Velhos conhecidos dos europeus os scooters estão se tornando uma realidade no Brasil. Mas para quem pensa que um scooter pode ser sinônimo de baixa cilindrada e preço baixo está enganado. A BMW Motorrad lançou no mercado brasileiro o maxi-scooter BMW C 650 GT, focando os consumidores que buscam potência e conforto, não só para o trânsito das grandes cidades, mas também para pegar a estrada aos finais de semana.

“Nossos clientes são apaixonados pela vida em duas rodas e querem poder utilizar nossos produtos também para sair da rotina, pegar a estrada. Logo, procuramos proporcionar este equilíbrio com a nossa linha de maxi-scooters, unindo a agilidade de uma scooter compacta com o conforto e desempenho de uma motocicleta premium”, afirma Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

Foto divulgação

Foto divulgação

BMW C 650 GT traz design imponente e elegante, com linhas suaves na carenagem, inspiradas nos modelos de turismo, projetadas para oferecerem ainda mais conforto e proteção aerodinâmica para o piloto. A disposição para viagens mais longas também é evidenciada pelo banco com encosto para a lombar.

O compartimento para bagagens, sob o banco, conta com capacidade para 60 litros, suficiente para acomodar pequenas bagagens ou até dois capacetes. A altura do banco em relação ao solo, de 785 mm, permite uma condução confortável até para motociclistas de estatura mais baixas. A vocação para as rodovias não diminui a sua agilidade em ambiente urbano, onde apresenta uma excelente capacidade de se deslocar no trânsito pesado.

A motorização de 647 cc,  traz propulsor bicilíndrico de refrigeração líquida e duplo comando de válvulas no cabeçote (4 válvulas por cilindro). A alimentação do BMW C 650 GTA é comandada por uma central eletrônica digital, que garante a economia de combustível. Com 20 litros de capacidade no tanque de combustível (4 L de reserva), o modelo conta com bastante autonomia. A lubrificação tem sistema a cárter seco, que ajudou a dar proporções mais compactas à unidade, além de garantir um melhor centro de gravidade.

Ao todo, são gerados 60 cv de potência a 7.500 RPM, com torque máximo de 66 Nm a 6.000 RPM. O moderno sistema de embreagem CVT (Continuously Variable Transmission) oferece o torque necessário para o desempenho mais eficiente das maxi-scooters, de acordo com diversos parâmetros, como aceleração do piloto e inclinação do terreno, além de propiciar ainda mais conforto e agilidade, uma vez que não é necessário trocar de marchas. A transmissão final é por corrente.

Foto divulgação

Foto divulgação

A suspensão dianteira utiliza grafo telescópico hidráulico invertido de 40 mm, com 115 mm de curso. A traseira é monoamortecida, com braço em alumínio, também com 115 mm de curso. As rodas traseira e dianteira são de aro 15” e proporcionam estabilidade até em velocidades mais altas. Os freios são a disco nas duas rodas, duplos na dianteira (270 mm de diâmetro) e simples na traseira, com a mesma medida, ambos com pistões duplos. A segurança da frenagem é ainda maior, por conta do ABS de série.

O maxi-scooter C 650 GT é equipado de série com luz diurna e indicadores de direção em LED, manoplas aquecidas e controle de pressão dos pneus (RDC).

Disponível nas cores preta e marrom, o modelo pode ser adquirido nas concessionárias por R$ 53.900. Já a edição especial com pintura diferenciada (preto Ebony) e bagageiro, está disponível por R$ 54.500.