Diante da grande oferta de modelos de capacetes, às vezes fica difícil escolher um. Claro, queremos um de cada modelo, com cores e grafismos diferentes, mas o preço não ajuda. Então, muitas vezes temos que nos contentar só com um modelo. Mas qual modelo escolher para ser o primeiro capacete?

Recebi essa dúvida de algumas meninas, novas motociclistas e garupas. Por isso, resolvi fazer o vídeo mostrando alguns dos principais modelos de capacetes encontrados no Brasil, quais as principais diferenças e qual escolher. Inclusive mostro o capacete coquinho, que muitas confundem com o capacete aberto.

Este é o primeiro vídeo como youtuber, então peço desculpas pelos erros e principalmente por ter gravado em retrato… kkkkkkkk #amadora

Espero que vocês gostem, pois fiz com muito carinho.

Além de ser obrigatório, o capacete pode complementar o look da motociclista e fazer um estilo com a moto. Mais do que vaidade, ter mais de um capacete é ótimo para aumentar a vida útil do mesmo, uma vez que você pode ir revezando. A ideia é a mesma de um sapato, use o mesmo todo dia para ver….

Além disso, se você usa a moto todos os dias, é mais higiênico deixar o capacete “respirar” 1 ou 2 dias, principalmente se ele tomou chuva.

Não existe modelo certo ou errado, cada um escolhe o capacete que achar mais bonito, de acordo com seu gosto pessoal. Porém, na minha opinião, alguns capacetes combinam mais com um estilo de moto, do que outros.

Como mostrei no vídeo, seguem os principais capacetes encontrados nas lojas do Brasil:

#Capacete fechado: Coringa. Esse modelo é ótimo é o mais encontrado nas lojas, tem mais opções de grafismo. Combina com todos os estilos de moto.

Alguns modelos de capacetes aberto

Alguns modelos de capacete fechado

#Capacete articulado (Robocop): São poucos os modelos femininos é mais fácil achar unissex ou masculino. Quem eu vejo usando muito é o pessoal que viaja bastante e também membros de Moto Clubes e Moto Grupos. Talvez seja porque dá para abrir a frente e conversar com o colega facilmente. Pode-se dizer que combina com todas as motos, porém, acho que são melhores com motos grandes, tipo BMW, XRE, Ténéré etc.

Alguns capacetes articulados vêm com óculos  escuro interno

Alguns capacetes articulados vêm com óculos escuro interno

#Capacete aberto: São ótimos para usar no verão e combinam muito com scooters e customs. Muitas pessoas dizem que não é seguro. Com certeza protege menos que o fechado, porém eu recomendo o uso na cidade, que mesmo com risco de acidentes, a velocidade de tráfego é menor que na estrada.

Capacetes abertos

Capacetes abertos, diversos estilos

#Capacete cross: Não sei se esse é o nome oficial, mas todo mundo o chama assim pois é muito utilizado para motocross. Alguns já são vendidos com viseira, mas a maioria não, sendo necessário usar óculos de proteção. Combina com motos de estilo Cross, ou Off-Road.

Capacetes estilo cross. Usar óculos de proteção nos modelos sem viseira

Capacetes estilo cross. Usar óculos de proteção nos modelos sem viseira

Dicas importantes

O capacete tem que estar fixo na sua cabeça. Se o capacete estiver folgado não vai proteger direito.

Verifique se o capacete tem o selo do Inmetro.

Desconfie de capacetes muito baratos (marca desconhecida), pois mesmo com selo do Inmetro (falso, claro), esses capacetes podem ser piratas. Eu mesma já vi, tem isopor dentro, um perigo!

Não arranque os adesivos refletivos do capacete mesmo que tenha estragado o grafismo. Do Inmetro então, nem pensar. Quem fizer vai ser parado e só vai poder andar na moto até apresentar um capacete nas devidas condições. Além do transtorno levará multa de bobeira.

Não use capacete sem viseira ou com a viseira levantada se não estivere utilizando óculos, pois é a mesma coisa que não usar capacete, ou seja, multa e suspensão.

Como falei no vídeo, capacete coquinho jamais, nem “pra ir alí na esquina”. Para as garupas, se oseu namorado/marido/peguete te der um coquinho pra usar, termina com ele, pois ele quer te matar…. rsrs

Espero que as dicas tenham ajudado. Pilote sempre de capacete!