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Vespa de 1946 tem nova versão, a Vespa 946

Conhecida pelo design e tradição a Vespa renova a MP6, a primeira scooter da marca, lançada em 1946, e traz ao mercado a Vespa 946.

Foto: divulgação
Foto: Divulgação

Nascida de um simples exercício proposto ao grupo de desenhistas, as cinco primeiras unidades da 946, apelidada de “gioiello” na fábrica, devem chegar ao Brasil a um preço estimado em R$ 50.000.

“Nosso desafio era apenas refletir sobre como seria a Vespa no futuro”, diz Marco Lambri, diretor do centro de estilo da Piaggio, grupo ao qual pertence a motocicleta, ao lado de marcas como Aprilia e Moto Guzzi. “A proposta nunca foi fabricá-la.”

O modelo foi apresentado no Salão de Milão de 2011, e segundo a fabricante o sucesso foi tamanho que decidiram produzi-la em série. “Tivemos de correr muito para adaptar o projeto e as instalações da fábrica e fazer a 946 em escala industrial”, completa.

Como não seria diferente à marca – ícone do design italiano, a beleza da Vespa 946 é o principal atrativo da motoneta. Os desenhos das linhas limpas, o banco flutuante, trabalhado em couro, são os itens que mais chamam atenção.

Ao corpo de aço foram adicionadas peças de alumínio, como os para-lamas e as laterais. “O material define a estética do modelo e também reduz o peso, o que aumenta a sua eficiência. Concebida para andar na cidade, umas das novidades da motorização da Vespa 946 é no consumo de combustível, o qual foi reduzido.

vesa 946 banco

Segundo o fabricante a Vespa 946 pode atingir a velocidade média de 50 quilômetros por hora, o veículo percorre 55 quilômetros com 1 litro de gasolina — e com baixo nível de emissão de poluentes. O motor é um monocilíndrico com três válvulas e refrigerado a ar, o mesmo utilizado pelos modelos LX e S da marca.

Outra novidade desse xodozinho, que ficou ganhou notoriedade ao ser pilotado por Audrey Hepburn no filme A Princesa e o Plebeu, de 1953, é o painel totalmente digital equipado com o VPM (Vespa Multimedia Platform), que permite a conexão com smartphone.

Foto: Divulgação
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Há também um controle de tração ASR (anti-split regulation) para impedir que a roda traseira derrape — as motos de maior cilindrada têm sistema parecido. Nas rodas, no lugar dos longos raios em liga leve usados nas versões recentes, optou-se por uma calota clássica, já os  faróis, agora acima do escudo frontal, possuem o mesmo formato daquele que equipava a duas-rodas original, mas agora são de LED.

A montagem do veículo é feita de maneira igualmente artesanal. Isso explica a produção reduzida.

Ao todo, foram fabricadas no ano passado 3 600 unidades da 946. No mesmo período, a Vespa produziu 146 600 unidades dos outros modelos da marca. E, ao proprietário que vai tratar a 946 de fato como joia, a montadora oferece um apoio de madeira e uma capa protetora de Lycra.“O tecido transforma as linhas do veículo em uma autêntica escultura”, afirma Lambri.

Fonte: vejasp.abril.com.br

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Amanda Pagliari

Desde 2009, primeiro portal brasileiro a abordar a abordar o mundo do motociclismo para mulheres. https://www.instagram.com/amanda.pagliari/

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