Honda Lança SH 150i no Brasil. Veja fotos, preço e ficha completa
A Honda lançou nesta segunda-feira (03.04), mais uma integrante da família SH, a SH 150i. O novo scooter da linha SH, campeã de vendas na Europa, vem complementar o line up da montadora japonesa ao lado da sua “irmã mais velha”a SH 300i.
Fabricada em Manaus (AM), a nova SH 150i vem com diversos diferenciais como, por exemplo, a tecnologia Idling Stop, que desliga o motor em marcha-lenta por até 3 segundos, religando-o automaticamente quando acelerado; tomada de 12v; rodas de liga leve de 16 polegadas; tecnologia Smart Key e sistema de freios com ABS (antitravamento), entre outros itens. Além disso, possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.
Design SH que conquistou a Europa
Segundo a Honda, o projeto da SH 150i foi desenvolvido de forma a destacar linhas suaves, com traços harmoniosos e elegantes. A inspiração veio do conceito de design “Mobius Ring”, onde contornos simples se fundem com formas fluídas, proporcionando leveza, jovialidade e ares contemporâneos ao modelo.
Assim, a dianteira da SH 150i destaca a beleza de seu layout graças à carenagem frontal. Luzes de direção totalmente embutidas, mescladas por faixas de iluminação especial em LED, que ficam acesas permanentemente após o acionamento do motor, ganham destaque de dia ou à noite pela imponência e beleza. Um pouco mais acima está o farol em LED, nivelado em um conjunto com traços angulados e perfil mais aerodinâmico, que completam seu visual moderno e despojado.
Uma de suas principais características é o exclusivo assoalho de apoio dos pés totalmente plano, que libera mais a movimentação das pernas durante a pilotagem. Além de oferecer mais espaço para carregar pequenos volumes, o vão livre também é uma vantagem na hora de se posicionar no assento, uma vez que a disposição das pernas fica facilitada com um espaço maior.
Outro detalhe de destaque está no posicionamento mais ereto de pilotagem. Essa característica é reforçada pela altura do assento (799mm) e pela boa ergonomia, com o guidão posicionado de forma bastante confortável, independentemente da estatura do piloto. As rodas em liga leve de 16 polegadas têm desenho moderno e representam uma particularidade presente na linha SH desde seus primeiros modelos lançados na Europa.
Para maior comodidade e como forma de destacar seus atributos urbanos, a Honda SH 150i está equipada com o exclusivo sistema Smart Key. Além de seu formato em canivete, possui sensor de proximidade que consegue operar a 2 metros de distância da scooter e pode acionar itens como a tampa de combustível e as travas do assento.
Outro diferencial está na exclusiva tomada de 12v dentro de um dos dois porta-objetos disponíveis logo abaixo do guidão. Assim, é possível carregar o celular, utilizar GPS ou mesmo transportar pequenos volumes com total comodidade e proteção. O modelo conta também com uma alça de fixação para bolsas, pastas de trabalho ou mochilas durante os deslocamentos. Destaque ainda para o painel de instrumento, equipado com velocímetro central analógico de fácil leitura, além de indicadores de nível de combustível, temperatura da água, e uma tela digital com relógio, hodômetro, além de consumo, parcial e instantâneo.
SH 150i, mais segurança e conforto
O conjunto de freios, tanto dianteira e traseira, conta com disco de 240mm e sistema antitravamento ABS. Essa característica, aliada às rodas de 16 polegadas, resultam em maior controle e segurança, principalmente em situações de piso irregular. Outras características que também favorecem a pilotagem está no entre eixos curto (1.340mm); peso baixo (129kg) e na distância mínima do solo (146mm). A tocada e agilidade ficam reforçadas com total controle da pilotagem mesmo quando conduzida por pilotos com menor experiência.
Sua estrutura foi dimensionada com chassi rígido do tipo Underbone e estrutura em aço, que garante equilíbrio e leveza ao rodar. Foi desenvolvido para garantir que a maior parte do peso do conjunto fique centrada na parte de baixo da scooter, de forma a privilegiar a estabilidade e o centro de gravidade do modelo.
A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com curso de 100mm.
Na traseira, possui sistema com dois amortecedores que permitem até cinco regulagens na pré-carga da mola, com curso de 95mm, para maior suavidade e conforto na pilotagem. Os pneus são do tipo 100/80 16M/C 50P (dianteiro) e 120/80R 16M/C 60P (traseiro).
Silenciosa e potente
Seu conjunto mecânico está equipado com um propulsor monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft) de 149,3cm³, 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e arrefecimento a líquido. A potência máxima de 14,7 cv a 7.750 rpm e o torque máximo de 1,40 kgf.m a 6.250 rpm garantem boas respostas no acelerador. O modelo já está em total acordo com as normas estabelecidas pelo Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Para maior conforto e comodidade a transmissão é automática do tipo CVT, que não exige trocas de marchas e facilita a pilotagem. Mas um dos grandes destaques do SH 150i é o sistema Idling Stop, que desliga o motor automaticamente em situações que seu uso não é necessário, como paradas de semáforo, por exemplo. Para ligá-lo novamente, basta qualquer movimento mínimo de “acelerar” a manopla do guidão que a central eletrônica se encarrega em acionar a combustão novamente de forma automática e sem qualquer atraso. O resultado de toda essa tecnologia está na economia de combustível e na pilotagem mais prazeirosa.
Disponível em versão única com freio ABS, à nova SH 150i estará à venda na segunda quinzena de Abril em toda a rede de concessionárias Honda, nas cores azul escuro perolizado, prata fosco e azul claro perolizado O preço público sugerido é de R$ 12.450,00 com base no Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. A garantia do modelo é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.
Especificações Técnicas Honda SH 150i
MOTOR | ||
Tipo | OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento líquido |
|
Cilindrada | 149,3 cm3 | |
Diâmetro x Curso | 57,3 X 57,9 mm | |
Potência Máxima | 14,7 cv a 7.750 rpm | |
Torque Máximo | 1,40 kgf.m a 6.250 rpm | |
Sistema de Alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI | |
Sistema de Lubrificação | Forçada por bomba trocoidal | |
Relação de Compressão | 10,6 : 1 | |
Tanque de Combustível | 7,5 litros | |
Transmissão | Tipo CVT | |
Embreagem | Embreagem automática centrífuga (tipo seco) | |
Óleo do Motor | 0,9 litros (0,8 litros para troca) | |
Sistema de Partida | Elétrica | |
Combustível | Gasolina | |
SISTEMA ELÉTRICO |
||
Ignição | Eletrônica | |
Bateria | 12V – 5 Ah | |
Farol | LED | |
CHASSI |
||
Tipo | Monobloco (Underbone) | |
Suspensão Dianteira / curso | Garfo Telescópico / 100 mm | |
Suspensão Traseira / curso | Dois amortecedores / 95 mm | |
Freio Dianteiro / Diâmetro | Disco com 240 mm (ABS) | |
Freio Traseiro / Diâmetro | Disco com 240 mm (ABS) | |
Pneu Dianteiro | 100/80 16M/C 50P | |
Pneu Traseiro | 120/80R 16M/C 60P | |
CARACTERÍSTICAS |
||
Comprimento x Largura x Altura | 2.026 mm x 740 mm x 1.158 mm | |
Distância entre Eixos | 1.340 mm | |
Distância Mínima do Solo | 146 mm | |
Altura do Assento | 799 mm | |
Peso Seco: | 129 kg |
Nossa esta lembrando a Cityclass 200i da dafra