Colunistas

YZF R1 – Crossplane X Flatplane

Basta entrar nos fóruns de motos online ou do youtube para ver os debates sobre “o ronco feio da ‘nova’ R1”. E era nítido a desaprovação da maioria dos usuários de 1000cc sobre o barulhinho que a moto traz a partir do ano 2009. (digo era, pois a Yamaha YZF R1 voltou a ficar entre as 10 esportivas mais emplacadas). E eu, exercendo o meu dever cívico, vim falar um pouco dessa moto com barulho “feio”, mas que precisa ter muito peito para acelarar.

Mas porque o ronco mudou ???

Não se trata somente da mudança de um ronco mais agudo, é um conjunto de resultados de uma configuração até então inédita em motos de rua.

Lançada em 2009 no exterior,  e em 2010 no Brasil, a YZF R1 trás  a mesma tecnologia da YZR M1 de Valentino Rossi no MotoGP. Mas o grande diferencial dessa “nova” R1 é que, de fato, o modelo incorpora a mesma arquitetura do motor usado nas motos de pista (e não é simplesmente uma frase de efeito do departamento de marketing da Yamaha). Trata-se de um virabrequim onde a configuração foi herdada das motocicletas de competição, uma disposição diferente de virabrequim, o chamado “Cross-Plane” (“plano em cruz”). Essa nova tecnologia está no motor e se denomina “Big Bang”, ou seja, uma “grande explosão”.  Isso porque foi alterado todo o ciclo de explosão do motor, seus quatro cilindros em linha tinham tempos de explosão diferentes, a cada ciclo (volta do virabrequim) dois cilindros explodiam e no próximo ciclo os outros dois.

lijsom4kg4vspuddmp4g
Fote: Internet

O Sistema Big Bang inova com os quatro cilindros explodindo no mesmo ciclo, mesmo em tempos desalinhados (diferentes) eles tem explosões sequenciais a cada 90 graus ou ¼ de volta do virabrequim, com isto a resposta nas acelerações é inúmeras vezes mais forte. Outra inovação é que o segundo ciclo do giro do motor fica sem explosão, o que faz com que o pneu traseiro se recomponha dando aderência e logo na seguida “pau”, mais uma forte explosão. Com isso mudou totalmente a característica de pilotagem, e nasce a R1 que foi eleita a moto do ano de 2009/2010.

https://www.youtube.com/watch?v=j93OfCcWaiY

3934083777_e7cd8d0144
Fonte: Internet

  Algumas outras alterações também foram feitas para completar esse novo conceito. O novo quadro Deltabox também foi inspirado na moto de corrida do piloto italiano, e recebeu melhorias para “suportar” o motor mais potente. Teve a rigidez reforçada, garantindo melhor maneabilidade, mais precisão nas curvas e estabilidade em altas velocidades. A balança traseira, construída de forma assimétrica, é 30{b9b214c2ee7e9493ee96aac1b989c7fe92e0eba182953eba05b4f8151999a857} mais rígida que na versão anterior, e promete manter a roda no chão nas saídas de curva. O sistema de suspensão também foi redesenhado com um novo amortecedor na traseira, totalmente ajustável. Na dianteira, o garfo upside-down de 43 mm de diâmetro ganhou novos ajustes e está mais firme. Os freios também são novos nessa quinta geração. Na dianteira, as rodas chegaram com dois discos de 310 mm de diâmetro (10 mm menor que a versão 2008) mas com pinças radiais mais potentes, de seis pistões.

E ai, ronco ou tecnologia/potencia ?

Mostrar mais

Heloise Ruppel

Heloise Ruppel (Foz BR - London UK) Curiosa, amante da motovelocidade e apaixonada por motos esportivas desde sempre! #DropAGearAndDisappear

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Sendo do contra, mas eu gosto mais do som da R1 crossplane. Acho o som dos 4L geralmente monótonos, o crossplane deu notas a mais ao motor, lembra os V2 em baixa e até um pouco alguns V8.

    1. Sou suspeita para dizer por que também sou apaixonada pelo som dos 4 cilindros. Mas não posso negar que a Yamaha deu um grande salto em questão de tecnologia com essa “nova” R1 e aqui na Europa pelo menos é a grande queridinha do momento

  2. Bom, não sei se ja andaram, se compram moto, carro pelo barulho, alias, hoje os carros estao cada vez mais silenciosos.. tipo nossa, não se escuta barulho nenhum, eu acho isso uma bosta, mas, fazer o que, aprendi a dirigir num fusca e a passar marcha ouvido o motor, se ouvir como fica..ahhh hoje nao se passa mais marcha, é automatico… sério? SIm, e ainda tem uns modelos que estacionam sozinhos… ou seja, cada vez mais vai se perdendo o prazer, para quem tem, de dirigir, meu pensamento.
    Quando a R1, mano, quando andei na primeira vez, de um amigo, 2005 se nao me engano, achei a moto o bicho, linda não estava toda papagaiada, estava na medida certa, detalhes aqui e ali, mas tudo com bom gosto e quando liguei, nossa, fiquei todo arrepiado. Andando, gostei muito dela, eu tinha na epoca uma ZX9 99, motinho que deixou saudades, amava aquela moto, enfim, eu achei a R1 um “brinquedo” muito na mao, tocava ela com muito menos esforço que a minha… o tempo passou, veio esse tal de cross plane, tdo mundo falando mal, que ficou com barulho xoxo ridiculo, perdeu o que tinha de melhor e bla bla bla….
    Em 2014, andei numa 2012.. agora nao tenho certeza, mas era uma crossplane, de cara, ao ligar a moto, torci o nariz, nao que o ronco seja ruim, ridiculo como diziam, mas comparado ao anterior…. enfim, la fui eu… amigo, eu fiquei alucinado, ADOREI a moto, ela tem um lance que eu sempre busquei em motos e por isso tenho uma B12.5, torque em baixa. A menina vira bicho ja la nos 3mil giros… imagina isso, uma R1 acordada nos 3mil giros… o ronco.. que ronco, o que é isso, o que menos prestei atençao andando nela, voando nela, sendo totalmente irresponsável… sorriso igual do coringa rsrsrsrrsrs ficou cravado no rosto… enfim, se tivesse grana, não necessariamente pra comprar, mas para manter de forma digna, eu comprava, nao entendo nada de Yamaha, nao tenho contatos da marca, e entrar com moto mil em autorizada, é pedir rola com areia…..
    Quem vi que teve uma reação bem parecida com a minha anos atras, foi o Fernando, do canal youtube, Fernando Moto, ele fez um breve teste numa e ficou babando… se curte, de uma olhada la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo