Cheia de tecnologia Africa Twin retorna ao Brasil
A nova CRF1000L Africa Twin chega para ampliar a família da Honda. Desde o início de seu desenvolvimento, o projeto buscava um modelo não só com a verdadeira alma off-road, mas que também oferecesse o conforto e a versatilidade da categoria “Touring”, além da agilidade dos modelos mais esportivos. O resultado é uma motocicleta exclusiva, que reúne em um único produto os principais atributos presentes em outras categorias em duas rodas.
O conceito “Go Anywhere” define toda a essência e estilo da nova Honda CRF1000L Africa Twin. No desenvolvimento da ciclística da nova Honda CRF1000L Africa Twin foram pré-definidas premissas fundamentais do projeto, como grande capacidade de percorrer distâncias consideráveis em condução fora-de-estrada e apresentar estabilidade em qualquer terreno, inclusive com carga completa de bagagem e garupa.
Combinar estes atributos criou um desafio a mais para os engenheiros de desenvolvimento da Honda. O resultado foi um chassi de aço com berço semiduplo (semelhante ao usado na CFR450R Rally) e subframe traseiro também do mesmo material, com boas respostas a torções e rigidez estrutural. Todo o projeto foi desenvolvido de forma a concentrar o peso dos componentes da motocicleta o mais centralizado possível, privilegiando seu equilíbrio dinâmico e agilidade durante as manobras e na pilotagem.
O conjunto óptico duplo e luzes de direção têm lâmpadas LED, assegurando mais luminosidade, eficiência e durabilidade. O painel de instrumentos é digital, em LCD, com dois mostradores amplos e visualização garantida mesmo em situações de alta luminosidade. A grande novidade é que as informações estão dispostas verticalmente, assim como ocorre nos modelos de rali, o que permite rápida e fácil visualização.
A parte de cima do mostrador LDC apresenta todas as informações essenciais de velocidade, rotação do motor e relativas ao combustível. Na parte inferior estão o hodômetro, relógio, computador de bordo e indicadores de marcha, temperatura ambiente e combustível, cujas informações podem ser alteradas por meio do cursor.
Na frente, a suspensão possui garfo invertido com curso de 230 mm e possibilidade de ajustes de acordo com o tipo de uso e perfil de pilotagem. A suspensão traseira é do tipo monoamortecida da Pró-Link da Showa, com curso de 220 mm e opções de ajustes na pré-carga da mola. A bengala em alumínio propicia baixo peso com ótima absorção de impactos.
O freio dianteiro possui disco duplo de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões (dianteira). Na traseira o disco é simples de 256 mm, derivado da CRF 450 Rally, com nova furação e formato para oferecer uma frenagem mais segura. Outra novidade exclusiva do modelo são os cubos dos discos de freio, agora fundidos em alumínio, que contribuíram na redução de peso. O sistema ainda está equipado com freios ABS (anti-travamento), que traz maior segurança principalmente em pisos escorregadios e pode ser ligado/desligado apenas na roda traseira.
Novo Motor
O motor da CRF1000L Africa Twin é um bicilíndrico, com pistões em paralelo e movido a gasolina, com deslocamento de 999,1 cm³, comando Unicam, quatro válvulas por cilindro nos cabeçotes e virabrequim a 270º. Oferecendo 90,2 cv a 7.500 rpm de força com torque de 9,3 kgf.m a 6.000 rpm.
Outra grande vantagem desse novo motor é que sua concepção permitiu uma melhor centralização de massas, com consequente centro de gravidade mais baixo. Resultado do desenvolvimento dos programas de competição da HRC (Honda Racing Corporation) com os modelos das linhas CRF 250 e CRF 450.
Melhor ergonomia, até para os pilotos de baixa estatura
Um dos pontos altos da Honda CRF1000L Africa Twin está presente no conforto e ergonomia durante a pilotagem, característica muito elogiada em mercados onde o modelo já é comercializado. Em seu nível mais alto, o assento está a 870 mm do solo. Porém, os motociclistas de menor estatura poderão diminuir essa altura em 20mm, fixando-a em 850 mm em seu ponto mais baixo. Outras características contribuem para mais conforto e equilíbrio, como o posicionamento (mais alto) dos braços do piloto em relação ao guidão e o ajuste das pernas mais próximas às laterais do tanque de combustível, que tem capacidade de 18,8 litros (3,6 litros de reserva).
Para os mais aventureiros, há espaço de sobra para as bagagens, além de total conforto para o garupa. Alças, apoios e pontos de fixação para malas e bauletos garantem uma viagem muito mais prática e prazerosa.
Há também a ativação do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control). Neste sistema é possível selecionar quatro níveis de controle: 1, 2, 3 e Off (desligado). A intensidade diminui à medida que os níveis aumentam, permitindo quantidades crescentes de derrapagens da roda traseira.
Duas versões
A motocicleta estará disponível em duas cores: Vermelha, inspiradas nas CRF´s Rally e Branca (Tricolor inspiradas nas cores da HRC). As cores mencionadas estarão disponíveis para as duas versões da Africa Twin, com preço público sugerido em R$ 64.900,00 e Africa Twin Travel Adventure, com preço público sugerido de R$ 74.900,00, esta última com a adição de bauletos para acomodação de bagagens e pertences em viagens.
A motocicleta A nova CRF 1000L Africa Twin conta com 3 anos de garantia e o exclusivo “Honda Assistance 24h”, que garante assistência durante todo o período de vigência da garantia em território brasileiro, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.