terra.
Freios – O sistema de freios que equipa a nova Yamaha, é composto por um disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira.
A nova Lander 250 ABS vem com sistema ABS – Anti-lock Bracking System – como item de série apenas na roda dianteira. O sistema impede o travamento da roda dianteira em condições de baixa aderência de piso, como em dias de chuva ou mesmo frente a frenagens bruscas de emergência, garantindo, portanto, ainda mais segurança na condução.
Farol e lanterna – Uma das grandes mudanças no visual da Lander ABS é a utilização de farol móvel que acompanha o movimento do guidão. A lanterna traseira vem inteiramente em LED.
Painel – Totalmente digital e com iluminação em LED, a única mudança no computador de bordo da nova Lander ABS fica por conta dos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.
Motor – Não houve mudanças no motor. A nova Lander 250 ABS continua com seu antigo motor monocilíndrico, de arrefecimento misto – já que conta com o auxílio de um radiador de óleo – com capacidade de 249,5 cm³ e do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote.
O motor continua com câmbio de 5 marchas. Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 13 e 40 dentes respectivamente.
A Lander ABS é dotada do sistema Blueflex, que permite abastecimento com gasolina ou etanol. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 20,7 cv e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.
Segundo a Yamaha, embora não tenha sofrido alteração nos números de potência e torque, o sistema de alimentação da Lander está mais eficiente. Nele, a nova injeção eletrônica de combustível agora segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos. Este refinamento técnico permite que a atomização da mistura ar e combustível injetado no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, gerando não só uma queima mais completa – resultando em melhores respostas – mas também em um funcionamento menos poluente e com maior economia de combustível.
Outro fator que faz dessa nova Yamaha uma motocicleta menos poluente, é a adoção do novo catalizador de três vias, exigido pelas rígidas normas de emissões vigentes.
A Lander ABS conta com peças da linha YTEQ – pastilhas dos freios dianteiro e traseiro, e relação secundária – cujo custo é mais acessível porém sem perder a qualidade Yamaha. Não bastando, ela também faz parte do programa Revisão Preço Fixo, da Yamaha. Com ele, o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, garantindo economia, transparência e valorização do modelo.
“Me senti pilotando uma Ténéré 250, mas com visual muito mais atraente”, Amanda Pagliari